Buscar

livox pronto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

LIVOX: LIBERDADE e VOZ
 bengalalegal.com/livox 
 Para dar uma melhor qualidade de vida e estimular o potencial de sua filha, Clara, de 9 anos, com paralisia cerebral, o pernambucano Carlos Pereira, desenvolveu uma tecnologia que já ajudou mais de 20 mil pessoas com deficiência a se comunicarem. Isso porque o aplicativo Livox consegue atender diferentes deficiências e doenças, como autismo, ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica) e sequelas de AVC (Acidente Vascular Cerebral).
 A ferramenta cujo nome vem do latim e significa liberdade e voz facilitou a vida de muitas famílias que, assim como a do empreendedor social, precisavam se valer de volumosos fichários e cartões de comunicação alternativa para inserir crianças e adultos com deficiência no mundo. O benefício proporcionado pelo livox foi reconhecido pela ONU (Organização das Nações Unidas), que premiou como a melhor tecnologia inclusiva do mundo”. Essa tecnologia já ajudou mais de 20 mil pessoas com deficiência a se comunicarem.
 O aplicativo é baseado em algoritmos inteligentes. O teclado virtual da ferramenta fala automaticamente por comando de voz palavras ou frases que estão sendo digitado, o que torna possível a comunicação do usuário com outras pessoas. O software permite a criação de pranchas com imagens personalizadas e o compartilhamento do conteúdo entre tablets com a ferramenta instalada.
 Os usuários tocam a tela do tablet com o software instalado para expressar por comando de voz suas emoções, necessidades e desejos, como o de se alimentar, por exemplo, entre outras coisas. O software contém um catálogo de 20 mil imagens, que podem ser utilizadas em conjunto com textos e também permite o acesso a atividades culturais, como filmes, desenhos e músicas. Os usuários também conseguem aprender a ler, adquirir vocabulário e estudar matemática.
 Com sua eficácia comprovada pelos pais, o Livox também chegou às escolas. O Livox usa um sistematizador para dar voz ao usuário, que aponta na tela do aparelho o que quer dizer. O aplicativo pode ser usado em qualquer disciplina, basta que o professor faça suas programações, o trabalho com esse instrumento auxilia e muito os professores, os mesmos dizem que é muito fácil trabalhar com o aplicativo, e hoje está sendo usado principalmente na disciplina de português, utilizado para leitura, escrita e comunicação, o software passou a ser usado para estes alunos que tem deficiência motora e visual que estão na faixa etária entre seis e oito anos.
 Um exemplo é o da professora Maria Aparecida que leciona em uma escola de educação infantil em Curitiba, e está utilizando o aplicativo Livox em sala de aula com conteúdo de língua portuguesa. Em sua turma tem apenas uma criança inclusa com deficiência, o nome dela é Julia e tem cinco anos de idade, ela tem paralisia cerebral. A professora criou conteúdos personalizados para Julia, onde por meio do aplicativo ela consegue acompanhar o que os alunos estão estudando através de imagens, ela também pode expressar suas vontades e dificuldades sem complicação, através do aplicativo, com a chegada do mesmo na escola, Julia passou a se expressar de forma mais clara, ao contar o que pensa o que sente e o que quer, pois apesar de ela não conseguir controlar seus movimentos, ela consegue entender tudo, pois tem a mesma capacidade de aprendizado. 
 Objetivos atingidos são os melhores possíveis, o Livox da voz e autonomia para essas crianças, onde elas podem expressar aquilo que estão sentindo a qualquer momento. O professor pode atingir os objetivos usando Livox para a comunicação e compreensão da escrita e do que foi ensinado fazendo com que, não somente ela, mas como toda a turma possa saber como o colega com estas dificuldades está superando as mesmas na leitura, tão importante nessa faixa etária.
 Sua desvantagem é que o Tablet tem que ser de 7 polegadas ou superior, dependendo do comprometimento motor da pessoa, optar pelos tamanhos entre 9″ e 13″, possuir recursos TTS (Text To Speech),a versão do Sistema Operacional Android deve ser 5.0 ou superior (não funciona em iOS Apple, apenas em sistemas Android), o Touch Screen do equipamento deve ser Capacitivo, possuir Wi-Fi Direct (não é o Wi-Fi que vem em todos os equipamentos, e sim Wi-Fi Direct) ou Bluetooth. Isso tudo gera um gasto, sendo que muitas pessoas não têm condição financeira para obter esse aplicativo.
 As vantagens são quase todas possíveis, pois o aplicativo Livox da assistência para as crianças ou pessoas com deficiências para que elas se comuniquem, que realmente sejam inclusas, assim aumentando seu nível de aprendizagem, sua capacidade de atenção e concentração, fortalecendo sua memória, sentindo-se participativa e que seu modo de pensar é importante para todos que convivem com ela e com certeza estes alunos terão a sensação de serem importantes e queridos por todos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes