Buscar

AVALIANDO ATLETISMO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201607302500)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo Fernandes (p.45, 2003), por muito tempo, a corrida de 100 metros rasos foi reservada a atletas de grande capacidade inata para velocidade. Atualmente, através da evolução dos estudos, a capacidade para correr bem esta prova é determinada por vários fatores, dentre os quais destacam-se:
		
	 
	Morfologia do corredor e técnica da corrida.
	
	Técnica da corrida e qualidade física aeróbica.
	
	Massa muscular e qualidade física aeróbica.
	
	Morfologia do corredor e contração de todo o corpo.
	
	Massa muscular e contração de todo o corpo.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201607306828)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considere-se que um profissional de educação física esteja comprometido em tornar a prática do atletismo mais lúdica e prazerosa. Para isso, resolve resgatar vários jogos populares e piques e atividades diversas objetivando trabalhar as corridas. Tomando por base o conteúdo dado nas aulas, assinale abaixo (com V - verdadeiro ou F - falso) as atividades de corrida mais indicadas para tornar a prática do atletismo mais lúdica e marque a opção correta.
I. Conteste de corrida
II. Cara ou coroa
III. Cabo de guerra
IV. Pique cola em dupla
V. Estafetas de corrida
		
	
	V, V, F, F, F
	
	F, V, F, F, V
	 
	F, V, F, V, V
	
	V, V, F, V, F
	
	V, V, F, F, V
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201607871730)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação as regras atuais da saída das corridas de velocidade e suas modalidades, qual alternativa apresenta a resposta correta:
		
	
	podem haver 2 saídas falsas resultando na desclassificação do atleta/100, 200 e 400 mts
	 
	pode haver 1 saída falsa resultando na desclassificação do atleta/100,200 e 400 mts
	
	pode haver 1 saída falsa resultando na desclassificação do atleta/200,400 e 800 mts
	
	pode haver 2 saídas falsas resultando na desclassificação do atleta/100,200 e 300 mts
	
	pode haver 1 saída falsa resultando na desclassificação do atleta/100,200 e 300 mts
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201607870107)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Tendo como exemplo a prova de 200m rasos, os atletas são colocados em cada raia, sendo que as suas marcas de saída estão colocadas em locais diferentes de acordo com a raia que o atleta se encontra, não estando assim todas ao mesmo nível, obedecendo assim a regra de escalonamento da pista. Diante do que foi exposto, assinale a opção que melhor explica a adoção da regra de escalonamento:
		
	
	É normal que existam diferentes distâncias da linha de saída nesta prova, e não há nenhuma regra que ampare e justifique o desenho das pistas de Atletismo;
	 
	Para compensar as distâncias até a linha de chegada, provocada pela existência das curvas da pista;
	
	A prova de 200m esta regida apenas pelo balizamento em pista, não sendo regida pela regra de escalonamento.
	
	Caso as linhas de saída de todas as raias fossem marcadas ao mesmo nível com uma linha reta comum, o atleta da raia 8 percorreria uma distância menor em relação aos demais competidores da mesma prova;
	
	Por ser uma pista que necessita da utilização de blocos de partida, é necessária a existência de diferentes pontos e medidas para a colocação das linhas de saídas de todas as provas, pois é necessário ter espaço suficiente para o posicionamento dos blocos de partida na pista;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201607870106)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Um Professor está a preparar uma equipe de jovens entre os 15 e 17 anos para uma competição de Atletismo. Por ter um número reduzido de alunos, o Professor preferiu inscrever a sua pequena equipe apenas nas provas de velocidade. De acordo com o teu conhecimento na preparação de jovens iniciantes na modalidade Atletismo, assinale nas alternativas abaixo aquela(s) mais adequada(s) para atividades de preparação de jovens iniciantes para as provas de velocidade.
		
	
	Com a utilização de jogos de velocidade em distâncias curtas, com pouca ênfase na execução das técnicas de corrida, atividades livres sem a preocupação de corrigir os principais erros durante a corrida, deixando que os alunos percebam o seu erro e assim procedam a devida correção.
	 
	Com a utilização de jogos de velocidade em distâncias curtas e intercaladas por intervalos de recuperação, em seguida pode-se orientar e desenvolver as atividades mais técnicas, como os educativos de corrida. Praticar os diferentes tipos de saída para a corrida (saída baixa e saída alta) com correção dos principais erros durante a saída do bloco.
	 
	Utilização de longos percursos com velocidade, com aumento da amplitude e diminuição da frequência de passadas; pouca ênfase na execução das técnicas de corrida e com períodos mais longos de recuperação.
	
	Com a utilização de jogos de velocidade em distâncias curtas, com muitas repetições, com intervalo de descanso acentuado, dado ao grande volume de repetições, não é necessária a prática dos tipos de saída da prova, finalizando o treino com a execução das técnicas de corrida.
	
	As alternativas b e d são as que mais se mostram adequadas para a preparação do grupo de jovens iniciantes para as provas de velocidade.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes