Buscar

AVALIANDO CONSTITUCIONAL 2 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão (Ref.: 201602132751)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Não a Compete à União: (a) manter relações com Estados estrangeiros e participar de organizações internacionais; (b) declarar a guerra e celebrar a paz; (c) assegurar a defesa nacional; (d) decretar o estado de sítio, o estado de defesa e a intervenção federal; (e) autorizar os estados a fiscalizar a produção e o comércio de material bélico.
		
	 
	RESPOSTA 2
	 
	RESPOSTA 1
	 
	RESPOSTA 3
	 
	RESPOSTA 4
	 
	RESPOSTA 5
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201601653903)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre as fases do processo legislativo, marque a alternativa CORRETA:
		
	
	Não é possível ao Presidente da República promulgar uma lei sem tê-la previamente sancionado.
	
	Projeto de lei de iniciativa do Presidente da República aprovado integralmente pelo poder legislativo não comporta veto.
	
	Não pode o Presidente da República retirar da apreciação do Congresso Nacional medida provisória já editada, a menos que seja por outra medida provisória.
	
	Os projetos de iniciativa popular podem cuidar de quaisquer matérias, inclusive proposta de emenda à Constituição, como a fixação de pena de morte.
	 
	Não haverá veto se o Presidente da República não fizer a comunicação ao Senado no prazo do parágrafo primeiro do art. 66.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201601606811)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Questão 81 - Exame 30 - OAB-RJ) - Assinale a opção correta:
		
	
	O Congresso Nacional reunir-se-á, anualmente, na Capital Federal de 1º de fevereiro a 30 de junho e de 1º de agosto a 15 de dezembro;
	
	O Congresso Nacional reunir-se-á, anualmente, na Capital Federal de 2 de fevereiro a 30 de junho e de 1º de agosto a 22 de dezembro.
	 
	O Congresso Nacional reunir-se-á, anualmente, na Capital Federal de 2 de fevereiro a 17 de julho e de 1º de agosto a 22 de dezembro;
	
	O Congresso Nacional reunir-se-á, anualmente, na Capital Federal de 15 de fevereiro a 30 de junho e de 1º de agosto a 15 de dezembro;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201601608440)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Questão 08 Exame 127 Tipo 1 - OAB-SP) - NÃO integra o princípio da separação de Poderes, na esfera do Município, a seguinte competência:
		
	
	cassação do mandato do Prefeito pela Câmara Municipal.
	 
	nomeação, pelo Prefeito, de membro do Poder Judiciário local.
	
	prestação anual de contas pelo Prefeito à Câmara Municipal.
	
	veto do Prefeito a projeto de lei aprovado pela Câmara.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201601616217)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As Comissões Parlamentares de Inquérito, no Congresso Nacional:
		
	
	exigem, para sua criação, o requerimento de metade dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal.
	
	devem apurar fato determinado, podendo, para tanto, ter sua duração prolongada sem fixação de prazo.
	
	são órgãos do Poder Legislativo que exercem relevante papel na fiscalização e controle da Administração, mas sempre dependem do Poder Judiciário para desenvolverem suas atividades de investigação.
	 
	podem encaminhar suas conclusões, se for o caso, ao Ministério Público, para que promova a responsabilidade civil e criminal dos infratores.
		
	
	 1a Questão (Ref.: 201601608287)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Questão 10 - Exame 114 Tipo 1 - OAB-SP) - Em função da submissão da Administração ao princípio da legalidade, pode-se dizer que:
		
	
	seus regulamentos podem impor restrições à ordem privada, desde que medida provisória posterior assim o determine.
	 
	todo regulamento de Chefe do Executivo é ato inferior, subordinado e dependente.
	
	o Executivo não pode expedir normas que dêem operatividade a uma lei.
	
	a competência regulamentar do Chefe do Poder Executivo aplica-se quando houver omissão da lei a respeito de algum assunto.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201601642382)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	De acordo com a CF de 1988, a que órgão do Poder Judiciário compete o julgamento de recurso especial contra um acórdão decidido em última instância por um Tribunal de Justiça Estadual.
		
	
	Tribunal Federal de Recursos.
	 
	Superior Tribunal de Justiça;
	
	Superior Tribunal Militar;
	
	Tribunal Regional Federal;
	
	Supremo Tribunal Federal;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201601606806)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Questão 10 - Exame 121 Tipo 1 - OAB-SP) - Considera-se eleito o Presidente da República, mediante sufrágio universal e voto direto e secreto:
		
	
	alcançada maioria absoluta de votos, considerados os votos em branco.
	
	obtida maioria simples de votos, incluídos os votos em branco e os nulos.
	
	alcançada maioria simples de votos, excluídos os votos nulos.
	 
	presente maioria absoluta de votos, não-computados os votos em branco e nulos.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201601608293)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	83) (Questão 38 - Exame 18 - OAB-RJ) - Assinale, no que tange aos Poderes da República, a opção incorreta:
		
	
	Os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos, no exercício do mandato;
	
	As comissões parlamentares de inquérito, que terão poderes de investigação próprios das autoridades judiciais, além de outros previstos nos regimentos das respectivas Casas, serão criadas pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, em conjunto ou separadamente, para apuração de fato determinado e por prazo certo, sendo suas conclusões, se for o caso, encaminhadas ao Ministério Público para que promova a responsabilidade civil ou criminal dos infratores.
	
	Ocorrendo a vacância dos cargos de Presidente e Vice-Presidente da República nos últimos 2 (dois) anos do período presidencial, a eleição para ambos os cargos será feita 30 (trinta) dias depois de aberta a última vaga, de forma indireta, pelo Congresso Nacional;
	 
	Os Ministros do Supremo Tribunal Federal serão nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta dos membros das Casas do Congresso Nacional, em sessão conjunta;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201601608285)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Questão 56 - Exame 29 - OAB-RJ) - Em relação ao Poder Executivo brasileiro, aponte a opção errada:
		
	
	Adroaldo é o presidente da República e Anfilófio, o vice-presidente, eleitos para mandato de quatro anos, no período de 1º de janeiro de 2003 a 31 de dezembro de 2006. Dois meses após a posse, Adroaldo e Anfilófio falecem devido a contaminação por um vírus mutante desconhecido. Convocam-se novas eleições e são eleitos Álvaro e César para os cargos em questão, vindo estes a tomar posse em 1º de maio de 2003. Nessas condições, de conformidade com as normas constitucionais vigentes, o mandato dos novos eleitos findará em 31 de dezembro de 2006.
	
	A despeito das alterações no capítulo constitucional referente ao Presidente da República, o sistema constitucional brasileiro continua a não admitir candidaturas autônomas nem avulsas para os cargos de presidente e vice-presidente da República;
	
	João, Pedro e Antonio são candidatos à presidência da República. No fim da apuração dos votos do primeiro turno de votação, os dois primeiros resultaram os mais votados, mas nenhum deles logrou reunir os votos necessários à eleição desde logo. Antes da segunda votação, João veio a falecer. Nessa situação, deve realizar-se o segundo turno, para o qual Antonio deve ser convocado a disputar o cargo com Pedro;
	 
	No exercício do poder regulamentar, o presidente da República pode aprovar regulamentos e baixar decretos para a execução da lei e da Constituição, sendo válida a expedição de normas que disciplinem por inteiro as disposições constitucionais enquanto não
sobrevier lei complementar ou ordinária, que as regulamente;

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais