Buscar

15 ST DP5X Instruções

Prévia do material em texto

REPARK-BR TESTE DE PASSAR DE SENTADO PARA DE PÉ 5 VEZES (ST-DP5)
INSTRUÇÕES 
	O teste ST-DP5X é uma medida rápida de equilíbrio que auxilia a identificação de pacientes com risco de quedas. O tempo necessário para levantar de uma cadeira de 43 cm é medido. O ST-DP5X é recomendado para avaliar o equilíbrio de indivíduos com DP durante a realização de transferências, em combinação com o Pushand Release Test. Ele não é capaz, no entanto, de dar informações detalhadas da limitação do equilíbrio durante atividades relacionadas à marcha e durante o equilíbrio estático (WHITNEY et al. 2005; DUNCAN et al. 2011). Um tempo de realização do STDP5X maior que 16 segundos é considerado um ponto de corte para o risco de quedas em indivíduos com DP (DUNCAN et al. 2011). Além disso, o STDP5X é uma medida de mobilidade funcional, que auxilia a identificação de uma insuficiente resistência e potência muscular de MMII (WHITNEY et al. 2005; DUNCAN et al. 2011)
Para realização do Teste dePassar de Sentado para de Pé 5 vezes, será necessário possuir os seguintes equipamentos:
- cronômetro;
- cadeira sem apoio de braços, com altura entre 43-45 cm.
Instrução Geral:
- Paciente sentado com os braços cruzados sobre o tronco, com as costas apoiadas na cadeira; garanta que ele fique em 90º de flexão de quadril, aproximadamente.
- Certifique que a cadeira está segura;
- Demonstre o movimento para garantir que o paciente entendeu as instruções;
- O registro do tempo é iniciado a partir do comando “VÁ!” e termina quando o paciente encostar as nádegas na cadeira na quinta repetição.
- A inabilidade de completar as cinco repetições sem assistência ou o uso dos MMSS indica que o paciente não conseguiu realizar o teste.
- Não converse com o paciente durante o teste (pode reduzir a velocidade do paciente).
Instruções para o paciente: “Eu quero que você levante e sente na cadeira cinco vezes o mais rápido possível quando eu disser VÁ! Levante-se completamente durante todas as repetições, esticando completamente suas pernas e não encoste suas costas no encosto da cadeira durante a realização do teste”.

Outros materiais

Perguntas Recentes