Buscar

H.D.B avaliando 2017.2 3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Código de referência da questão.1a Questão (Ref.: 201708424892)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O Tratado de Aliança e Amizade, celebrado entre Portugal e Inglaterra em 1810, além de reconhecer a relação de amizade entre os países, determinou tarifas alfandegárias diversificadas das até então em vigor na Colônia. Segundo esse tratado, qual era o percentual das tarifas alfandegárias impostas à Inglaterra, a Portugal e às demais nações?
	
	
	
	A Inglaterra possuía tarifa alfandegária de 24%, Portugal de 15% e as demais nações de 16%
	
	A Inglaterra possuía tarifa alfandegária de 16%, Portugal de 17% e as demais nações de 25%
	
	A Inglaterra possuía tarifa alfandegária de 16%, Portugal de 15% e as demais nações de 24%
	
	A Inglaterra possuía tarifa alfandegária de 15%, Portugal de 24% e as demais nações de 16%
	 Certo
	A Inglaterra possuía tarifa alfandegária de 15%, Portugal de 16% e as demais nações de 24%
	
	
	
	 Código de referência da questão.2a Questão (Ref.: 201709016212)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Documento que comprovava a doação feita por Portugal ao donatário, indicando a POSSE, podendo apresentar os limites de sua capitania:
	
	
	
	Sesmarias
	 Certo
	Carta de Doação
	
	Alvará
	
	Escambo
	
	Foral
	
	
	
	 Código de referência da questão.3a Questão (Ref.: 201709024734)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação à organização do Estado brasileiro de acordo com a constituição de 1891, podemos afirmar que: I ¿ Foi a mantida a forma unitária, herdada do período imperial, com alguma descentralização jurídico-administrativa. II ¿ O poder legislativo no âmbito do governo central se organizou em termos unicamerais, cujos membros eram renovados por meio de eleições realizadas a cada 05 anos. III ¿ O comando do poder executivo cabia a um presidente da república, com mandato de 04 anos, sem direito à reeleição para um mandato subsequente. Após analisar cada uma das afirmativas acima (verificando se elas estão CORRETAS ou ERRADAS), assinale qual das alternativas apresentadas abaixo que melhor reflete o resultado de sua análise:
	
	
	
	Todas as afirmativas estão erradas.
	 Certo
	Somente a afirmativa III está correta.
	
	Somente a afirmativa I está correta.
	
	Somente a afirmativa II está errada.
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	
	
	 Código de referência da questão.4a Questão (Ref.: 201708432546)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia cuidadosamente a matéria jornalística que se segue:
Ensino Religioso continua obrigatório na Rede Pública - São Paulo
"Enquanto escolas particulares têm garantida a liberdade de oferecer ou não ensino religioso, a rede pública se vê obrigada a incluir a disciplina no currículo do ensino fundamental. A determinação é prevista na Constituição Federal de 1988, que obriga a oferta por parte do Estado e garante ao aluno a opção de frequentar ou não essas aulas. [Alguns estudos] (...), apontam os problemas da contradição de um Estado laico financiar esse tipo de ensino em suas escolas públicas. (...) o problema é que a mesma Constituição que traduz o Brasil em um Estado laico prevê ensino religioso na escola pública e financiamento do governo às instituições religiosas. A presença do ensino religioso na escola pública, além de contrariar a laicidade do Estado, [traz consigo toda a problemática que envolve a necessidade da produção de diferentes regulamentações]. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996, os municípios e Estados são responsáveis por determinar as normas do ensino religioso nas suas redes de ensino."  (O Estado de S. Paulo online - 18/08/2008).
Assim, levando-se em consideração o tema tratado no texto acima, podemos afirmar que:
I - Em toda a história do Brasil independente, nossas Cartas Constitucionais se omitiram naquilo que se referia às relações entre o Estado e as religiões em geral, especialmente a Constituição de 1891, o que refletiu o ambiente de pluralidade e de tolerância religiosas que sempre existiu tanto durante a Monarquia, como ao longo da República.
II - A laicidade de um Estado é definida pelo nível de tolerância em relação às práticas dos mais variados cultos, ainda que este Estado mantenha estreita vinculação com uma das várias religiões praticadas, incorporando seu clero à burocracia estatal.
III - Apesar da laicidade do Estado Brasileiro estar fixada em nossa atual Constituição, assim como se encontrava definida em nossa primeira Constituição republicana, a aplicação de políticas públicas que dizem respeito a determinados temas nas áreas de saúde e educação, por exemplo, encontra-se de certa forma balizada por demandas de natureza religiosa.
	
	
	
	Somente a afirmativa I está correta.
	
	Somente a afirmativa II está errada.
	
	As afirmativas I e III estão erradas.
	
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 Certo
	As afirmativas I e II estão erradas.
	
	
	
	 Código de referência da questão.5a Questão (Ref.: 201709277802)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A bandeira do Estado da Paraíba é vermelha e preta. A cor vermelha representando a cor da Aliança Liberal, construída pelos opositores à candidatura de Júlio Prestes à presidência da República em 1929, e a cor preta, simboliza o luto em homenagem ao ex-governador do Estado, João Pessoa, morto em 1930. Mas na bandeira dos paraibanos consta em letras garrafais, grafada em branco na parte vermelha, a palavra "Nego". Essa palavra surge na bandeira também em homenagem a João Pessoa, que a pronunciou, que não aceitando (negando) o sucessor indicado pelo então presidente do Brasil, Washington Luís, quebrando a política do Café com Leite, que revezava o presidente entre os Estados de Minas Gerais e São Paulo. O Governador João Pessoa foi assassinado em Recife, por João Dantas, na Confeitaria Glória, e serviu de estopim para:
	
	
	
	Elaboração da Constituição de 1934;
	
	a Eleição de Julio Prestes para Presidente, sucedendo Washington Luís;
	
	a implantação do Estado Novo.
	 Certo
	a Revolução de 1930;
	
	a Revolução Constitucionalista;

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais