Buscar

Aula 01

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
FUNDAMENTOS E PROJETOS DE 
BIG DATA
*
AULA 1
*
*
 O QUE É BIG DATA ?
O termo Big Data começa a despertar muita atenção, mas ainda
 é um conceito mal definido e menos compreendido ainda. 
Conforme cita Cezar Taurion....
A maioria das empresas ainda não percebeu o tsunami que ele é, porque ele ainda está em alto mar, mas rapidamente estará no litoral, provocando rupturas.
 
*
 O QUE É BIG DATA ?
O crescimento exponencial no volume de dados gerados em função dos avanços tecnológicos e da mudança de comportamento dos consumidores garantirá as organizações informações suficientes para isso, de forma rápida. Este fenômeno é chamado de BIG DATA.
*
 O QUE É BIG DATA ?
Com o que o Big Data se parece?
Vamos começar com a pergunta: o Big Data se parece com o quê? Muitas pessoas imaginam o Big Data como sendo a maior planilha do mundo, com linhas infinitas e colunas preenchidas por grandes números. Em alguns casos isso é verdade. Os dados podem ser muito bem mantidos e organizados de forma numérica. Mas uma grande quantidade de Big Data é menos organizada.
*
 O QUE É BIG DATA ?
Uma outra definição que esclarece o quanto BIG este termo nos fornece....
Big Data inclui conjuntos de dados com tamanhos além da capacidade de ferramentas de softwares comumente usados para capturar, auxiliar, gerenciar e processar os dados dentro de um tempo tolerável para as empresas tomarem decisões. 
*
 O QUE É BIG DATA ?
Grande parte dos dados digitais gerados atualmente, principalmente através de mídias sociais, os quais vêm despertando o interesse das organizações para serem usados como estratégias de negócio, são do tipo não estruturados.
 Esse tipo de dados requer dispositivos de armazenamento e processamento que suportem seu formato e garantam melhor eficiência em suas análises. Diante desta necessidade crescente de armazenar, manipular e analisar de forma rápida e inteligente, grandes volumes de dados não estruturados foi criado o conceito de Big Data.
*
 O QUE É BIG DATA ?
O conceito de Big Data dispõe de inúmeras vantagens para as organizações, mas a principal vantagem é a identificação das necessidades dos clientes, sendo possível desenvolver estratégias de mercado e apoio a tomada de decisões mais precisas.
 Contudo, surgem também alguns desafios, como trabalhar com a segurança e confiabilidade dos dados.
*
COMO SURGIU O BIG DATA ?
Big Data surgiu por volta dos anos 2000, quando empresas como Google e Yahoo perceberam que os sistemas convencionais de armazenamento e processamento de dados não atenderiam as suas demandas.
 Deste modo foram desenvolvidas novas técnicas para lidar com tais volumes e processamento.
 No início essas tecnologias eram utilizadas de forma privada, por volta de 2005 a Yahoo popularizou o termo Big Data. 
*
COMO SURGIU O BIG DATA ?
Dentre os fatores que contribuem diretamente para o aumento do volume de dados podemos citar o crescente acesso a tecnologia como estopim para que empresas como Facebook, Yahoo e Google coletem dados de milhões de usuários em uma escala sem precedentes.
*
COMO SURGIU O BIG DATA ?
O BIG DATA surgiu como uma próxima fronteira para a inovação, a concorrência e produtividade em uma ampla gama de setores.
 Existem vários aspectos de BIG DATA que justificam o seu estudo, porém um dos mais importantes é a tomada de decisão orientada por dados.
*
COMO SURGIU O BIG DATA ?
Big Data é um termo utilizado para se referir à manipulação, armazenamento e análise de gigantescos Volumes de dados, gerados e captados em alta Velocidade, de fontes distintas contendo Variados tipos de dados, estruturados e não estruturados mas complementares, e quando analisadas é possível gerar informação com Veracidade e de grande Valor para a sociedade. 
Dentre seus principais desafios têm-se: fundamentação, infraestrutura, gerenciamento, pesquisa, mineração, privacidade e seguridade.
*
POR QUE BIG DATA ?
 Big Data poderá ocasionar nos próximos anos,grandes impactos nas empresas, nas pessoas e na sociedade, devido ao grande crescimento no volume e variedade de dados que hoje já é imensa e a velocidade de geração de novos dados está se acelerando rapidamente.
 Dados já começam a ser parte tão importante da economia como trabalho e capital.
 Durante muito pouco tempo sairemos de uma era onde capital e trabalho determinavam os valores econômicos, para outra onde o valor será a conjunção de capital, trabalho e dados. 
*
TOMADA DE DECISÃO COM BIG DATA ?
 O conceito de BIG DATA amplia o potencial das análises para tomadas de decisão.
Ex: Vamos analisar dados de uma cadeia de lojas.
Analisando apenas dados internos podemos identificar que lojas são mais lucrativas e que produtos vendem mais.
 Mas e quando vemos uma queda nas vendas em determinada região? 
Sem dados externos, como situação econômica da região, nossas ações terão pouco resultado. Se soubermos da crise econômica, podemos, por ex., trocar o mix de produtos para baratear os preços.
*
TOMADA DE DECISÃO COM BIG DATA ?
 Portanto, o conceito de BIG DATA, não é apenas Volume.
Um imenso Volume de dados, sem as referências que me ajudam a identificar as reais causas da queda nas vendas, não será muito útil, e sim o acesso a outras fontes de dados, geralmente externas, possibilita ter uma visão mais ampla do contexto. 
*
TOMADA DE DECISÃO COM BIG DATA ?
 A competição hoje por uma fatia de mercado é bastante acirrada, portanto a velocidade na tomada de decisão e a segurança ao fazer a devida opção são critérios fundamentais para o sucesso da organização no mercado.
 Quando compreendido e enfrentado o BIG DATA pode agregar importantes vantagens competitivas às organizações, bem como abrir novas oportunidades de negócios e melhorar as tomadas de decisões dos executivos.
*
TOMADA DE DECISÃO COM BIG DATA ?
 Você sabia que a seleção alemã, que foi o grande case desta Copa do Mundo em relacionamentos, interação, conteúdo, simpatia, educação, planejamento, investimentos, engajamento, encantamento, comportamento, marketing, relações públicas e sorrisos, também fez uso intensivo do Big Data para estruturar e planejar sua estratégia de jogo ? 
*
TOMADA DE DECISÃO COM BIG DATA ?
 Ao analisar as diversas informações, coletadas desde a preparação até durante os jogos da Copa, a seleção foi capaz de se adaptar aos adversários. Eles estudaram dados como posicionamento dos jogadores, passes certos e errados, chutes a gol, histórico de vitórias, entre outros.
 É obvio que somente coletar as informações, armazená-las e interpretá-las não é garantia de sucesso, mas, no caso da Alemanha, isso ajudou muito. 
*
TOMADA DE DECISÃO COM BIG DATA ?
É natural que estudar a concorrência e o mercado façam parte de nossas rotinas e de nossa tática de jogo: nossas empresas já possuem uma série de dados que são gerados diariamente através dos sistemas de ERP, Gestão de Pessoas, CRM – que controlam a operação – e que são armazenados normalmente em banco de dados estruturados.
Estes dados possuem um grande valor que normalmente são pouco ou nada explorados. Grande parte das empresas ainda toma decisões baseadas na extração dos dados operacionais.
*
TOMADA DE DECISÃO COM BIG DATA ?
 Dados estes que são transferidos para relatórios e planilhas e que levam horas e até dias para serem gerados, tornando a informação pouco confiável e, muitas vezes, chegando tarde para a tomada de decisão, não gerando nenhum painel de informações com os principais indicadores da empresa. 
 Neste cenário, explorar o Big Data parece um sonho longe de ser alcançado, assim como uma vitória de 7x1, não? 
O primeiro passo é utilizarmos ferramentas de análise ou ferramentas complementares aos sistemas operacionais e que trazem benefícios imediatos para a gestão das empresas.
*
TOMADA DE DECISÃO COM BIG DATA ?
Com a capacidade de gerar insigths visuais,
estas ferramentas podem melhorar a eficiência da empresa ao entregar a informação no momento que é necessária e, com o apoio dos dispositivos móveis hoje disponíveis no mercado, conseguem entregar a informação em qualquer lugar. 
Vamos dar o primeiro passo? 
Só se consegue chegar ao sucesso com planejamento, monitoramento e muito trabalho. A Alemanha que o diga. 
*
TOMADA DE DECISÃO COM BIG DATA ?
O Big Data permiti uma proximidade com os clientes, e visualizar melhor a mudança e o rumo de mercado e se o mercado muda cabe as empresas adaptar-se à tomada de decisão. Decidir de forma rápida e colaborativa, reagir de forma flexível, agir não apenas visando o presente todos esses tópicos que o meio empresarial tanto presa o Big Data auxilia.
No setor financeiro, a ferramenta auxilia no planejamento de orçamento e administração, por exemplo, e consegue-se comparar e avaliar vários negócios ou eventos de mercado assim como identificar os riscos de um crédito ruim.
Muitas empresas que usaram o Big Data em suas campanhas de marketing indicaram que superaram as metas.
*
TOMADA DE DECISÃO COM BIG DATA ?
A tomada de decisão é a chave de qualquer negócio ou serviço, tornando-a crucial. Um caminho para uma melhor tomada de decisão começa com a identificação do negócio, coletar dados relevantes, desenvolver estratégias, identificar tecnologias adequadas do Big Data entre outros aspectos. 
*
TOMADA DE DECISÃO COM BIG DATA ?
 O gerenciamento está facilitado, existe informação em toda lugar. 
 A tecnologia não para de avançar derrubando métodos arcaicos. 
 O mundo exige agilidade e a Big Data está para isso, embora levante debates nada até agora questiona a sua eficiência e eficácia. 
 
 Aparentemente ela veio para ficar. 
*
TOMADA DE DECISÃO COM BIG DATA ?
 Os dados podem vir de sites, posts de redes sociais, aplicativos para smartphones, registros de IPs, imagens, vídeos, músicas e vários outros tipos de fonte.
 Isto é, são todos dados não estruturados (como se fossem “virgens” de alguma análise, são dados brutos). 
*
TOMADA DE DECISÃO COM BIG DATA ?
Justamente neste aspecto que se encontra o diferencial em Big Data:
 a possibilidade de focar no processamento de dados em busca de correlações e descobertas.
 Nos últimos anos, as empresas têm voltado o olhar para a existência de Big Data em relação a vários tipos de informações relacionadas a seu cotidiano (ambiente interno, concorrência, tendências, sociedade etc) . 
*
TOMADA DE DECISÃO COM BIG DATA ?
A percepção tem impulsionado práticas de Big Data e revolucionado mercado. 
Um número cada vez maior de companhias tem analisado grandes volumes de dados, em tempo hábil, para conseguirem enxergar caminhos e associações novos, gerando vantagens competitivas. Inúmeros resultados passaram a ser alcançados em tempo real, tudo obtido por meio de perguntas que só puderam ser respondidas graças à disponibilidade de dados. 
*
TOMADA DE DECISÃO COM BIG DATA ?
O BIG DATA pode levar a acentuadas reduções de custos, consideráveis melhorias no tempo de execução de uma tarefa computacional ou novas ofertas de produtos e serviços, também pode orientar o seu processo decisório interno.
 Qual desses benefícios vocês pretendem explorar? 
*
TOMADA DE DECISÃO COM BIG DATA ?
O BIG DATA pode levar a acentuadas reduções de custos, consideráveis melhorias no tempo de execução de uma tarefa computacional ou novas ofertas de produtos e serviços, também pode orientar o seu processo decisório interno.
 Qual desses benefícios vocês pretendem explorar? 
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais