Buscar

Av 1 História da Lingua Portuguesa

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1) Observe a imagem abaixo:
Disponível em: < https://en.wikipedia.org/wiki/Rasmus_Rask>. Acesso em: 27 jul. 2017.
Rasmus Rask foi considerado o primeiro estudioso a realizar progressos na técnica da comparação histórica. Sobre esse estudioso, assinale a alternativa correta: 
Alternativas:
	a) O estudioso descobriu o grupo de línguas que viriam a ser chamadas mais tarde de família indo-eurdopeia ou indo-germânica.
	b) Rask foi considerado o precursor do método Neogramático, responsável por construir uma teoria explicativa da mudança.
	c) Os estudos de Rask visavam somente à perspectiva sincrônica, ou seja, buscava descrever as línguas vivas, sem considerar sua historicidade.
	d) As investigações realizadas por Rask baseavam-se na comparação e aproximação de palavras cuja concordância é incerta.
	e) Embora as pesquisas desenvolvidas por Rask tenham tido bastante relevância, o estudioso não produziu nenhuma obra com os resultados de suas investigações.
3) Observe a imagem abaixo:
Disponível em: < http://praetece-ce.blogspot.com.br/2015/08/livro-linguistica-historica-carlos.html> . Acesso em: 27 jul. 2017.
Essa imagem apresenta a capa do livro Lingüística Histórica: uma introdução ao estudo da história das línguas, de autoria de Carlos Alberto Faraco. Em relação à Linguística Histórica, analise as afirmativas a seguir:
I.Um dos objetivos da Linguística Histórica, por meio da Gramática História, é prescrever a forma correta de falar e escrever.
II.A Linguística Histórica visa descrever os diferentes processos de mudança na história de uma língua ou família de línguas. 
III.Faz parte dos objetivos da Linguística Histórica a construção de hipóteses explicativas para os fenômenos encontrados, com base em quadros teóricos definidos.
IV.A Linguística Histórica nasceu no final do século XVIII e é dividida em dois períodos: o da publicação do manifesto dos neogramáticos e o período de formação e consolidação do método comparativo. 
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
	a) apenas I e II.
	b) apenas III e IV.
	c) apenas I, II e III.
	d) apenas II, III e IV.
	e) apenas IV. 
7) Atualmente, boa parte dos estudos diacrônicos ocupa-se em estudar a evolução da língua ao longo do tempo. Antes disso, porém, as investigações históricas eram realizadas tendo em vista diferentes linhas de pesquisa. Uma delas era a chamada Gramática Comparativa. "Essa abordagem dos fenômenos da linguagem surgiu a partir da constatação da grande semelhança do sânscrito, língua antiga da Índia, com o latim, com o grego e com uma grande quantidade de línguas europeias"
MARTELOTTA, Mário Eduardo (org.). Manual de Linguística. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2011.
Analise as afirmativas a seguir
I)Para os comparativistas não existia regularidade em relação às mudanças da língua.
II)O principal objetivo dos comparativistas era a criação de Gramáticas Gerais.
III) A Gramática Comparada tem como objetivo estabelecer correspondências entre línguas para poder estabelecer suas relações de parentesco.
IV) Os resultados dos estudos realizados pelos comparatistas levaram à conclusão de que não existe parentesco entre as línguas.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
	a) Apenas I e II.
	b) Apenas III e IV.
	c) Apenas IV.
	d) Apenas III.
	e) Apenas II. 
8) Leia o excerto a seguir:
Diz-se Latim Clássico a língua escrita, cuja imagem está perfeitamente configurada nas obras dos escritores latinos. Caracteriza-se pelo apuro do vocabulário, pela correção gramatical, pela elegância do estilo, numa palavra, por aquilo que Cícero chamava, com propriedade, a urbanitas. [...]. Chama-se Latim Vulgar o Latim falado pelas classes inferiores da sociedade romana, inicialmente e depois de todo o Império Romano. Nestas classes estava compreendida a imensa multidão das pessoas incultas que eram de todo indiferentes às criações do espírito, que não tinham preocupações artísticas e literárias, que encaravam a vida pelo lado prático, objetivamente. 
COUTINHO, Ismael de Lima. Pontos de Gramática Histórica. 6ª Ed. Rio de Janeiro: Livraria Acadêmica, 1974.
Sobre a origem da língua portuguesa, analise as afirmativas e marque V (verdadeiro) ou F (falso). 
(V) A língua portuguesa teve origem na modalidade vulgar do latim, a qual era falada pelas classes inferiores da sociedade romana.
(F) A língua portuguesa teve origem na modalidade clássica do latim, a qual era falada pelas classes inferiores da sociedade romana.
(F) A língua portuguesa teve origem na modalidade clássica do latim, a qual se caracteriza pelo apuro do vocabulário, pela correção gramatical, pela elegância do estilo. 
(F) A língua portuguesa, desde a Península Ibérica, nunca sofreu influência de outras línguas, nem mesmo no vocabulário. 
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
	a) F – F – F – F
	b) F – V – F – F
	c) V – F – F – V
	d)V – F – F – F
	e) F – F – V – V 
9) Leia o excerto a seguir:
Os Neogramáticos caminhavam na direção diametralmente oposta dos gramáticos comparados. As mudanças das línguas não correspondem aos processos de uso, mas através da modificação interna. Estudam-se as transformações que se estende sobre um tempo determinado. 
Falando em Linguística. Os Neogramáticos. Disponível em: http://falandoemlinguistica.blogspot.com.br/2010/09/os-neogramaticos.html. Acesso em: 27 jul. 2017
Com relação aos estudos da Neogramática, analise as afirmativas e marque V (verdadeiro) ou F (falso). 
( F) Os neogramáticos tinham como principal objetivo descobrir uma língua da qual todas as outras de uma mesma família seriam originárias, ou seja uma protolíngua. 
( F) O interesse dos neogramáticos era o de realizar uma relação das mudanças ocorridas de uma língua para outra.
(v) Os neogramáticos visavam a construção de uma teoria explicativa das mudanças. 
(v) Para os neogramáticos, as variações entre línguas se davam em função da existência de leis de evolução fonética 
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
	a)V – V – V – V
	b)V – V – F – F
	c)F – F – V – V
	d)F – V – F – V
	e) V – F – V – F

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais