Buscar

Sistema de Informações Gerenciais: Visão e uma abordagem sistêmica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Sistema de Informações Gerenciais: Visão e uma abordagem sistêmica.
Nesse trabalho, serão conceituados alguns preceitos básicos sobre sistema de informações gerenciais (SIG), buscando discernir a necessidade para conhecimento geral e seu funcionamento, enfocar para consequências de utilização da tecnologia e novas estratégias e o impacto nas empresas.
1. Introdução
    Sistema de informações gerenciais apresentam-se como grande ferramenta tecnológica com capacidade de auxiliar o ambiente empresarial no que se refere ao tratamento de uma enorme gama de informações internas e externas buscando sua melhor interpretação com o menor espaço de tempo possível.
    Os sistemas de informações gerenciais corporativos estão tendo uma linha evolutiva muito rápida, característica esta imposta pela própria necessidade de mercado que se modula e se qualifica muito rapidamente, onde o sistema de informação gerencial busca sempre uma das suas principais metas que é possibilitar reunir informações capazes de serem trabalhadas conforme necessidades particular de cada usuário, criando alternativas e mecanismos novos, cada vez melhores e mais ágeis para a tomada de decisão.
    Dessa forma, nesse trabalho, serão conceituados alguns preceitos básicos sobre sistema de informações gerenciais (SIG), buscando discernir a necessidade para conhecimento geral e seu funcionamento, enfocar para consequências de utilização da tecnologia e novas estratégias e o impacto nas empresas, e também conceituar sistemas integrados e gerenciamento da informação.
2. Desenvolvimento
2.1 Definição de Sistema de Informação Gerencial
    podemos definir como sendo um processo de transformação de dados em informação. E, quando esse processo está voltado para a geração de informações que são necessárias e utilizadas no processo decisório da empresa, definimos como sistema de informações gerenciais.
    Segundo Laudon (2004), um sistema de informações pode ser definido tecnicamente como um conjunto de componentes inter-relacionados que coleta (ou recupera), processa, armazena e distribui informações destinadas a apoiar a tomada de decisão, a coordenação e controle de uma organização. Além de analisar problemas e visualizar a necessidades de tratar assuntos complexos e criar novos produtos.
2.2 Importância do Uso do Sistema de Informação Gerencial
    Dentro do contexto de um mundo globalizado, onde o domínio da informação, a rapidez de decisão podem fazer toda diferença, o sistema de informações gerenciais nos possibilita estas condições, auxiliando empresas a estender seus mercados atuantes por mais distantes que estejam, oferecendo novos produtos, uma organização de tarefas e fluxos operacionais, eficientes controle administrativo transformando radicalmente o formato antigo de gerenciamento de negócios.
2.3 Utilização da Tecnologia e Novas Estratégias
    A tecnologia é o meio pelo qual os dados são transformados e organizados para serem colocados à disposição para uso das pessoas, para esta atividade podemos citar como exemplo o hardware que é o equipamento físico de entrada de dados para o sistema, o software que sãos os programas que controlam e coordenam os componentes do hardware, tecnologias de armazenagem como fitas magnéticas e óptico armazenando meios físico de dados e programas, tecnologias de comunicação composta por diversos meios físicos que interliga diversos equipamentos e transfere dados de um local para outro como voz, dados, imagens sons e vídeos. Todo este complexo conjunto de tecnologias de infraestruturas faz parte das novas estratégias de organizações que buscam projetar e administrar cada vez melhor suas atividades produtivas.
2.4 O Impacto nas Empresas
    Para Gonçalves (1993), dentre as diversas tecnologias que tiveram forte impacto na realização do trabalho nas últimas décadas, é a informática que tem despertado maior atenção, uma vez que sua utilização é muito disseminada com possibilidade de oferecer uma gama muito grande de suportes.
    Atualmente, o impacto nas empresas está muito forte, estas organizações buscam com esta tecnologia resolver problemas organizacionais, reagir a uma mudança de ambiente frente a concorrentes, melhorar o atendimento das demandas dos clientes, a negociação com fornecedores etc. Por isso, os sistemas de informações são classificados por especialidades funcionais e pelo tipo de problemas que eles enfocam dentro da organização.
2.5 Sistema Integrados
    Todas as organizações têm dentro de suas atividades, o desenvolvimento de negócios que envolvem a realização de processos e fluxos a serem desenvolvidos desde os mais simples ao mais sofisticados dependendo do porte e segmento da empresa.
    Muitas empresas estão buscando trazer para dentro dos seus processos, sistemas integrados que também são conhecidos por sistemas de planejamento de recursos empresariais, onde a maioria destes sistemas é montado com base em funções, níveis organizacionais e processos de negócios, possibilitando ao tomador de decisão ter uma visão geral e abrangente das operações da organização.
    Os sistemas integrados modernizam e automatizam muitos processos de negócios como preencher pedido ou programar alguma demanda junto à expedição, por exemplo, assim, a informação que antes era fragmentada agora pode fluir sem preocupação com a solução de continuidade, podendo ser compartilhada em tempo real com as demais áreas que necessitam esta demanda como indústria, contabilidade, comercial, recursos humanos etc.
2.6 Gerenciamento da Informação
    As novas tecnologias exigirão novas formas de gerenciamento das informações, provocando mudanças nas gerências, diminuindo a supervisão etc.
    A tecnologia no mundo tem servido desde o início como instrumento de poder, aumentando as possibilidades humanas de manipular aquilo que lhe tem interesse e necessidade. Assim, um bom sistema de informação gerencial, pode nos dar informações rápidas, precisas, coerente e principalmente úteis a serem aplicadas, aperfeiçoando de sobremaneira o processo decisório mais acertado trazendo junto consigo um esforço de atendimento aos modelos como mensuração, posição, custo x benefício, projeções de resultados e tantas outras formas necessárias para o gerenciamento dos processos envolvidos como um todo, e isso podem ser facilitados, quando fazemos uma correta escolha por um sistema que atenda as nossas necessidades momentâneas sem esquecer-se de projetar o futuro.
3. Conclusão
    A tecnologia de informação, através do sistema de informações gerenciais, provocou uma transformação na natureza do trabalho, alterando conteúdo das tarefas, mudando a forma de controle, diminuindo o tempo de realização de atividades, aumentando qualidade e quantidades, reduzindo custos e disponibilizando ferramentas para tomada de decisão em todos os níveis.
    Vimos que existe uma grande interligação do SIG com o processo decisório, por isso é necessário se ter um processo adequado a realidade de cada organização, pois a forma de apresentação da informação pode afetar a sua utilização.
    Assim as empresas têm tratado a informação como um recurso vital, pois perceberam que isso afeta e influencia produtividade e lucratividade e facilita decisões estratégicas.
Outro fator que pode ser citado é a condição de melhorar o grau de centralização de informações tornando a organização mais independente por este compartilhamento de fluxo de informações antes centralizadas.

Outros materiais