Buscar

RESUMO DIREITO AMBIENTAL PARA A PROVA (ATUALIZADO)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO DE DIREITO AMBIENTAL
PRINCÍPIOS GERAIS DO DIREITO AMBIENTAL
É o alicerce ao estudo jurídico, sendo destaque nas relações jurídicas relacionadas ao meio ambiente.
O Principio do Direito Humano Fundamental é o responsável pela existência dos demais princípios de Direito Ambiental.
Ademais, prevê o Artigo 225 da CF, o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, como um direito humano fundamental.
Princípio do desenvolvimento sustentável - é aquele que determina a harmonização entre o desenvolvimento econômico e social e a garantia da perenidade dos recursos ambientais, e evitando o desequilíbrio ambiental.
Principio do Democrático ou da Participação dá se ao cidadão pleno direito de participar das tomadas de decisões do meio ambiental, tendo o poder para opinar.
Principio da Prevenção e Precaução - o
Princípio da Precaução é também conhecido como Princípio da Prudência ou da Cautela, é aquele que impõe à coletividade e ao poder público a tomada de medidas prévias para garantir o meio ambiente ecologicamente equilibrado para as atuais e futuras gerações, porém não havendo certeza se ocorrerá dano. 
Já o PRINCÍPIO DA PREVENÇÃO atuará de forma a evitar que o dano seja causado, impondo licenciamentos, estudos de impacto ambiental, reformulações de projeto, sanções administrativas, havendo certeza de tal dano.
Principio do Equilíbrio – É pelo qual devem ser pesadas todas as implicações a serem tomadas no Meio Ambiente, buscando-se uma melhor solução.
 Principio do Limite – Onde são estipulados os padrões da qualidade do meio ambiente. Como se prevê na Lei 6.938/81 em seu artigo 9º, I.
Principio do Poluidor-Pagador - é aquele que impõe ao poluidor (física ou jurídica), tanto o dever de prevenir a ocorrência de danos ambientais, como o de reparar integralmente eventuais danos que causar com sua conduta, não permite a poluição, conduta absolutamente vedada e passível de diversas e severas sanções, como multa. Ele apenas reafirma o dever de prevenção e de reparação integral por parte de quem pratica atividade que possa poluir.
Principio do Usuário-Pagador - impõe ao usuário a contribuição pela utilização de recursos ambientais, com fins econômicos. O uso dos recursos naturais se dá basicamente de duas formas distintas: a gratuita e a onerosa, dependendo de sua raridade e necessidade para prevenir catástrofes. Como nos ensina a Lei 6.938/81 no artigo 4º, VII.
Principio da Responsabilidade Social – estabelece responsabilidade objetiva para aqueles que causarem danos ao Meio Ambiente. Como diz nos artigos 225, §3º da CF e art. 14, I, da Lei 6.938/81.
FONTES DO DIREITO AMBIENTAL
Fontes Materiais – São decorrentes de movimentos populares ou ações populares, para melhor qualidade de vida, contra riscos do uso de determinados produtos e práticas, por meio de pesquisas.
Fontes Formais – Veem através da CF, Leis, Resoluções, Jurisprudências, etc...

Outros materiais