Buscar

TROCA OU PERMUTA 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
*
Negócio jurídico pelo qual as partes denominadas permutantes obrigam-se a trocar uma coisa pertencente a um pela de outro, desde que não seja dinheiro. 
É um dos contratos mais antigos da história, antes mesmo da compra e venda. 
A semelhança com a compra e venda é gritante, tanto o é que o próprio Código civil trata do tema em apenas um dispositivo legal. Típico contrato civil de natureza eminentemente obrigacional. 
*
*
Bilateral (duas obrigações);
Oneroso (sacrifício para ambas as partes);
Comutativo (ciência da obrigação prometida);
Paritário ( em regra);
Consensual (basta o consenso);
Instantâneo (em regra);
Impessoal (transmite aos sucessores);
Principal (existência independente); 
*
*
Aspecto comum, gira em torno da troca ocorrer envolvendo coisas que não apresentam o mesmo valor pecuniário, pois raras vezes as coisas permutadas terão seu valor coincidente.
O critério usado para identificação da espécie contratual será o valor da coisa, devendo ser maior do que a complementação em dinheiro;
*
*
O legislador de 2002 reservou apenas um dispositivo para tratar dessa espécie contratual, qual seja, o art. 533, CC.
Todavia, haja vista a peculiaridade dessa espécie contratual típica apresenta algumas nuances, dentre elas concernente as despesas e uma hipótese de anulabilidade.
A primeira impõe que as despesas relativas a tal contrato serão rateadas por metade para cada uma das partes permutantes.
A segunda, haja vista semelhança com a compra e venda, reza que será anulável a troca caso as coisas envolvam valores desiguais entre ascendentes e descendentes, e tal avença ocorra sem o consentimento dos descendentes e do cônjuge.
Quanto aos riscos eventualmente incidentes na coisa, os permutantes responderão pela coisa trocada, do mesmo modo como ocorre com a compra e venda.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais