Buscar

Simulado fundamentos das ciências sociais 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Simulado: CCJ0001_SM_201707029776 V.1 
	Aluno(a): 
	Matrícula
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 16/10/2017 10:15:17 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201707050716)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Práxis é um conceito marxista que assume papel importante para explicar a ação do homem na transformação da sociedade. Segundo Marx este conceito refere-se à:
I. concepção de práxis como atividade concreta pela qual os sujeitos se afirmam no mundo, modificando a realidade objetiva e, para alterá-la, transformando-se a si mesmos.
II. concepção de práxis como atividade abstrata pela qual os sujeitos se afirmam no mundo subjetivo, modificando a realidade subjetiva e, para alterá-la, transformando-se a si mesmos.
III. concepção de práxis como atividade espiritual pela qual os sujeitos se afirmam no mundo, sem modificar a realidade social, mas transformando-se a si mesmos.
IV. concepção de práxis como atividade intelectual pela qual os sujeitos se afirmam no mundo, modificando a realidade subjetiva e, para alterá-la, transformando-se a si mesmos.
Marque a alternativa correta:
		
	
	Somente o item IV está correto.
	 
	Somente o item I está correto.
	
	Somente o item II está correto.
	
	Os itens I e III estão corretos.
	
	Somente o item III está correto.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201707632037)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com um martelo em punho, uma jovem de rosto coberto vestida de preto tenta destruir um Chevrolet Camaro (de 200 mil reais) em uma concessionária na Avenida Rebouças, São Paulo. Outros trajados da mesma forma, paus e pedras nas mãos, estilhaçam a parede de vidro de uma agência bancária. Uma faixa pede a saída do governador Geraldo Alckmin ¿ o A do nome traz o símbolo de anarquia. Até chegarem as bombas de efeito moral e gás lacrimogêneo da tropa de choque da PM. Sem movimento social ou partido à frente, o protesto reuniu cerca de 200 jovens, deixou lojas pichadas e 20 detidos na terça 30 de julho. Mas as cenas parecem repetidas, a ecoar os eventos que há meses têm chacoalhado o País. Nem grupo nem movimento, essa tática de guerrilha urbana anticapitalista pegou carona nos protestos atuais. Como esse fenômeno pode impactar o Brasil Disponível em: http://www.cartacapital.com.br/revista/760/o-black-bloc-esta-na-rua-7083.html. Quando nos reportamos a questão da violência, a definição mais adequada do conceito durkheimiano de anomia social é:
		
	 
	situação decorrente da ausência de normas e de laços sociais que orientem o comportamento coletivo.
	
	desregramento provocado por distúrbios sociais ou comportamentos que destoam da normalidade, devendo ser reprimidos pelas instituições.
	
	estado de harmonia entre o altruísmo e o egoísmo necessário para a construção de uma nova coesão social.
	
	estado de anormalidade passageira, que não deve ser objeto de análise do sociólogo por não chegar a se constituir como um ¿fato social¿.
	
	situação decorrente da ausência de normas passageira, que não deve ser objeto de análise do sociólogo por não chegar a se constituir como um ¿fato social¿.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201707653457)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	 Como Fenômeno inerente à produção capitalista, as mercadorias adquirem uma forma fantástica capazes de oferecer mais que utilidade, trazem felicidade, poder, status; pois ocultam as relações de produção e ganham aparência de "vida própria". A premissa neste caso corresponde ao conceito marxista de:
		
	
	Mais valia
	
	Menos valia
	
	Burguesia
	 
	Fetichismo
	
	Proletariado
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201707628973)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O pilar central da Sociologia de Durkheim é:
		
	
	o poder dos indivíduos ou grupos em alcançar os seus fins em oposição aos outros.
	
	considerar o indivíduo como realidade objetiva e foco da análise sociológica.
	
	a transformação social a partir do conceito de anomia e consciência coletiva.
	
	Levar em consideração as subjetividades que fazem parte do comportamento social.
	 
	entender os fenômenos coletivos que exercem coercitividade sobre os indivíduos.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201707624677)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Émile Durkheim propõe o conceito de Consciência Coletiva para se referir ao conjunto das maneiras de pensar e agir que está acima das vontades e opiniões individuais e que se impõe a todos produzindo a coesão social necessária para garantir continuidade ao processo de evolução natural por que passam todas as sociedades. O autor entende que o nível de coerção exercido pela consciência coletiva pode variar, sendo que:
		
	 
	É maior em sociedades pré-capitalistas nas quais as regras de convivência social são garantidas pelo peso da tradição, da religião e da moralidade imposta pela família.
	
	É menor quanto maior for o nível de divisão social do trabalho, já que os indivíduos tenderão a regular suas vidas correspondendo a pressões que passam a ocorrer no campo do trabalho.
	
	É menor quanto maior for o nível de desenvolvimento material de uma sociedade, uma vez que os indivíduos necessitarão buscar formas de superar o baixo nível coesão social.
	
	É maior em sociedades capitalistas desenvolvidas, onde a divisão do trabalho social é ampla, de forma que os indivíduos se sentem pouco propensos a se submeterem a regras que não sejam democráticas.
	
	É maior quando o nível de divisão social do trabalho é pequeno, levando os indivíduos a uma maior autonomia no grupo social.

Outros materiais