Buscar

Plano de Aula 5 - Direito do Trabalho II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Faculdade Estacio – FaSe
Direito do Trabalho II
Plano 5
Caso Concreto
Felipe sofreu 2 punições: advertência verbal e suspensão de 20 dias. Se ele já tinha sido advertido (verbalmente) não poderia ter sido advertido pela segunda vez pela mesma falta praticada pois para cada falta só pode ter uma punição. Ocorreu o bis in idem.
Poderia usar o direito de resistência e não cumprir a ordem; Pleiteando a rescisão indireta do contrato de trabalho por falta grave do empregador, art. 483, alínea a, CLT.
Jurisprudência
TRT-6 - RECURSO ORDINARIO TRABALHISTA RO 262542010506 PE 0000262-54.2010.5.06.0018 (TRT-6)
Data de publicação: 11/04/2011
Ementa: DIREITO DO TRABALHO E PROCESSUAL DO TRABALHO. RECURSO ORDINÁRIO DA RÉ. IRREGULARIDADE NA ANOTAÇÃO DOS HORÁRIOS DE TRABALHO E AUSÊNCIA DE PAGAMENTO DE HORAS EXTRAS. RESCISÃO INDIRETA. ART. 483 DA CLT . NÃO CONFIGURAÇÃO. A rescisão por iniciativa do empregado, denominada de 'rescisão indireta', decorre da faculdade que este possui de considerar extinto o contrato de trabalho em face de justa causa praticada pelo empregador. Para justificar essa modalidade de extinção do vínculo, a falta perpetrada pelo empregador deve ser de tal gravidade que não permita a continuidade do contrato. Na hipótese, a irregularidade da anotação dos horários de trabalho, a redução do intervalo intrajornada e a ausência de pagamento de horas extras não podem ser traduzidas como faltas graves, ensejadoras da resolução do contrato, na medida em que a sua ocorrência não teve o condão de tornar impossível a permanência do empregado na empresa. Há que se reconhecer, assim, a inexistência de justa causa.
Questão Objetiva 1
Letra B

Outros materiais