Buscar

Fundamentos avaliando 2017.2 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Código de referência da questão.1a Questão (Ref.: 201709066349)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sobre a Socialização, são corretas as assertivas abaixo, com exceção de : (MOURA, 2013, p.24)
	
	
	 Certo
	Socialização é o ato ou efeito de socializar, ou seja, de tornar social, fazendo o ser individual se impor sobre o ser social.
	
	É o processo pelo qual o indivíduo é integrado numa sociedade desenvolve o sentimento coletivo da solidariedade social e do espírito de cooperação, adquirindo os hábitos que o capacitam para viver numa sociedade.
	
	Socialização é o ato ou efeito de socializar, ou seja, de tornar social, fazendo o ser social se impor sobre o ser individual.
	
	Socialização significa aprendizagem ou educação, no sentido mais amplo da palavra, aprendizagem essa que começa na primeira infância e só termina com a morte doa pessoa.
	 Errado
	É a extensão de vantagens particulares, por meio de leis e decretos, à sociedade inteira. É o processo de integração dos indivíduos em um grupo.
	
	
	
	 Código de referência da questão.2a Questão (Ref.: 201708673977)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As ciências sociais diferem de maneira significativa das ciências naturais. Observe as afirmativas abaixo e indique 1 quando a afirmativa se refere as ciências sociais e 2 quando se refere as ciências naturais: ( ) Estudam fenômenos complexos. ( ) Estudam fatos recorrentes e sincrônicos ( ) A interação entre sujeito e objeto leva a interpretações. ( ) Estudam fenômenos divisíveis em laboratórios Assinale a alternativa que contém a sequência certa
	
	
	
	2, 1. 2. 1
	
	1, 1, 2, 2
	
	2, 1, 1, 2
	 Certo
	1, 2, 1, 2
	
	
	
	 Código de referência da questão.3a Questão (Ref.: 201709110759)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os valores permeiam as pesquisas sociais, tornando-se muito difícil evitá-los, uma vez que, como diz Pedro Demo, ao contexto da pesquisa pertence também o sujeito. Mas, embora esse seja um dos obstáculos das Ciências Sociais, não significa que seja impossível superá-lo. As pesquisas sociais existentes e o conhecimento que delas resulta nos demonstram isso (MELLO, 2014, p. 21). No que diz respeito às especificidades da pesquisa nas Ciências Sociais, marque as assertivas corretas: 1) A imaginação sociológica remete ao processo através do qual o indivíduo consegue estabelecer conexões entre sua experiência pessoal e a sociedade em que vive; 2) Vários problemas que nos afetam individualmente são compartilhados por outros tantos indivíduos, constituindo-se, por assim dizer, problemas sociais; 3) A classificação de um problema social pode ser subjetiva, afinal de contas, o que é um problema para uma cultura pode não ser para outra; 4) A violência urbana, por exemplo, pode ser um problema sociológico, uma vez que pode despertar o interesse dos sociólogos para desvendar os motivos de tal fenômeno social, mas ao mesmo tempo trata-se de um problema social, haja vista afetar toda a coletividade. No entanto, caberia à Sociologia explicá-la, e não necessariamente resolvê-la; 5) Só são problemas científicos as questões formuladas de tal modo que as respostas a elas confirmem, ampliem ou modifiquem o que se tinha por conhecido anteriormente. Isso significa dizer que apenas os cientistas estão em condições de enuncia-las e resolvê-las; 6) Todo problema social pode ser um problema sociológico, mas nem todo problema sociológico é um problema social.
	
	
	
	Apenas 3, 4, 5 e 6.
	
	Apenas os números pares.
	
	Apenas 2, 3, 4 e 6.
	
	Apenas 1, 2, 3, 4.
	 Certo
	Todas estão corretas.
	
	
	
	 Código de referência da questão.4a Questão (Ref.: 201709010483)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	¿(...) funcionando nesse tumulto de gente apressada, apesar de toda a sua liberdade individual de movimento, há também, claramente, uma ordem oculta e não diretamente perceptível pelos sentidos.¿ (ELIAS, N. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994, p. 21.). Em sua análise da contribuição da Sociologia clássica para a compreensão da relação entre indivíduo e sociedade, Elias critica a:
	
	
	
	unicausalidade presente nas concepções weberianas da relação entre indivíduo e sociedade.
	
	noção de mudança social de Durkheim que naturaliza a ação do indivíduo.
	
	concepção materialista da história, que analisa essa relação sob o prisma econômico.
	 Certo
	dicotomia na análise das relações entre o indivíduo e a sociedade.
	
	Percepção da ausência do senso comum nas relações de sociedade.
	
	
	
	 Código de referência da questão.5a Questão (Ref.: 201708425815)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ao analisar os temas Cultura e Sociedade, compreende-se como relativismo cultural: 
	
	
	
	o fato de nosso grupo ser tomado como o centro do mundo.
	
	a aplicação de ideias evolucionistas às sociedades.
	 Certo
	 que cada sistema cultural tem uma lógica própria que não pode ser aplicada a outros sistemas.
	
	qualquer capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro de uma sociedade.
	
	as diferenças existentes entre as culturas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais