Buscar

Exercícios Poisson

Prévia do material em texto

Exercícios Poisson
Em um teste de tração, uma barra de alumínio de 20 mm de diâmetro é submetida a uma força P de 30 kN. Sabendo-se que E = 80 GPa e Coef. De Poisson (ν) = 0,354, determinar: (a) o alongamento da barra, em um trecho central de 150 mm; (b) a variação do diâmetro da barra.
Em um teste de tração, uma barra de 20 mm de diâmetro, feita de um plástico que acaba de ser desenvolvido, é submetido a uma força P de intensidade 6 kN. Sabendo-se que um alongamento de 1 mm e um decréscimo de 0,85 mm no diâmetro são observados, em um trecho central de 150 mm de comprimento, determinar: (a) o módulo de elasticidade longitudinal (E); (b) o módulo de elasticidade transversal (G); e o Coef. de Poisson do material (ν).
Resp: E = 205 MPa; G = 70,3 MPa; ν = 0,455
O corpos-de-prova de alumínio mostrado na Figura temn diâmtero d0 = 25 mm e comprimento de referência L0 = 250 mm. Supondo que uma força de 165 kN alongue o comrpimento de referência em 1,0 mm, determinar o módulo de elasticidade. Determinar também quanto o diâmtero do corpo-de-prova contrai-se. Supor Gal = 26 GPa e σe = 440 MPa.
Desenvolvimento do exercício.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes