Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO 3 TEC DA CONSTRUÇÃO

Prévia do material em texto

AVALIANDO APRENDIZADO 3 TEC DA CONSTRUÇÃO
	1a Questão (Ref.: 201501478616)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O controle de qualidade das diversas etapas do processo construtivo é fundamental para garantir a segurança e a durabilidade das edificações. Nesse sentido, com relação aos materiais de construção, é importante realizar verificação visual e ensaios experimentais, como forma de garantia das propriedades exigidas. A verificação visual, dada a facilidade de execução, é a mais comum e engloba as seguintes atividades: contagem, verificação de cor, data de fabricação e validade, homogeneidade e outras características superficiais. Considerando a verificação visual de alguns materiais de construção, analise as afirmações que se seguem.
I. As barras de aço para a estrutura de concreto armado, quando verificada a existência de oxidação em excesso, ocasionando redução da sua bitola original, não são liberadas para a produção, devendo ser devolvidas ao fornecedor para reposição.
II. A coloração do agregado miúdo (areia) deveser inspecionada, em cada caminhão, por meio de comparação com mostruário criado na obra, utilizando-se amostras retiradas de entregas anteriores. As areias de coloração muito escura podem indicar contaminação com matéria orgânica. A quantidade do material deve ser conferida, por meio de cubagem da caçamba do caminhão.
III. As argamassas industrializadas para revestimentos e assentamentos devem ser verificadas de modo a evitar sacos úmidos, rasgados, furados e com argamassa empedrada. Os sacos que apresentarem algum desses problemas devem ser separados e identificados para imediata utilização. A quantidade do material deve ser conferida por meio da pesagem dos sacos.
IV. Em relação às telhas cerâmicas, deve-se verificar a existência de peças trincadas, irregulares, empenadas ou furadas. As peças que apresentarem algum desses defeitos não devem ser liberadas para produção. A quantidade de peças por tipo deve ser conferida por meio da contagem.
É correto apenas o que se afirma em
		
	 
	I, II e IV.
	
	I e II.
	
	II, III e IV.
	
	III e IV.
	
	I e III
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201501478698)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A figura abaixo mostra a modulação de uma obra em alvenaria estrutural. Assinale a opção que apresenta os elementos estruturais indicados pelos números 1, 2, 3 e 4, respectivamente
. 
		
	 
	D Laje treliçada, verga, contraverga e cinta de amarração.
	
	Cinta de amarração, contraverga, verga e laje treliçada.
	
	Laje treliçada, contraverga, verga e cinta de amarração.
	
	Cinta de amarração, verga, contraverga e laje treliçada.
	
	Cinta de amarração, laje treliçada, verga e contraverga.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201501478697)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O projeto e o dimensionamento de escadas envolvem alguns cálculos com base na distância disponível para seu desenvolvimento e na altura a ser vencida. Além disso, existem cálculos visando o conforto do passo, com a otimização da altura de um degrau (espelho) e de sua profundidade (piso ou base). A fórmula utilizada para o cálculo de degraus confortáveis é a de Blondel, segundo a qual a soma de dois espelhos com o piso (ou base do degrau) deve-se situar entre 63 cm e 64 cm, inclusive. 
2h+p >= 63
2h+p <= 64
Definido o valor dos pisos e calculada, pela fórmula, a zona de conforto para os espelhos, pode-se encontrar o número de degraus necessários para vencer a altura total e ajustar o valor final dos espelhos.
O desenho acima mostra a planta de uma escada calculada e otimizada pela fórmula de Blondel para vencer uma altura de 2,38 m.
Com base nessas informações, é correto afirmar que essa escada terá:
 
		
	
	forma de L, 12 degraus e dois patamares, ascendente no sentido da seta.
	
	forma de U, 13 degraus e espelho de 18,30 cm.
	
	forma de caixa, 13 degraus e um patamar intermediário de 1,50 m.
	 
	forma de U, 14 degraus com piso de 30 cm e espelho de 17 cm.
	
	forma de caixa, 14 degraus com piso de 12,5 cm, descendente no sentido da seta.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502250323)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(FCC, 2009) Um tanque, com formato retangular medindo 13,00 m × 6,00 m e profundidade de 2,00 m, deve ser revestido com argamassa. O volume de argamassa necessário para revestir esse tanque, considerando a espessura média do revestimento de 15 mm, é de
		
	
	2,16 m³.
	
	2,47 m³.
	
	2,20 m³.
	
	2,00 m³.
	 
	2,31 m3.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502250319)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Pisos cerâmicos podem ser assentados com argamassa de cimento e areia. Para prevenir a ocorrência de problemas, é recomendável:
		
	
	o assentamento com observação de folgas, de 1 a 3 mm, entre as peças cerâmicas, em função da localização, interna ou externa, do piso.
	 
	A cada peça deve haver uma junta mínima de 1,5mm.
	
	a adoção de juntas de movimentação longitudinais e/ou transversais, para os pisos internos com área igual ou superior a 50 m².
	
	o emprego de argamassas mais rígidas, com maiores teores de cimento, garantindo a maior aderência para o piso cerâmico.
	
	a solidarização entre o piso cerâmico e as paredes laterais e pilares, evitando movimentações diferenciadas entre o piso e esses elementos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes