Buscar

A síndrome de Founier

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

SÍNDROME DE FOUNIER
A síndrome de Founier, também conhecida como gangrena de Founier, caracteriza-se por uma infecção aguda dos tecidos moles do períneo, com presença de celulite necrotizante secundária e bactérias anaeróbicas ou gram-negativas.
Esta doença foi relatada pela primeira vez no ano de 1764 por Baurienne, e recebeu esse nome em homenagem ao urologista francês Jean Alfred Founier que descreveu com detalhes a síndrome em trabalhos publicados nos anos de 1863 e 1864.
A síndrome de Founier pode estar ligada a fatores predisponentes, como alcoolismo, diabetes mellitus, trauma mecânico, procedimentos cirúrgicos, pacientes imunossuprimidos, infecções do trato urinário ou perianais, dentre outros.
Os sintomas evidenciam edema e eritema escrotal doloroso súbito em pacientes sem qualquer queixa, escurecimento do tecido epitelial, progredindo para gangrena, com odor fétido e enfisema subcutâneo no local. Neste momento, ocorre uma melhora da dor, devido ao acometimento dos nervos, o que torna o quadro ainda mais complicado. O paciente também apresenta febre e um quadro grave de toxiinfecção, onde o paciente passa a apresentar náusea, vômito, taquipnéia e alterações mentais.
O tratamento baseia-se na utilização de antibióticos de amplo espectro, que atacam bactérias anaeróbicas e gram-negativas. O procedimento cirúrgico é indispensável, bem como o tratamento da etiologia quando há a evolução da doença. Outras terapias inclusas são a oxigenoterapia hiperbárica e os triglicerídeos de cadeia média, como, por exemplo, o óleo de girassol.
As intervenções gerais da enfermagem incluem:
Observação rigorosa para sinais de sepse (temperatura elevada, frequência cardíaca aumentada, pressão de pulso alargada e pele ruborizada e seca nas áreas não afetadas);
Controle geral das intervenções clínicas e cirúrgicas;
Observar o surgimento de novas áreas de necrose e sinais de infecção no local;
Curativo conforme necessidade;
Prevenir trauma devido à extensão do local da lesão;
Orientar paciente e/ou família a respeito da patologia, sobre a prevenção de trauma e proteção para evitar reinfeccção.
Referência bibliográfica:
http://www.infoescola.com/doencas/sindrome-de-fournier/
A Síndrome de fournier é uma fasciíte necrotizante de evolução rápida e progressiva, podendo levar o paciente à morte caso não tenha diagnóstico rápido e cuidados imediatos, originando-se a partir de uma pequena área afetada, que pode adquirir proporções enormes. Portanto, é importante que se obtenha conhecimento adequado sobre tal patologia e de uma interatividade multidisciplinar, para que se tenha um sucesso terapêutico.

Outros materiais