Buscar

Caso concreto Direito Civil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CC 01
O professor Antônio José começou a aula de Direito Civil III com a seguinte afirmação:
 - A vontade é um dos principais elementos para a formação dos contratos. Deve ser valorizada. Porém dentro de toda a lógica normativa que envolve os deveres e obrigações contratuais. Assim o contrato se tornou um instituto funcionalizado, isto é, uma vez não cumprida a sua função, não possui efeitos jurídicos. Nesse contexto a autonomia de vontade das partes dentro da relação negocial existente está condicionada ao cumprimento da função social. A seguir, o professor colocou as seguintes perguntas no quadro:
Quais as condições de validade do contrato? 
Para que o contrato seja válido é necessário que possua condições de ordem geral, comum a todos os contratos, quais sejam: Capacidada do agente, objeto lícito, possível, determinado ou determinável, e forma prescrita ou não defesa em lei.
 Além disso, deve-se observar os critérios subjetivos:
Manifestação de duas ou mais vontades e capacidade genérica dos contratantes;
Aptidão específica para contratar;
Consentimento que deve ser livre e espontâneo
Critérios objetivos:
Objeto lícito;
Possibilidade física ou jurídica do objeto;
Determinação do objeto
Além das condições supracitadas, os contratos devem ser prescritos e não defeso em lei, ou seja, se a lei expressamente exigir, o contrato não poderá ser validado através do consensualismo e sim pelo formalismo. Estes podem ser de 03 espécies: Livre ( qualquer manifestação de vontade); Especial ou solene ( Exigida por lei) e Contratual ( Convencionada pelas partes) 
b) O que significa e qual a relevância da autonomia da vontade das partes numa relação contratual?
Os contratos devem ser celebrados observando- se o principio da autonomia de vontade entre as partes, ou seja, as partes são livres para contratar o que quiserem como quiserem sobre o que quiserem e com quem quiserem com isso tem ampla liberdade contratual, desde que o objeto não seja ilícito e observe-se a função social e demais princípios dos contratos.
c) O que vem a ser a função social do contrato?
Um limitador da autonomia da vontade quando estiver em confronto com o interesse social pois o contrato não deve ser bom apenas para as partes, ele tem que ser bom para a sociedade, conforme paragrafo único do art 2.035 do CC deve haver a prevalência dos valores coletivos sobre os individuais.

Outros materiais