Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO CPP 2 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fechar
	
	  DIREITO PROCESSUAL PENAL II
	
	
	
	
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201001858055)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Considerando a reforma parcial do Código de Processo Penal ocorrida no ano de 2008 e o atual entendimento do Superior Tribunal de Justiça, assinale a opção correta quanto ao procedimento comum ordinário.
		
	
	Foi abolida a suspensão do curso prescricional no caso de réu citado por edital que não comparece nem nomeia advogado, mantendo-se apenas a suspensão do processo.
	 
	A citação pode ocorrer por hora certa, não se aplicando, todavia, os dispositivos do Código de Processo Civil quanto à formalização dessa espécie de citação.
	
	Não foi alterado o prazo para apresentação da resposta escrita do réu, antes denominada defesa prévia.
	
	O recebimento da denúncia somente pode ocorrer após a apresentação da defesa escrita do acusado.
	 
	O juiz deve formular perguntas às testemunhas após as partes, já que foi abolido o sistema presidencialista de inquirição.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201001877501)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	De acordo com o disposto no Código de Processo Penal,
		
	
	A expedição de carta precatória suspende a instrução criminal.
	
	Mesmo que desobrigadas pela parte interessada, permanecem proibidas de depor as pessoas que, em razão de função, ministério, ofício ou profissão devam guardar segredo.
	 
	No procedimento comum ordinário, as perguntas serão formuladas pelas partes diretamente ao interrogando, não admitindo o juiz aquelas que puderem induzir a resposta, não tiverem relação com a causa ou importarem na repetição de outra já respondida, e o juiz poderá completar a inquirição somente sobre os pontos não esclarecidos.
	 
	Na inquirição das testemunhas arroladas pela defesa no plenário do júri, o defensor do acusado formulará as perguntas antes do Ministério Público e do assistente.
	
	No plenário do júri, os jurados, por meio do juiz presidente, podem formular perguntas às testemunhas, mas não ao ofendido.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201001877388)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Considerando o procedimento do Tribunal do Júri - 1ª Fase, assinale a afirmativa correta.
		
	 
	O juiz, ao término da primeira fase do procedimento do Tribunal do Júri, poderá absolver o acusado considerando a sua inimputabilidade, desde que esta seja a única tese defensiva.
	 
	A fundamentação da decisão de pronúncia será limitada à indicação da materialidade do fato e da existência de indícios suficientes de autoria ou de participação, devendo o juiz declarar o dispositivo legal em que julgar incurso o acusado e especificar as circunstâncias qualificadoras, as causas de aumento de pena e as circunstâncias agravantes.
	
	Recebida a denúncia pelo crime de homicídio, o juiz, após regular instrução probatória, caso não se convença da existência de indícios suficientes de autoria ou de participação do acusado, deverá, considerando o princípio in dubio pro societate, pronunciar o acusado.
	
	O recurso cabível para atacar a sentença de impronúncia é o recurso em sentido estrito.
	
	O juiz não poderá dar ao fato definição jurídica diversa da constante da acusação que importe em pena mais grave ao acusado.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201001843698)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	(FCC - 2014 - DPE-CE - Defensor Público de Entrância Inicial) Em relação às citações e intimações, é correto afirmar, de acordo com o Código de Processo Penal, que:
		
	
	acusado solto que não for encontrado não pode ser intimado por edital da decisão de pronúncia.
	 
	estando o acusado no estrangeiro, em lugar sabido, será citado mediante carta rogatória, suspendendo-se o processo, mas não o curso do prazo prescricional, até a sua devolução.
	
	completada a citação por hora certa, se o acusado não comparecer, poderá, a critério do juiz, ser citado por edital.
	
	a intimação da decisão de pronúncia será feita ao Ministério Público, ao querelante e ao assistente do Ministério Público por órgão incumbido da publicidade dos atos judiciais da comarca.
	 
	a intimação da decisão de pronúncia será feita pessoalmente ao defensor nomeado.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201001955620)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Delegado de Polícia Civil ¿ RJ 2012) Em matéria de prova, disciplinada pelo Código de Processo Penal é correto afirmar:
		
	 
	O silêncio do acusado não importará em confissão, e tampouco poderá constituir elemento para formação do convencimento do juiz;
	
	Consideram-se documentos somente os escritos ou papéis públicos ou particulares
	
	O maior de catorze anos e o menor de dezoito anos não prestará o compromisso como testemunha, quando desacompanhado do responsável legal
	
	Quando a infração deixar vestígios, o exame de corpo de delito poderá ser dispensado a pedido da parte interessada;
	
	O juiz julga conforme seu livre convencimento e sem obrigação de fundamentar à sua convicção, porém com base na prova existente nos autos;

Outros materiais