Buscar

Fundamentos avaliando 2017.2 3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Código de referência da questão.1a Questão (Ref.: 201709141647)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia o texto a seguir e responda à questão abaixo. "Nas regiões da Índia, onde os casos de crianças-lobos foram relativamente numerosos, descobriram-se, em 1920, duas meninas - Amala e Kamala de Midnapore - que viviam numa família de lobos. A primeira, a mais nova, morreu um ano depois; a segunda, Kamala, que deveria ter uns oito anos, viveu até fins de 1929. Segundo a descrição do reverendo Singh que as recolheu, elas nada tinham de humano, e o seu comportamento era exatamente semelhante ao dos pequenos lobos, seus irmãos: incapazes de permanecerem de pé caminhavam a quatro patas, apoiadas nos cotovelos e nos joelhos para percorrem pequenos trajetos e apoiadas nas mãos e nos pés, quando o trajeto era longo e rápido; apenas se alimentavam de carne fresca ou putrefata, comiam e bebiam como os animais, acocoradas, com a cabeça lançada para a frente, sorvendo os líquidos com a língua. Passavam o dia escondidas e prostradas, à sombra; de noite, ao contrário, eram ativas e davam saltos, tentavam fugir e uivavam, realmente, como os lobos. Nunca choravam ou riam, característica que se encontra em todas as crianças selvagens. Reintegrada na sociedade dos homens onde viveu oito anos, Kamala humaniza-se lentamente, mas, note-se, sem nunca recuperar o atraso: passaram seis anos antes de conseguir caminhar na posição ereta. Na altura da morte apenas dispõe de umas cinquenta palavras. Contudo, se esses progressos são lentos, são também contínuos e realizam-se simultaneamente em todos os setores da sua personalidade. Surgem atitudes afetivas: Kamala chora, pela primeira vez, quando morre a irmã, torna-se, pouco a pouco, capaz de sentir afeições pelas pessoas que cuidam dela, especialmente pela senhora Singh; sorri quando lhe falam. A sua inteligência desperta também; consegue se comunicar com as outras pessoas, por meio de gestos, gradualmente reforçados com algumas palavras simples de um vocabulário rudimentar; consegue compreender e executar ordens simples, etc. No entanto, a dar crédito a outro observador, o bispo Pakenham Walsh, que viu Kamala seis anos depois de ser encontrada, a criança não tomava qualquer iniciativa de contato, nunca utilizava espontaneamente as palavras que aprendera e, especialmente, mergulhava numa atitude de total indiferença mal as pessoas deixavam de a solicitar" (REYMOND-RIVER. O Desenvolvimento Social da Criança e do Adolescente. Lisboa: Aster, 1977, adaptado). Escolha a alternativa que melhor explica a história de Kamala:
	
	
	
	O ser humano não necessita de aprendizado para adquirir a maior parte de suas formas de comportamento.
	
	São verdadeiras as histórias de heróis, como Rômulo e Remo, Tarzan e Mogli, que apresentam comportamentos compatíveis com os demais seres humanos, mesmo sendo criados por outros animais.
	
	Um homem, criado longe de outros seres de sua espécie, é capaz de se humanizar e desenvolver aptidões e reações para interagir com seus semelhantes.
	
	Assim como em todas as espécies animais, o bebê humano, mesmo separado de seu grupo de origem, apresentará as mesmas atitudes de seus semelhantes.
	 Certo
	Para se tornar humano, o homem tem de aprender com seus semelhantes uma série de atitudes que jamais poderia desenvolver no isolamento.
	
	
	
	 Código de referência da questão.2a Questão (Ref.: 201709081584)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O nascimento do Estado burguês ocorre a partir da constatação da falta de representação política de um conjunto de camadas sociais. Clero, nobreza e aristocracia podem ser consideradas as classes super representadas no Estado Monárquico. Assinale a alternativa que representa as principais camadas insatisfeitas com o Estado Monárquico.
	
	
	
	nobreza e clero.
	
	povo e nobreza.
	
	clero e nobreza.
	
	aristocracia e burguesia.
	 Certo
	povo e burguesia.
	
	
	
	 Código de referência da questão.3a Questão (Ref.: 201709070586)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Ao pensar, o homem formula explicações acerca da realidade e dos fenômenos que o cercam. Pode-se dizer que o conhecimento é formado através do pensamento e da palavra, que são sistematizados de alguma maneira. As formas de conhecimento e, portanto, as formulações que deles derivam, não são as mesmas em todo tempo, em todo lugar e para todos os indivíduos. Assinale a alternativa que conceitua corretamente o conhecimento filosófico.
	
	
	
	Busca explicar o mundo a partir da ação de entidades (sobrenaturais)
	 Errado
	Transcende os fatos e os fenômenos em si, analisa-os para descobrir suas causas e concluir as leis gerais que os regem
	 Certo
	Pode ser traduzido como à busca do conhecimento, um contínuo questionar
	
	Compreende o mundo por meio do aprendizado acumulado de gerações anteriores
	
	Busca explicar o mundo através da separação entre as esferas do sagrado e do profano
	
	
	
	 Código de referência da questão.4a Questão (Ref.: 201708991426)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com base na perspectiva das ciências sociais, analise as proposições apresentadas. I - Por serem fenômenos puramente pessoais e subjetivos, as crenças, os valores e os ideais humanos não são assuntos de interesse científico. II - As ações dos homens em sociedade resultam de um longo processo de aprendizagem social denominada, por alguns estudiosos, como socialização. III - A compreensão crítico-reflexiva da realidade social é uma importante consequência dos estudos científicos das ações humanas em sociedade. Estão corretas as afirmativas:
	
	
	 Certo
	III, apenas.
	 Certo
	II, apenas.
	 Certo
	todas.
	 Certo
	II e III, apenas.
	 Certo
	I e II, apenas.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 Código de referência da questão.5a Questão (Ref.: 201708432198)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O desejo de inverter as regras da sociedade tornou-se marca registrada no universo dos bits. Pesquisa recente apresentada pelo maior laboratório de estudos de jogos eletrônicos do mundo, localizado na IT University, da Dinamarca, revela um desejo, sem precedentes, dos jovens de classe média de encarnar papéis de fora-da-lei no ambiente virtual. O alerta de perigo soa mais alto porque, em alguns casos, a identidade fictícia avança o limite do faz-de-conta e se confunde com a vida real. Evangeline, nome fictício de uma ex-jogadora de The Sims online, teve sua conta encerrada por se comportar como prostituta no game. (No submundo dos games. In: Época, n.º 368, 6/7/2005.) A partir do texto acima, assinale a única alternativa que corresponde à perspectiva durkheimiana sobre a tendência à transgressão (crime) nas sociedades: I Os games, por constituírem uma brincadeira, estão dissociados da violência e transgressão, o que é um fato normal. II O desejo de inverter, no game, as regras da sociedade é patológico, porque demonstra que se quer ferir os direitos dos outros. III A transgressão é um fenômeno que se apresenta de maneira geral em todas as sociedades. IV A prática de atos ilícitos por jovens na vida real é consequência de suas vivências do mundo virtual. V A transgressão, como todo fato social é normal e tem um caráter útil para a sociedade. Estão certos apenas os itens:
	
	
	
	II e IV
	
	IV e V.
	
	I e II.
	
	II e III.
	 Certo
	III e V.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais