Buscar

DPO Bolivia UNODC 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Documento de Posição Oficial
Isabella Donegal Matos, 3ºE.M. 
UNODC 
Legalização do uso da Cannabis
A Bolívia possui uma política forte no que diz respeito à Cannabis em sua região. Seu porte, cultivo e venda são ilegais e não há, no país, movimentos para que ela seja descriminalizada ou legalizada mesmo para fins medicinais. O governo boliviano, em parceria com outros Estados Nacionais, fiscaliza, por meio de satélites, as plantações de drogas em seu território para que essas possam ser anuladas.
A Constituição boliviana prevê a prisão para indivíduos que portam grandes quantidades de Cannabis, e detenção com encaminhamento para reabilitação de portadores de pequenas quantidades, além de multas em dinheiro. Observa-se grande empenho das autoridades no combate às drogas, pois o número de apreensões de Cannabis aumentou significativamente nos últimos anos. 
Mesmo contando com um programa eficaz de combate aos entorpecentes, infelizmente a Bolívia ainda conta com plantações de drogas em seu território. Entretanto, isso não passa despercebido pelo governo boliviano, que as controla por meio de imagens de satélites a fim de conseguir erradicá-las. Em 2012, essas plantações diminuíram em 7%.
A Bolívia encontra-se num impasse quanto ás drogas, visto que as plantações de Coca são permitidas para fins medicinais. Isso faz com que muitos cidadãos ajam de má fé e plantem também a maconha. O governo boliviano está tomando medidas para acabar com as plantações de Cannabis juntamente com o Brasil (graças a um acordo assinado para ajudar a combater o tráfico de drogas), mas o fator acima exposto impossibilita a ação efetiva do Estado. O país necessita de mais ajuda externa para o monitoramento e combate as plantações de maconha em solo boliviano, visto que o principal desejo do governo é que as drogas ilícitas sejam anuladas em seu território.

Outros materiais