Buscar

SLIDE TERAPIA COGNITIVA COMPORTAMENTAL APLICADA A INFÂNCIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TCC APLICADA A INFÂNCIA
Alunos: Ana Paula,Elvis, Higor, Laís e Michel
1
 A TCC COM CRIANÇAS
 A terapia cognitivo –comportamental é uma modalidade terapêutica desenvolvida a partir dos princípios da aprendizagem e da ciência cognitiva estabelecidos pela psicologia experimental.Seu objeto de interesse é o comportamento como tal- entendido como ações, sentimentos e cognições- e seus fatores entendidos como condições ambientais e variáveis cognitivas.
2
O autor aborda a terapia cognitivo - comportamental na infância por meio de dois enfoques distintos, porém antecedentes .
3
O autor dá ênfase nas terapia realizada com crianças focando em dois transtornos geralmente identificado na primeira infância e na adolescência :
A ansiedade de separação
Distúrbio desafiador opositivo
4
INTERVENÇÃO COGNITIVO- COMPORTAMENTAL COM CRIANÇAS 
Ao se trabalhar diretamente com crianças,é preciso considerar as especificidades desse tipo de atendimento.Ao começar pelo diagnóstico,este inclui uma ampla avaliação das fontes diversas como:
Família,escola e profissionais que lidam com a criança( fonoaudiólogos,pediatras,professores particulares).
Método da entrevista com os pais;
Observação da criança na sessão,em casa e na escola.
Monitoramento das atividades diárias: desenhos,redações e inventários.
Outro aspecto a considerar é a linguagem,a fala terapêutica que deve ser mais clara possível .
 buscando demonstrar seu papel,facilitando a comunicação.
 É de suma importância que a criança se sinta respeitada e quanto ao sigilo profissional e a importância das sessões de orientação dos pais. 
6
 Para se trabalhar com crianças você deve sempre estar a par do seu nível desenvolvimento cognitivo.Sua capacidade de entendimento do modelo cognitivo,bem como o emprego das técnicas de reestruturação cognitiva que variam de acordo com o desenvolvimento da criança.Técnicas comportamentais são mais usadas em crianças menores.Porque ainda não possuem a capacidade de abstração.
 Para facilitar o entendimento do modelo cognitivo e ajudar a criança a adquirir habilidades de reestruturação cognitiva é adaptado materiais usados no tratamento de adultos como: 
Modelos de avaliação de sentimentos e pensamentos.
 É importante lembrar que o trabalho do terapeuta, quando ensina a criança é reestruturar seus pensamentos,deve se basear no empiricismo colaborativo no método socrático.
 Roteiro das Perguntas 
Existem outras maneiras de ver o que aconteceu?
Estou esperando o pior acontecer?
Como posso ter certeza que isto vai acontecer?
E se acontecer? 
Como você vai agir diante do problema?
 ANSIEDADE DE SEPARAÇÃO
A. Ansiedade inapropriada e excessiva em relação ao nível de desenvolvimento, envolvendo a separação do lar ou de figuras de vinculação, evidenciada por três (ou mais) dos seguintes aspectos:
 (1) sofrimento excessivo e recorrente frente à ocorrência ou previsão de afastamento de casa ou de figuras importantes de vinculação
(2) preocupação persistente e excessiva acerca de perder, ou sobre possíveis perigos envolvendo figuras importantes de vinculação
(3) preocupação persistente e excessiva de que um evento indesejado leve à separação de uma figura importante de vinculação (por ex., perder-se ou ser sequestrado)
.(4) relutância persistente ou recusa a ir para a escola ou a qualquer outro lugar, em razão do medo da separação
(5) temor excessivo e persistente ou relutância em ficar sozinho ou sem as figuras importantes de vinculação em casa ou sem adultos significativos em outros contextos...
B. A perturbação tem uma duração mínima de 4 semanas. 
C. A perturbação inicia antes dos 18 anos. 
D. A perturbação causa sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, acadêmico (ocupacional) ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.
 E. A perturbação não ocorre exclusivamente durante o curso de um Transtorno Invasivo do Desenvolvimento, Esquizofrenia ou outro Transtorno Psicótico e, em adolescentes e adultos, não é melhor explicada por Transtorno de Pânico Com Agorafobia.
 
 Treino em relaxamento
Trata-se de uma técnica valiosa para o tratamento da ansiedade.
 Reestruturação cognitiva
O terapeuta trabalha no sentido de modificar interpretações distorcidas dos eventos ambientais,afim de construir uma nova base de enfrentamento das situações ansiogênicas .
 TREINO DE SOLUÇÕES DE PROBLEMAS
 Tem como objetivo capacitar a criança a agir de forma mais adaptativamente diante das situações de conflito.
 REFORÇO POR CONTIGÊNCIAS
Deriva-se dos princípios do condicionamento operante,segundo os quais resposta do meio a um determinado comportamento determinam quando tal comportamento será ou não emitido.
 MODELAÇÃO 
 Para Bandura, a aprendizagem acontece por meio da observação dos comportamentos e são aprendidos através da observação e imitação de um modelo – modelação. Nesta perspectiva ocorre a aquisição de padrões de resposta autonômica cognitivas que dependendo do incentivo podem ser reproduzidas ou imitadas dependendo do reforço.
 EXPOSIÇÃO
 Esta estratégias inclui a inundação e a exposição gradual.Ambas podem ocorrer por imaginação ou ao vivo.
Ex: Criança com ansiedade de separação
 RELATO DE CASO: Paulo 
 TRANSTORNO DESAFIADOR OPOSITIVO 
 Crianças que desafiam de forma contínua e exagerada se comparada a outras crianças com a mesma a mesma idade.As crianças com esse transtorno causam perturbação para aqueles ao seu redor,e entram em conflito com as normas sociais ou figuras de autoridade.
 De acordo com DSM –IV tem que haver por pelo menos seis meses de comportamento negativista,desafiador,desobediente e hostil em relação aquelas crianças que apresentam a mesma idade .
O desenvolvimento do transtorno está relacionado á psicopatologia de pelo menos um dos pais (ex: transtorno de personalidade antissocial, transtorno de humor, relacionado á substância,transtorno de conduta) e problemas conjugais APA,1995,P.91).
 Participação dos pais no tratamento do( TOD)
 Envolvimento dos pais no tratamento para juntos compreenderem o problema que inclui o contexto familiar .
 Realizar entrevistas,identificar características importantes dos pais : depressão,isolamento social e problemas conjugais ;
 Levar aos membros do contexto familiar a reconhecer a gravidade da disfunção da criança ou da família ;
 Informar que a prioridade não é o tratamento cognitivo-comportamental, mas a garantia da segurança da criança(presença de abuso físico,sexual ou de substâncias ou ainda comportamento eminentemente suicida).
 
A avaliação inclui recursos para:
 
 Lidar com problemas da criança,como habilidades de comunicação,capacidade de solucionar problemas e negociar autocontrole do próprio comportamento impulsivo.
 Reconhecimento de crenças dos pais em relação ao seu próprio comportamento (pais que sofreram uma disciplina rígida na infância consideram ser necessário ser diferentes dos pais e por isso não impõem qualquer disciplina).
 O papel da disciplina coercitiva no comportamento excessivamente desobediente
 Existem vários modelos que se aplicam o padrão desobediente e hostil do comportamento infantil e envolvem diferentes formas de intervenção terapêutica.
 Um dos recursos mais empregados pela TC é o manejo de contingências:
 comportamentos adequados devem ser reforçados e os inadequados ignorados.
 Como reforçar?
 Existem dois tipos de reforço:
 Primário: de necessidades biológicas
Secundário: São os que foram associados (um pouco antes ou simultaneamente) ao reforço primário com intuito de promover a aprendizagem.
 
Como usar a punição?
 Assim como o reforço ela deve
ser emitida logo após a resposta inadequada, sendo precedida por sinal de alerta. 
 
Quando usar a Punição?
 
Só deve ser usada com comportamentos-problemas muito intensos e muito frequentes.
 Pode produzir efeitos indesejados como: esquiva e fuga de estímulos punitivos.
 Como ensinar regras aos filhos? Pelas regras as crianças aprendem em que condições devem ser emitidos certos comportamentos.Algumas dicas de formulação de regras são:
Porque ensinar regras aos filhos? Porque as regras funcionam como um sistema autorregulador.
E as crianças precisam saber as razões pelas quais estão sendo punidas.
 O papel dos componentes intrapessoais e interpessoais no comportamento excessivamente desobediente.
Uma maneira de conceber a etiologia dos problemas de infância é o “modelo recíproco.”Esse modelo foi empregado inicialmente para compreender a depressão mas depois foi aplicado a outras patologias representando uma ampliação da terapia cognitiva de enfoque individual para o enfoque familiar .O conceito central é a da inter- relação recíproca presente na entre cognição,afeto e comportamento e ambiente que atua de maneira interpessoal e intrapessoal.
 
 REFERÊNCIAS
 
 RANGÉ, Bernard. Psicoterapias cognitivas comportamentais.1 ed.Porto Alegre :Artmed ,2011.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais