Buscar

avaliando IED 2017.2 4

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Código de referência da questão.1a Questão (Ref.: 201709232785)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Trata-se de uma escola do Direito Positivo na França pós-revolucionária, responsável pelo primeiro movimento de codificação na Europa do século XIX. Acreditavam que a lei poderia ser sistematizada em códigos, sem lacunas e com pretensão de atemporalidade. Estamos falando da Escola do(a):
	
	
	
	Pandectismo
	
	Normativismo de Kelsen
	 Certo
	Exegese
	
	Positivismo Jurídico
	
	Jurisprudência Analítica
	
	
	
	 Código de referência da questão.2a Questão (Ref.: 201709418461)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Segundo a doutrina do Jusnaturalismo, o homem, para se conduzir na sociedade, prescinde da intervenção estatal ditando regras de comportamento, tendo em vista que, em sendo um ser justo por natureza, rege-se por sua própria consciência, atendendo a uma vontade suprema de ordem divina. Nesse contexto, tem-se como características direito natural:
	
	
	 Errado
	Não escrito, temporal, imutável e formal
	
	Universal, racional e formal
	 Certo
	Universal, racional, informal e atemporal
	
	Não escrito, atemporal, mutável e informal
	
	Hierárquico, racional e informal
	
	
	
	 Código de referência da questão.3a Questão (Ref.: 201709526082)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre os diversos ramos do Direito, marque a opção incorreta.
	
	
	 Certo
	O Direito Previdenciário é um ramo do direito privado que disciplina um conjunto de normas, que tem por objetivo solucionar os conflitos de leis entre ordenamentos jurídicos diversos, no plano internacional, indicando a lei competente a ser aplicada.
	
	Todos os enunciados acima estão corretos.
	
	O Direito Civil é um ramo do direito privado, composto por um conjunto de normas que regulam as relações entre pessoas privadas, a capacidade das pessoas, a família, a propriedade, consagrando-a com reino individual.
	
	O Direito Processual é um ramo do direito público que disciplina um conjunto de normas que reúne os princípios e normas que dispõe sobre os atos judiciais tendentes à aplicação do direito aos casos concretos.
	
	O Direito Constitucional é um ramo do direito público que dispõe sobre a estrutura do Estado, define a função dos seus órgãos e estabelece as garantias fundamentais da pessoa.
	
	
	
	 Código de referência da questão.4a Questão (Ref.: 201709561315)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A Professora Raquel Hogemann afirma que "várias ciências auxiliam o Direito em sua interpretação e aplicação na prática do dia a dia forense" e complementa "há ciências sem as quais o Direito não pode ser estudado, na medida em que são facilitadoras da origem, da aplicação e de sua criação" (2013, p. 16). Sobre essas ciências aponte a assertiva correta.
	
	
	
	A Psicologia jurídica, que se preocupa em identificar a essência do direito para defini-lo visando a sua aplicação de acordo com a valoração ética da sociedade, representa o poder ser.
	 Certo
	A Sociologia jurídica, que estuda a o direito vivo em sociedade, o direito aplicado segundo a vontade dos homens, considerando o ser.
	
	A Ciência do Direito estuda os fenômenos mentais que são juridicamente relevantes, com o intuito de facilitar o trabalho do legislador e do intérprete do Direito.
	 Errado
	A História do Direito se preocupa com o dever ser, com a interpretação e aplicação da norma jurídica na vida em sociedade, seu objeto de estudo é o direito como fato social.
	
	A Filosofia do Direito tem por finalidade a pesquisa e a análise dos institutos jurídicos do passado, permitindo o estudo das transformações da sociedade, rupturas e permanências dos institutos jurídicos ao longo dos tempos.
	
	
	
	 Código de referência da questão.5a Questão (Ref.: 201709475086)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sobre a Teoria Pura do Direito, assinale a alternativa CORRETA:
	
	
	
	A ordem jurídica, para Kelsen, formaria uma pirâmide normativa sem hierarquização, onde cada norma se fundamentaria em outra e a chamada Norma Fundamental seria aquela que legitimaria toda a estrutura normativa.
	 Certo
	Hans Kelsen adotou uma ideologia essencialmente normativista , afastando os juízos de valor, apartando a ideia do Direito Natural.
	
	Formulada pelo jurista austríaco Hans Kelsen, autor positivista do direito, a Teoria Pura reduz a expressão do direito a um só elemento: o valor jurídico.
	 Errado
	As normas jurídicas formariam uma pirâmide apoiada em seu vértice. A graduação é a seguinte: lei, Constituição, sentença e atos de execução ou atos normativos.
	
	Hans Kelsen acreditava que o estudo do Direito deveria ser realizado de forma sistemática e metodológica, sendo o valor moral o elemento mais importante para a concepção da norma jurídica.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais