Buscar

AVALIANDO PSICOLOGIO DO DESENVOLVIMENTO

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201708203996)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	2. Uma das diferenças conceituais entre a Teoria de Vygotsky e a Teoria de Piaget é que para abordagem sociointeracionista:
		
	
	A aprendizagem concentra-se na aquisição de novos comportamentos. 
	
	Nenhuma das afirmações acima retrata a teoria de Vygostsky.
	
	A formação se dá numa relação dialética entre o sujeito e a sociedade, assim o aprendizado é necessariamente mediado ¿ e isso torna o papel do ensino e do professor mais ativo e determinante
	
	O método procura instigar a curiosidade, já que o aluno é levado a encontrar as respostas a partir de seus próprios conhecimentos.
	
	A repetição mecânica deve ser incentivada, pois esta leva à memorização e assim ao aprendizado
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201708204006)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Qual desses teóricos listados abaixo descreveu que ¿em cada estágio o ego passa por uma crise (que dá nome ao estágio). Esta crise pode ter um desfecho positivo (ritualização) ou negativo (ritualismo)¿? 
		
	
	Piaget
	
	Erikson
	
	Skinner
	
	Freud 
	
	Ausubel 
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201708206314)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Principal representante da aprendizagem cognitivista:
		
	
	B. F. Skinner
	
	L. S. Vigotski
	
	H. Wallon
	
	J. B. Watson
	
	J. Piaget
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201708203993)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	1. Apenas um dos conceitos abaixo retrata sobre a teoria sociointeracionista de Vygotsky :
		
	
	d) A maturação biológica é o fator que determina o desenvolvimento cognitivo do individuo.
	
	b) O desenvolvimento cognitivo passa pela assimilação e acomodação para chegar na equilibração
	
	a) A construção dos processos mentais superiores passam por fazes de desenvolvimento mental.
	
	Todas as afirmações acima estão corretas
	
	O desenvolvimento cognitivo é a transformação das relações sociais em funções mentais
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201707947771)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	No início de sua prática clínica, Freud observou o esquecimento de muitos fatos da vida particular por muitos de seus pacientes. Procurando compreender esses eventos, ele percebeu a existência de forças psíquicas e conflitos sexuais inconscientes que moviam o funcionamento mental, que determinavam, portanto o comportamento. A partir do conhecimento dos conceitos desenvolvidos pela Psicanálise, qual das alternativas abaixo melhor completa a sentença seguir? 
No início de suas formulações teóricas, para explicar o funcionamento da psiquê, Freud estabeleceu que existiria um aparelho psíquico que seria formado por ___, ___ e ____". 
		
	
	Consciente, inconsciente e pré-consciente.
	
	Oral, anal e fálica
	
	Ansiedade, projeção e negação
	
	Transferência, repressão e identificação
	
	Id, Ego e Superego.
		
	
	 1a Questão (Ref.: 201708422448)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Qual desses teóricos listados abaixo descreveu que em cada estágio o ego passa por uma crise (que dá nome ao estágio). Esta crise pode ter um desfecho positivo (ritualização) ou negativo (ritualismo)? 
		
	
	Piaget
	
	Freud 
	
	Skinner
	
	Erikson
	
	Ausubel 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201707896683)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Que conceito de Vygotsky destaca-se pela importância que esse autor dá à participação de adultos e crianças mais velhas na aprendizagem de uma criança?
		
	
	Zona de Desenvolvimento Parental
	
	Zona de Desenvolvimento Parietal
	
	Zona de Distanciamento Presencial
	
	Zona de Desenvolvimento Presencial
	
	Zona de Desenvolvimento Proximal
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201708414750)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Leia atentamente as assertivas abaixo sobre a Teoria Psicanalítica: I) A suposição mais características e central dessa teoria é que o comportamento é governado por processos inconscientes e conscientes. II) Seus teóricos também veem o desenvolvimento como fundamentalmente construídos por estágios, com cada estágio centrado em uma forma particular de tensão ou determinada tarefa. III) São teorias do desenvolvimento baseadas na suposição de que mudanças relacionadas à idade resultam de conflitos determinados maturacionalmente, entre pulsões internas e demandas da sociedade. 
		
	
	As questões II e III;
	
	As questões I e II;
	
	As questões I, II e III;
	
	As questões I e III;
	
	Somente a questão III.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201707896068)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Segundo Papalia & Olds (2000) entre as idades de três a seis anos, as crianças crescem mais lentamente do que antes, entretanto ainda em ritmo acelerado. Com relação a segunda infância I. As habilidades motoras das crianças nessa fase ainda são precárias, pois a mesma ainda não tem a capacidade de correr e subir escadas, além do desequilíbrio com relação ao seu corpo. II. Ocorre o que se chama de habilidades motoras finais, pois coordenação dos músculos pequenos e coordenação entre as mãos e os olhos. III. Há uma diminuição do egocentrismo, pois a criança começa a explorar melhor o mundo que acerca, possibilitando uma maior inserção no aspecto psicossocial. É correto APENAS o que se afirma em 
		
	
	I e III
	
	I e II
	
	II e III
	
	I
	
	II
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201707893585)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Os recém-nascidos são dotados de reflexos importantes. A tendência que o bebê tem de virar a cabeça na direção de qualquer coisa que toque a sua bochecha é chamado de: 
		
	
	reflexo de sucção 
	
	 reflexo de deglutição 
	
	 reflexo de orientação 
	
	reflexo de preensão 
	
	nenhuma das respostas acima 
		
	
	 1a Questão (Ref.: 201707888400)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	As principais teorias que defendem o desenvolvimento ocorrem por etapas são ilustradas a partir de estágios. São Estágios Psicossexuais e seu autor:
		
	
	Oral, anal, fálico, genital e latência. Autor Sigmund Freud
	
	Condicionamento clássico, condicionamento operante, reforço e punição. Autor B. Frederic Skinner
	
	Confiança, autonomia, iniciativa, produtividade, identidade, intimidade, geratividade e integridade. Autor Erik Erikson
	
	fisiológico, segurança, aceitação, estima e autorrealização. Autor Abraam Maslow
	
	Sensório-motor, Pré-operatório, Operações concretas e Operações formais. Autor Jean Piaget
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201708361894)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	4- Complexo de Édipo está relacionado:
		
	
	b) A criança passa então a amar os pais intensamente sem ambiguidades.
	
	c) Ela percebe que tanto o amor vivido com a mãe como o ódio vivido com o pai são proibidos e o complexo de Édipo é então finalizado com o surgimento do superego.
	
	d) É um complexo de adaptação do organismo.
	
	a) Quando a criança percebe que entre ela e a mãe (no caso de um menino) existe o pai que não impede a união por ela desejada. 
	
	e) Todas as alternativas estão incorretas
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201707327421)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Um pai procura a professora pedindo para conversar particularmente sobre seu filho. Segundo o pai, Vitor, com 5 anos de idade, tem apresentado um comportamento estranho em casa: gosta de brincar de bonecas e usar roupas femininas. Aflito, o pai pergunta se ele tem apresentado as mesmas preferências na creche, pois um dia o filho chegou em casa se queixando que os coleguinhas não quiseram brincar com ele, alegando que ele era "menininha". O que a professora pode responder para esse pai se ela se fundamentar na teoria do desenvolvimento psicossexual elaborada por Sigmund Freud? 
		
	
	A professorapode dizer que Vitor tem uma tendência anormal de se vestir de mulher e esse comportamento atrapalha a sua socialização com os colegas que não o aceitam.
	
	Explicaria que quanto mais proibir a utilização de objetos femininos, mais Vitor vai se interessar por eles. Neste caso, o pai deve colaborar comprando e participando das brincadeiras de bonecas bem como das sessões de maquiagem com o menino.
	
	Pode explicar que ele está na fase fálica, portanto, deseja conhecer o universo masculino e feminino, por isso, utiliza as roupas femininas e gosta de bonecas.
	
	Explicaria que alguns desvios da sexualidade devem ser tratados na primeira infância, caso contrário, podem comprometer a sexualidade saudável e normal do adulto. 
	
	A professora confirmaria a preocupação do pai dizendo que Vitor deve ser repreendido de forma bastante severa para esquecer essas preferências homoeróticas.
		Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201707327202)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Em uma escola de ensino fundamental foi implantada uma ação para propiciar a melhoria do rendimento escolar. Essa ação estava centrada na distribuição de objetos escolares como prêmios para todos os alunos que obtivessem nota superior a sete pontos. Nessa situação, é correto afirmar que essa ação está baseada na teoria de aprendizagem denominada: 
		
	
	sociointeracionismo, de Vygotsky.
	
	de autorrealização, de Maslow.
	
	epistemologia genética, de Piaget.
	
	behaviorismo, de Skinner.
	
	aprendizagem significativa, de Ausubel. 
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201708289857)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Para Piaget, a inteligência é uma estrutura biológica e, como as demais, tem a função de adaptar o organismo às exigências do meio. Essa adaptação se faz por meio de dois processos complementares: assimilação e acomodação. Marque abaixo a alternativa que corresponda ao conceito de ASSIMILAÇÃO.
		
	
	A assimilação é o processo de criação ou mudança de esquemas mentais em consequência da necessidade de assimilar os desafios ou informações do meio.
	
	A assimilação é a tendência de criar estruturas cognitivas cada vez mais complexas: sistemas de conhecimento ou modos de pensar que incorporam imagens cada vez mais precisas da realidade.
	
	A assimilação é o processo de autorregulação do organismo, que se constitui na busca sucessiva de reequilíbrio após cada desequilíbrio sofrido
	
	A assimilação é o processo de incorporação dos desafios e informações do meio aos esquemas mentais existentes. 
	
	A assimilação é o crescimento biológico dos órgãos.
		
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201707327208)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A professora afirmou que a baleia é um mamífero. Inconformado, Pedro argumentou: "Mamífero é vaca, gato, cachorro, cujos filhotes mamam. A baleia vive dentro d'água, tem nadadeiras, é um peixe". A maioria dos colegas concordou com Pedro, mas todos começaram a mudar de ideia ao assistir a um filme em que apareciam baleias pequenas sendo amamentadas. Pedro começou a perceber que morar fora d'água não é algo que defina os mamíferos, e que ter rabo de peixe, nadadeiras e morar na água não são características apenas dos peixes. A aprendizagem de Pedro foi gerada, segundo a teoria piagetiana, pelo processo de: 
		
	
	anulação do conhecimento anterior e substituição deste por conteúdos novos e diferentes.
	
	condicionamento, visto que a aprendizagem é resultante de objetivos e estímulos comportamentais preestabelecidos.
	
	comparação entre informações contrastantes e o reforço do conhecimento anterior.
	
	associação de novos conteúdos àqueles que já faziam parte da sua estrutura cognitiva.
	
	desequilíbrio, por conflito cognitivo, e acomodação do novo conhecimento ao anterior. 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201708292253)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Skinner foi um importante psicólogo americano que acreditava que o comportamento humano poderia ser observável e mensurável. A sua importância para o desenvolvimento do behaviorismo foi a descoberta de um novo conceito presente na aprendizagem. Que conceito é esse? 
		
	
	B- O conceito de Persona; 
	
	A- A teoria da Resiliência. 
	
	C- A teoria das Emoções; 
	
	D- A noção de Reforço; 
	
	E- A teoria da Motivação; 
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201708032489)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A __________________ utiliza o método de associação livre, que busca trazer do inconsciente elementos reprimidos que podem estar gerando sintomas e sofrimento ao paciente. Marque a opção que completa a resposta:
		
	
	psiquiatria
	
	gestal
	
	comportamento
	
	psicanálise
	
	psicologia
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201708361593)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Skinner dedicou-se ao estudo das interações entre o indivíduo e o ambiente, entre as ações do indivíduo (suas respostas) e o ambiente (as estimulações). Este autor elaborou a abordagem:
		
	
	cognitivista 
	
	interacionista 
	
	construtivista 
	
	comportamentalista 
	
	humanista
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201708297127)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	As teorias de aprendizagem humanas podem ser classificadas de acordo com alguns critérios. Uma dessas teorias é a Teoria de David Ausubel, cujo conjunto de princípios define sua teoria pela seguinte nomenclatura:
		
	
	Teoria Behaviorista da Aprendizagem
	
	Teoria da Aprendizagem Significativa
	
	Teoria Sócio-Interacionista da Aprendizagem
	
	Teoria da Aprendizagem por Assimilação
	
	Teoria Construtivista da Aprendizagem
		
Questão 1/10
O professor Alessandro foi convidado para ministrar a disciplina de Biologia aos alunos do Ensino Médio de uma escola da sua cidade. Ao elaborar seu plano de ensino com relação às aulas de citologia e genética, julgou necessário reservar algumas aulas para a aplicação de exercícios de fixação, por acreditar que a aprendizagem significa mudança de comportamento.
Selecione a alternativa que aponta a teoria de aprendizagem que fundamenta a estratégia adotada pelo professor Alessandro. 
	
	A
	Teorias de direita 
	
	B
	Teoria Comportamental 
Você acertou!
A Teoria Comportamental considera importante a constância dos exercícios e da prática como elementos importantes para reforçar a aprendizagem
	
	C
	Teoria da Comunicação Humana 
	
	D
	Teorias de esquerda 
Questão 2/10
Piaget define o desenvolvimento intelectual como um contínuo processo de construção e reconstrução que ocorre em uma sequência de ações mentais. Para cada estágio de desenvolvimento, Piaget apresenta algumas características que identificam o nível de desenvolvimento em que a criança se encontra. Nessa linha de raciocínio, selecione a alternativa que contém as proposições que identificam o pensamento de Piaget.
I - No estágio sensório-motor ocorre o aparecimento do egocentrismo.
   
II - O egocentrismo, o antropomorfismo e o animismo aparecem no estágio pré-operatório.
III - O ápice da inteligência ocorre no estágio operatório concreto.
    
IV - O segundo estágio de desenvolvimento é o pré-operatório, quecoincide com a fase pré-escolare vai dos dois anos de idade até os sete anos, em média.
	
	A
	Somente as proposições II e IV estão corretas. 
Para Piaget, o egocentrismo, o antropomorfismo e o animismo aparecem no estágio pré- -operatório, que coincide com a fase pré-escolar e vai dos dois anos de idade até os sete anos.
	
	B
	Somente as proposições I e II estão corretas. 
	
	C
	Somente as proposições I e III estão corretas. 
	
	D
	Somente as proposições II e III estão corretas. 
Questão 3/10
Com relação ao conceito de aprendizagem, analise as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que contém os itens corretos.
 
I)      A aprendizagemsó ocorre efetivamente na Escola.
II)     Está diretamente relacionada com a mudança de atitude do indivíduo.
III)    Aprendizagem exige interação ou troca de experiências do indivíduo com o meio em que habita.
IV)    Consiste em desenvolver diferentes estratégias que permitem o envolvimento ativo com o objeto do conhecimento.
	
	A
	Apenas as alternativas I, II e III estão corretas. 
	
	B
	Apenas as alternativas II, III e IV estão corretas. 
A alternativa I está incorreta pelo fato de que a aprendizagem ocorre ao longo de toda a vida do indivíduo e não apenas na escola. 
	
	C
	Apenas as alternativas I e IV estão corretas. 
	
	D
	As alternativas I, II, III e IV estão corretas 
Questão 4/10
A aprendizagem significativa está intimamente relacionada aos pontos de ancoragem, que são formados incorporando-se à estrutura cognitiva, aquisição de ideias ou informações que são relevantes para se obter novos conhecimentos. Portanto, selecione a alternativa que complete corretamente a seguinte frase:
Ao elaborar a Teoria da Aprendizagem Significativa, Ausubel enfatizou que
	
	A
	há dois tipos de aprendizagem: por recepção e por imitação. 
	
	B
	a aprendizagem significativa ocorre quando os novos conteúdos são relacionados de forma substancial com o conhecimento que o aprendiz já possui. 
Você acertou!
Na aprendizagem significativa o aprendiz relaciona um novo conteúdo, ideia ou informação com os conceitos já adquiridos, o que significa pontos de ancoragem para a aprendizagem.
	
	C
	a aprendizagem mecânica nunca poderia tornar-se significativa. 
	
	D
	organizadores prévios contêm as funções que estão em estágio embrionário na pessoa. 
Questão 5/10
Assinale a alternativa que destaca corretamente alguns pontos divergentes entre as concepções teóricas de Piaget e as de Vygotsky sobre a aprendizagem.
	
	A
	Para Vygotsky, o ensino deve aguardar o nível de desenvolvimento adequado e, para Piaget, o ensino deve antecipar-se ao desenvolvimento sempre que possível. 
	
	B
	Piaget procurou estudar as relações entre o biológico e o social, enquanto Vygotsky deu ênfase ao biológico, afetivo e interacional. 
	
	C
	Para Vygotsky, o pensamento aparece antes da linguagem. Para Piaget, o pensamento e linguagem são interdependentes. 
	
	D
	Piaget enfatiza os aspectos estruturais e biológicos sobre o desenvolvimento cognitivo do indivíduo, enquanto Vygotsky destaca as contribuições da cultura, da interação social e da linguagem para o processo de desenvolvimento e aprendizagem social e histórica do sujeito. 
Você acertou!
As concepções teóricas de Piaget e Vygotsky devem ser entendidas como teorias complementares, apesar de apresentarem algumas diferenças básicas, tais como: Piaget enfatiza os aspectos estruturais e biológicos sobre o desenvolvimento cognitivo do sujeito, enquanto Vygotsky destaca as contribuições da cultura, da interação social e da linguagem para o processo de desenvolvimento e aprendizagem social e histórica do sujeito.
Questão 6/10
Uma das contribuições de David Ausubel, defensor das Teorias Cognitivas para a educação, foi mostrar que a aprendizagem  deve ser significativa, ou seja, à medida que o ser se situa no mundo, ele atribui significado à realidade em que se encontra. Nesse sentido, selecione a alternativa que destaca o princípio desta teoria.
 
	
	A
	A aprendizagem deve ser somente por descoberta, pois o aluno deve ser o autor dela. 
	
	B
	Para a utilização dos conteúdos de forma repetitiva, a memorização é fator preponderante durante a aprendizagem. 
	
	C
	A experiência prévia do aprendiz deve ser considerada relevante para o processo de ensino e aprendizagem de novos conceitos. 
Você acertou!
É importante relacionar novos conteúdos, ideias, informações com os conceitos já existentes na experiência prévia do sujeito. A estrutura cognitiva prévia é considerada ponto de partida para a aprendizagem.
	
	D
	A aula deve ser sempre expositiva, para que o aluno possa internalizar o conteúdo. 
Questão 7/10
Na década de 1980, Howard Gardner, psicólogo e pesquisador, propôs a Teoria das Inteligências Múltiplas.  Essa teoria, composta por oito inteligências,  ajudará a traçar o perfil da turma e, assim, planejar as atividades de forma mais adequada às especificidades individuais. 
Tomando como base essa teoria, relacione a coluna B (características de acordo com as inteligências) com a coluna A (inteligências), após, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta da coluna B de cima para baixo.
	Coluna A
	Coluna B
	        
I.            Lógico-Matemática
II.            Musical
III.            Corporal-Cinestésica
IV.            Interpessoal
	(   ) Gosta de cálculos, precisão, resolução de problemas, explicações claras, boa argumentação, experimentação etc. 
(   ) Tem um bom relacionamento e comunicação, pode manipular opiniões (poder de influenciar), gosta de atividades grupais, de cooperar, percebe as intenções dos outros, adapta-se facilmente, etc
(   ) Sensível à entonação, ao ritmo, ao timbre e à emoção contida numa música. Gosta de cantar ou tocar instrumentos, reconhece e discute diferentes estilos e gêneros musicais, etc.
(   ) Possui controle excepcional sobre o corpo, sobre os objetos, possui boa sincronização de movimentos, gosta de explorar o ambiente com movimentos, tem habilidade para dramatização, esportes, mímica ou dança, torna-se irrequieto ou aborrecido se fica muito tempo parado, brinca enquanto escuta, memoriza melhor quando faz algo, etc. 
	
	A
	I – IV – II – III
Você acertou!
A sequência correta conforme os apontamentos de Lakomi (2008) é I – IV – II – III.
	
	B
	II – I – III – IV
	
	C
	IV – I – II – III
	
	D
	IV – I – III – II
Questão 8/10
Assinale a alternativa que aponta a explicação do conceito de zona de desenvolvimento proximal da teoria de Vygotsky. 
	
	A
	É o surgimento da coordenação motora fina. 
	
	B
	É a capacidade de operar com logicidade mental. 
	
	C
	É a distância entre o desenvolvimento real e o desenvolvimento potencial. 
Você acertou!
O conceito de zona de desenvolvimento proximal é entendido como a distância entre o desenvolvimento real (solução independente de problema) e o desenvolvimento potencial (solução de problemas sob a orientação ou colaboração de um adulto).
	
	D
	É a capacidade de reproduzir as atividades escolares. 
Questão 9/10
As duas principais conclusões obtidas pelo experimento de Skinner é que com __________ o comportamento tende a aumentar e, com __________, tende a reduzir.
Completam a frase respectivamente:
	
	A
	gratificação, punição 
As duas principais conclusões obtidas pelo experimento de Skinner é que com gratificação o comportamento tende a aumentar e, com punição, tende a reduzir.
	
	B
	punição, gratificação 
	
	C
	castigo, punição
	
	D
	repúdio, incentivo 
Questão 10/10
Assinale a alternativa que identifica a concepção de aprendizagem na abordagem Construtivista.
 
	
	A
	O ato de aprender ocorre somente na escola, pois conceitos adquiridos no decorrer da vida devem ser considerados como informações aleatórias. 
	
	B
	A aprendizagem pode ser representada por uma pirâmide, em que a maior parte concentra-se na base (quando somos mais jovens) e sempre se reduz, na medida em que nos tornamos mais velhos. 
	
	C
	Basta o aprendiz manter uma escuta atenta para que ocorra a aprendizagem. 
	
	D
	A aprendizagem é um processo dinâmico que, por sua vez, não ocorre sem resistência e conflito. 
A aprendizagem não é a simples passagem da ignorância ao saber, sem resistência e sem conflito. Nesse processo, acontece algo novo, que não envolve uma simples reestruturação.
Orientações para realização da avaliação.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes