Buscar

Av2 - Bioquímica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fechar
	1a Questão (Ref.: 201301468750)
	
	Sabe-se que 1 g de lipídio libera 9 kcal contra 4 kcal liberadas por 1 g de glicídio. A frase releva a função lipídica de caráter:
		
	 
	Redutora
	 
	Energética
	
	Hormonal
	
	Anti-oxidante
	
	Estrutural
	2a Questão (Ref.: 201301539218)
	
	O colágeno do tecido conjuntivo, as queratinas dos cabelos, as esclerotinas dos tegumentos dos artrópodes a conchiolina das conchas de moluscos, a fibrina do soro sanguíneo e a miosina dos músculos são exemplos de proteínas:
		
	 
	fibrosas
	
	terciárias
	 
	primárias
	
	globulares
	
	filamentadas
	3a Questão (Ref.: 201301468738)
	
	Em relação à estrutura e funções das proteínas, assinale a afirmativa correta:
		
	
	As proteínas são formadas pela união de monossacarídeos
	 
	As enzimas são catalisadores biológicos que aceleram reações químicas
	
	A desnaturação protéica acarreta no rompimento das ligações peptídicas
	
	As proteínas são insensíveis à mudanças de pH e temperatura
	
	Proteínas são moléculas que desempenham somente papel estrutural nas células.
	4a Questão (Ref.: 201301477726)
	
	Em indivíduos etilistas crônicos, o metabolismo do álcool etílico (etanol) desencadeia um aumento na quantidade de nicotinamida adenina dinucleotídeo reduzida (NADH+) hepática e na relação NADH+ H+/NAD+, inibindo, assim, a beta-oxidação dos ácidos graxos que ao chegarem ao fígado, tanto provenientes da dieta quanto da mobilização do tecido adiposo (lipólise), são reesterificados com o glicerol para formar os triglicerídeos. Dessa forma, os profissionais de saúde ao detectarem, através da palpação, o aumento no tamanho do fígado (hepatomegalia) em pacientes etilistas crônicos devem associar esse achado clínico com que tipo de degeneração hepática?
		
	
	Hepatite.
	 
	Esteatose hepática.
	
	Acúmulo de água.
	
	Necrose gordurosa enzimática.
	
	Cirrose Hepática.
	5a Questão (Ref.: 201301586836)
	
	Os ________ são capazes de sintetizar proteínas de fontes inorgânicas de nitrogênio, mas os _________ não possuem essa capacidade, razão pela qual necessitam de alimentos ricos em ___________ e ____________.
		
	
	Animais , vegetais, proteínas e aminoácidos
	
	Vegetais, animais, proteínas e glicose.
	 
	Vegetais, animais, proteínas e aminoácidos.
	 
	Animais, fungos, aminoácidos e lipídeos.
	
	Animais, vegetais, aminoácidos e glicose .
	
6a Questão (Ref.: 201301473555)
	
	Enquanto NAD+ e FAD+ são importantes por propiciarem a oxidação de moléculas e a geração de energia, o NADPH é importante, pois propicia o poder redutor para a síntese de ácidos graxos. NADPH é regenerado através dos processos da via das pentoses fosfato. Com relação a este processo é correto afirmar que, exceto:
		
	 
	É muito intensa no fígado, adipócitos e glândulas adrenais onde ocorre intensa síntese de lipídeos.
	 
	É uma rota metabólica fundamental para a formação de ribose-5- fosfato, um importante constituinte dos nucleotídeos.
	
	O saldo liquido deste conjunto de reações para o consumo de uma glicose-6-P é a formação de duas frutose-6-P e um gliceraldeido-3-P.
	
	
	 
	E um desvio do processo glicolitico.
	
7a Questão (Ref.: 201301477753)
	
	Em laboratório, foram purificadas quatro substâncias diferentes, cujas características são dadas a seguir: A. Polissacarídeo de reserva encontrado em grande quantidade no fígado de vaca. B. Polissacarídeo estrutural encontrado em grande quantidade na parede celular de células vegetais. C. Polímero de nucleotídeos compostos por ribose e encontrado no citoplasma. D. Polímero de aminoácidos com alto poder catalítico. As substâncias A, B, C e D são, respectivamente:
		
	
	glicogênio, celulose, DNA, vitamina
	
	amido, celulose, RNA, quitina
	
	amido, pectina, RNA, proteína
	
	glicogênio, hemicelulose, DNA, vitamina.
	 
	glicogênio, celulose, RNA, proteína
	
8a Questão (Ref.: 201301479497)
	
	Se um músculo da perna de uma rã for dissecado e mantido em uma solução isotônica em recipiente hermeticamente fechado, o músculo é capaz de se contrair algumas vezes quando estimulado, mas logo deixa de responder aos estímulos. No entanto, se a solução for arejada, o músculo readquire a capacidade de se contrair quando estimulado. A explicação para o fenômeno é que o ar fornece o gás:
		
	 
	Oxigênio, necessário à oxidação da miosina e da actina que se unem na contração.
	
	Nitrogênio, necessário à transmissão do impulso nervoso ao músculo.
	
	Dióxio de carbono, necessário à respiração celular da qual provém a energia para a síntese dos miofilamentos.
	
	Nitrogênio, necessário à síntese dos aminoácidos componentes da miosina.
	 
	Oxigênio, necessário à respiração celular da qual provém a energia para a contração.
	
9a Questão (Ref.: 201301519663)
	
	O Ciclo de Krebs representa um intermediário metabólico importante no processo de obtenção de energia a partir dos alimentos. Trata-se de um conjunto de reações, que se inicia com a junção do oxaloacetato com o Acetil-CoA, para a formação do citrato. Este último passa por reações nas quais perde átomos de carbono e hidrogênio, até a formação novamente de oxaloacetato. Nesse ínterim, há a redução de moléculas de NAD+, que vão participar da cadeia fosforilativa. Acerca do metabolismo em questão, responda: por que este metabolismo faz parte do chamado processo aeróbio de formação do ATP (ou seja, dependente do oxigênio)?
		
	
Resposta: Sem o oxigênio esse processo não poderia ser realizado.
	
Gabarito:
O aluno deve dizer que o metabolismo em questão faz parte do metabolismo aeróbio, pois o oxigênio é imprescindível para o constante funcionamento da cadeia fosforilativa, nas cristas mitocondriais. Sem oxigênio para receber o par de elétrons na cadeia de citocromos, toda a cadeia fica impossibilitada de transportar outros pares de elétrons de outros NAD's reduzidos. O acúmulo de NAD's reduzidos (transportando os prótons hidrogênio) impossibilitará a continuação das reações do ciclo de Krebs, que justamente tem a função de reduzir NAD's.
	
10a Questão (Ref.: 201301524077)
	
	Recém-nascido de baixo peso desenvolveu hipoglicemia transitória, uma hora após o parto, que foi corrigida através da administração de soro glicosado. A mãe, de 18 anos e visivelmente desnutrida, relatou que não realizou pré-natal e não se alimentou adequadamente durante a gestação. A avaliação do estado nutricional de gestantes realizada durante o pré-natal é imprescindível para garantir o adequado desenvolvimento fetal. Os nutrientes da dieta materna são transferidos através da placenta, para o feto. Com relação à manutenção da glicemia fetal, é importante destacar que durante o desenvolvimento intra-uterino, o feto obtém glicose de forma exógena a partir da circulação placentária. Dessa forma, as carências nutricionais na dieta das gestantes desencadearão prejuízos na formação e no desenvolvimento fetal. Dentro desse contexto, relacione a desnutrição materna com o baixo peso e com a hipoglicemia do recém-nato evidenciando o papel do fígado na manutenção da homeostase da glicose sanguínea.
	
	
	
Gabarito: Em virtude da desnutrição materna o feto não conseguiu armazenar adequadamente glicogênio no músculo e principalmente no fígado responsável pela manutenção da glicemia após o nascimento. Após o nascimento, a manutenção da glicemia do recém-nato se dá primeiramente através da glicogenólise hepática e, depois, através da gliconeogênese hepática. Além disso, o feto não teve um ganho de peso satisfatório e a carência de massa muscular adequada não proporcionou um suprimento suficiente de aminoácidos para a gliconeogênese hepática.

Outros materiais