Buscar

Trabalho Teoria geral do estado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UEMG/ CURSO DE DIREITO
Profª. Suely Sonia de Oliveira
Disciplina: Ciência Política - 
Trabalho de � HYPERLINK "https://direitocompartilhe.wordpress.com/2011/11/23/ciencia-politica-e-teoria-do-estado-questionario/" �Ciência Politica e Teoria Geral do Estado� - Valor: 15,0 
Referência
DALLARI, Dalmo de Abreu. Elementos de Teoria Geral do Estado. São Paulo: Saraiva, 2010. Cap. IV: Estado e Governo / Estado moderno e democracia. p. 54
Quais seriam os instrumentos que propiciam ao cidadão, no Estado Democrático de Direito, externar a sua vontade?
Seriam por meio do referendo, plebiscito e iniciativa popular.
Quais seriam as distinções entre democracia direta, semi-direta e representativa?
Na Democracia Direita – a grande característica desta democracia é que ela não tem “intermediário”, nas decisões referentes ao destino do Estado, ou seja, o povo não delega representação a ninguém.
Na Democracia Semi-Direta – já nesta forma, tem intermediário, ou seja, o político que é o representante do povo, pois muitas vezes quem convoca o referendo ou o plebiscito é o representante do povo, o político. Aqui não envolve a concessão de mandato político. Diferente da Democracia Representativa, mas é o individuo que decide e delibera sobre o que o representante decidiu.
Ex.: Em 1993 ocorreu o Plebiscito sobre a forma e o sistema de governo do Brasil, no qual os eleitores iriam decidir se o país deveria ter um regime republicano ou monarquista controlado por um sistema presidencialista ou parlamentarista. A lei número 8.624, promulgada pelo presidente Itamar Franco em 4 de fevereiro de 1993, regulamentou a realização do plebiscito.
Em 2005, ocorreu um referendo, sobre a proibição da comercialização de armas de fogo e munições.ocorrido no Brasil a 23 de outubro de 2005, não permitiu que o artigo 35 do Estatuto do Desarmamento (Lei 10826 de 23 de dezembro de 2003) entrasse em vigor. Tal artigo apresentava a seguinte redação: “art. 35 – É proibida a comercialização de arma de fogo e munição em todo o território nacional, salvo para as entidades previstas no art. 6º desta Lei“.
Não existe plebiscito para eleger alguém. No caso de Hugo Chaves, ele fez plebiscito, com o objetivo de saber, se poderia fazer uma emenda constitucional, determinando quanto tempo ele poderia ficar no cargo.
Na Democracia Representativa – só nesta forma de democracia, onde tem partidos políticos, representantes, intermediários, os indivíduos utilizam do voto, para eleger os seus representantes, para ocuparem cargos políticos com força representativa do povo, ou seja, (Vereador, Prefeito, Deputado Estadual, Deputado Federal, Senador, Governador, Presidente da república), ou seja, você escolhe representantes, que decidiram sobre o seu destino.
3) Quais os instrumentos de exercício da vontade popular no Brasil?
Plebiscito, Referendo e Iniciativa Popular.
4) Quais as diferenças entre plebiscito e referendo? Explique sua resposta com exemplos que se referem ao Brasil.
Plebiscito => é uma consulta previa. Ex.:Em 1993 quando tive o plebiscito para decidir sobre as formas e regime de governo, os representantes do povo na constituinte. (dica lembrar da forma de falar do cebolinha, ele não consegue falar o “R”, e fala o “L”, então lembrando disso a palavra fica pre-biscito, quer dizer, antes)
Referendo => é uma consulta posteior. Ex.: Em 2005, tive o referendo, sobre a legalidade do uso das armas.
5) Como funciona o expediente do veto popular e do recall e em que contexto se aplica?
Veto Popular => dá-se aos eleitores, após a aprovação de um projeto pelo Legislativo, um prazo, geralmente de sessenta a noventa dias, para que requeiram a aprovação popular. A lei não entra em vigor antes de decorrido esse prazo e, desde que haja a solicitação por certo número de eleitores, ela continuará suspensa até as próximas eleições, quando então o eleitorado decidirá se ela deve ser posta em vigor ou não.
Recall => ele se aplica aos Estados Unidos, tem aplicação em duas hipóteses diferentes; ou para revogar a eleição de um legislador ou funcionário eletivo, ou para reformar decisão judicial sobre constitucionalidade de lei. No primeiro caso, xige-se que certo número de eleitores requeira uma consulta à opinião do eleitorado, sobre a manutenção ou a revogação do mandato conferido a alguém, exigindo-se dos requerentes um depósito em dinheiro. Em muitos casos dá-se àquele cujo mandato está em jogo a possibilidade de imprimir sua defesa na própria cédula que será usada pelos eleitores. Se a maioria decidir pela revogação esta se efetiva. Caso contrário, o mandato não se revoga e os requerentes perdem para o Estado o dinheiro depositado.
6) Qual a grande característica da democracia representativa no que se refere, de acordo com Dallari, ao mandato imperativo?
Na França, Isso significava que, uma pessoa escolhida para representar o povo em uma determinada região estava direcionada, obrigada a seguir fielmente as instruções, geralmente escritas, que lhes eram dadas por seus eleitores.
Nos dias atuais o que se aproxima deste contexto são os Vereadores e Deputados Estaduais, eles têm o exercício da interatividade, no contexto mais próximo ao seu, que teriam que legislar para a sua cidade e o seu Estado.
Salientando que o fato de um Vereador ou Deputado, ser ocupante de uma atividade interativa, não significa que tem que agir como era na França, por exemplo, um militar ou uma educadora, não irão votar só em questões direcionadas a essas áreas, eles iram votar em todas as áreas, o militar ira votar, em questões da educação e educadora, ira votar em questões direcionadas a segurança pública, não entrando aqui a imperatividade.
No caso dos Deputados Federais e Senadores, eleitos por Sergipe, não podem legislar somente para Sergipe, pois eles são eleitos para legislar para a nação brasileira, e não somente para Sergipe, pois eles esta no Senado Federal, ou seja, representando a vontade da nação e não de um único Estado.
Ex.: Quando um Deputado Federal Sergipano for votar a CPMF, ele vai decidir isso só pensando em Sergipe? Não ele tem que votar pensando no Brasil
Nos dias atuais a democracia representativa não comporta mais nenhum tipo de representação especifica.
7) Para Dallari o mandato político possui algumas características no que se refere ao seu exercício pelo representante eleito. Quais seriam elas e como se operam na relação entre representante e representado?
a) O mandatário, apesar de eleito por uma parte do povo, expressa a vontade de todo o povo, ou, pelo menos, de toda a circunscrição eleitoral onde foi candidato, podendo tomar decisões em nome de todos os cidadãos da circunscrição, ou mesmo de todo o povo do Estado se tiver sido eleito para um órgão de governo do Estado.
b) Embora o mandato seja obtido mediante certo número de votos, ele não está vinculado a determinados eleitores, não se podendo dizer qual o mandato conferido por certos cidadãos.
c) O mandatário, não obstante decidir em nome do povo tem absoluta autonomia e independência, não havendo necessidade de ratificação das decisões, além do que as decisões obrigam mesmo os eleitores que se oponham a elas.
d) O mandato é de caráter geral, conferindo poderes para a prática de todos os atos compreendidos na esfera de competências do cargo para o qual alguém é eleito.
e) O mandatário é irresponsável, não sendo obrigado a explicar os motivos pelos quais optou por uma ou por outra orientação.
f) Em regra, o mandato é irrevogável, sendo conferido por prazo determinado. A exceção a esse princípio é o recall, que dá possibilidade à revogação do mandato por motivos exclusivamente políticos. Esse instituto, entretanto, só existe em alguns Estados da federação norte-americana, e é de alcance muito restrito, não chegando a desfigurar o princípio geral da irrevogabilidad
Explique como funciona o processo de iniciativa popular no Brasil e nos Estados Unidos.
A iniciativa Popular nos Estados Unidos é definitiva, já no Brasil, não, ela pode voltaratrás.
Por que há uma impossibilidade real do exercício da democracia direta nos Estados Modernos? Explique e exemplifique sua resposta.
O aspecto Demográfico, ou seja, na Grécia antiga, reuniam os cidadãos que tinha poder de decisão, só que nos dias atuais não é possível fazer isso, pois a extensão demográfica e por não ter como reunir em um único espaço físico para derimir as decisões, ai os indivíduos tem que ser representados,
Quais seriam as raízes históricas do plebiscito e do referendo?
Plebiscito=> A palavra plebiscito é originária do latim plebiscitu (decreto dos plebeus). Na Roma Antiga, os votos passados em comício eram obrigatórios para a classe dos plebeus
Referendo => A origem do referendum se encontra nas antigas Dietas das Confederações Germânicas e Helvéticas, quando todas as leis eram aprovadas ad referendum do povo.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes