Buscar

EXERCICIO DE REVISÃO materiais 2 algomerantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCICIO DE REVISÃO- AGLOMERANTES (RESPOSTAS)
1-AGLOMERANTES QUIMICAMENTE INERTES- são aqueles que seu endurecimento ocorre devido à secagem do material.
AGLOMERANTES QIMICAMENTE ATIVOS- são aqueles que o endurecimento se dá por reações químicas. Os aglomerantes ativos ainda se dividem em AÉREOS E HIDRAULICOS.
	AÉREOS- endurecem pela ação do CO2, exemplo: gesso e Cal.
	HIDRAULICOS- endurecem pela ação exclusiva da água, exemplo: cimento.
2- adesividade; trabalhabilidade; resistência mecânica; durabilidade ; economia. 
3- o principio ativo que causa a reação química que gera o endurecimento, uma vez que os aglomerantes aéreos é o CO2 que reage com o aglomerante causando o endurecimento, já nos aglomerantes hidráulicos essa reação se dá pela reação da água com o aglomerante causando o endurecimento.
4- a matéria prima para a Cal é o carbonato de cálcio, que é extraído de rochas calcárias, então passa pelo processo de calcinação no qual ocorre a liberação de CO2, o produto desse processo é a CAL VIRGEM, que após passar pelo processo de hidratação dá origem à CAL HIDRATADA, essa Cal já pode ser usada diretamente em obra.
5- O gesso é um aglomerante aéreo vastamente utilizado de várias formas na construção civil. 
Ele é obtido pela calcinação de pedras de gipsita. Nesse processo as pedras de gipsita devidamente britadas e trituradas são queimadas em fornos, entre 100°C e 110°C a umidade superficial é eliminada. Entre 120°C e 150°C ocorre a desidratação, esse estagio é denominado primeira cozedura. Pode-se continuar elevando a temperatura ate 190°C ou 220°C, o material resultante dessa segunda cozedura será um gesso de pega mais rápida.
6- pode ser utilizado como revestimento para parede na confecção de placas de gesso para construção de paredes divisórias e na confecção de placas para o sistema construtivo Drywall.
7- a)CP II-E 32- Cimento Portland composto com escória de alto forno e resistência à compressão de 32 MPa aos 28 dias.
 b)CP V ARI RS- Cimento Portland de alta resistência inicial ( atinge uma resistência maior nos primeiros dias) Resistente a sulfatos.
 c)CP III 40 BC- Cimento Portland de alto forno, com baixo calor de hidratação e resistência à compressão de 40 MPa aos 28 dias.
 d)CPB- Cimento Portland branco não estrutural.
8-

Outros materiais