Buscar

Plano de Aula 1 - Direito do Trabalho II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Faculdade Estacio – FaSe
Direito do Trabalho II
Plano 1
Caso Concreto
A CLT expressa no seu art. 145 que o pagamento da remuneração ocorrera até 2 (dois) dias antes do início do respectivo período. Caso ocorra um atraso no pagamento por parte do empregador o pagamento da remuneração será em dobro, conforme reza a Súmula 450 do TST.
Art. 145 - O pagamento da remuneração das férias e, se for o caso, o do abono referido no art. 143 serão efetuados até 2 (dois) dias antes do início do respectivo período.
SÚMULA Nº 450.
FÉRIAS. GOZO NA ÉPOCA PRÓPRIA. PAGAMENTO FORA DO PRAZO. DOBRA DEVIDA. ARTS. conversão da Orientação 137 E 145 DA CLT. (Jurisprudencial nº 386 da SBDI-1)
É devido o pagamento em dobro da remuneração de férias, incluído o terço constitucional, com base no art. 137 da CLT, quando, ainda que gozadas na época própria, o empregador tenha descumprido o prazo previsto no art. 145 do mesmo diploma legal.
Jurisprudência
TST - AGRAVO DE INSTRUMENTO EM RECURSO DE REVISTA AIRR 21039720125150104 (TST)
AGRAVO DE INSTRUMENTO. RECURSO DE REVISTA. FÉRIAS DESFRUTADAS NA ÉPOCA PRÓPRIA. PAGAMENTO FORA DO PRAZO PREVISTO NO ART. 145 DA CLT . PAGAMENTO EM DOBRO. 1. Hipótese em que o Tribunal Regional manteve a condenação ao pagamento em dobro das férias pagas fora do prazo previsto no art. 145 da CLT , ao entendimento de que - a concessão das férias sem o pagamento tempestivo da remuneração respectiva, conforme determina o art. 145 da CLT , atrai a incidência da cominação prevista no art. 137 da CLT , impondo ao empregador o pagamento da dobra das férias, acrescidas de 1/3 -. 2. Se a decisão regional guarda consonância com a Súmula 450/TST (- É devido o pagamento em dobro da remuneração de férias, incluído o terço constitucional, com base no art. 137 da CLT , quando, ainda que gozadas na época própria, o empregador tenha descumprido o prazo previsto no art. 145 do mesmo diploma legal. -), o trânsito da revista encontra óbice no art. 896 , § 4º , da CLT e na Súmula 333/TST, ensejando o desprovimento do agravo de instrumento. HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS. PERCENTUAL. AUSÊNCIA DE PREQUESTIONAMENTO. A Corte de origem não expressou tese sobre matéria; nem foi instada a fazê-lo mediante a oposição de embargos declaratórios. Aplica-se a Súmula 297/TST. Agravo de instrumento conhecido e não provido.
Questão Objetiva 1
Letra A

Outros materiais