Buscar

gabarito AV2 Metodologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1-C
2-C
3-D
4-A
5-C
1) Observe as imagens a seguir:
A pintura também é uma forma de comunicação, qualquer texto, seja ele literário ou não, é oriundo de outro, seja direta ou indiretamente. Qualquer texto que se refere a assuntos abordados em outros textos são exemplos de: 
c) Intertextualidade.
2) "[...] a língua é o principal instrumento de comunicação entre as pessoas. Ela é usada por uma sociedade com desenvoltura, prazer, segurança e isso é possível com a prática da leitura e da escrita." (web aula 2, p. 4)A partir disto, são ações próprias de quando conhecemos a língua, EXCETO:
c) Podemos inserir novas palavras, criar novos significados.
3) Entre as características próprias da língua escrita, assinale a alternativa que NÃO apresenta uma destas características:
d) Fragmentária.
4) Leia o trecho a seguir:
"[...]a primeira concepção de linguagem concebe a língua como representação do mundo e expressão do pensamento e apregoa que as pessoas que não conseguem se expressar, possivelmente, não são capazes de articular o pensamento de forma adequada, logo, não falavam/escreviam bem porque não pensavam logicamente. Seguidores dessa linha presumiram que era necessário criar regras, com o objetivo de "ditar" as normas de como falar "adequadamente", e a escola devia auxiliar nesse processo."(Web aula 2, p. 7)
O trecho se refere à primeira concepção de linguagem, e segundo esta concepção, podemos afirmar que:
a) Nesta concepção, o fato de as pessoas não serem capazes de ler/escrever pressupõe que também não pensam.
5) Analise o trecho a seguir:
"Então a linguagem não é mais mera expressão do pensamento, tampouco apenas um código, mas sim interação, na qual o outro exerce um papel fundamental, isso quer dizer que à proporção que vamos aprendendo a língua estamos interagindo e participando das mais diversas situações comunicativas." (Web aula 2, p. 8)
A qual concepção de linguagem o trecho se refere?
c) O trecho faz referência à concepção de linguagem como forma de interação.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais