Buscar

IED - AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

2) Os direitos naturais inalienáveis do indivíduo à vida, à liberdade e à propriedade constituem para Locke o cerne do estado civil, e. por isso, ele é considerado o pai do individualismo liberal.
3) A exigência de uma sistematização do Direito acabou por impor aos juristas a valorização do preceito legal no julgamento de fatos vitais decisivos. Daí surgiu, na França, já no século XIX , a poderosa ‘École de l’Exégèse’, de grande influência nos países em que o espírito napoleônico predominou, correspondendo, no mundo germânico, à doutrina dos pandectistas. A tarefa do jurista circunscreveu-se, a partir daí, cada vez mais à teorização e sistematização da experiência jurídica, em termos de uma unificação construtiva dos juízos normativos e do esclarecimento dos seus fundamentos (...)”.
No trecho acima, extraído de seu livro A Ciência do Direito , Tércio Sampaio Ferraz Júnior refere-se a características do:
	c)
	Positivismo jurídico.
	
	
4) Segundo a Desembargadora Maria Berenice Dias (2012), “Ao contrário do que se pensa, considerar uma relação afetiva de duas pessoas do mesmo sexo como uma entidade familiar não vai transformar a família nem vai estimular a prática homossexual. Apenas levará um maior número de pessoas a sair da clandestinidade social e deixar de ser marginalizadas juridicamente. ” Qual o princípio que melhor se aproxima do entendimento da autora? Assinale a alternativa correta. 9
 a) Princípio da Cidadania 
b) Princípio da Dignidade da Pessoa Humana 
c) Princípio da Soberania 
d) Princípio da Liberdade de Expressão
5) No que se refere às vertentes teóricas acerca da natureza jurídica do direito subjetivo, assinale a opção correta.
D) A teoria egológica do direito confere novo tratamento à noção de direito subjetivo, que, identificado com a liberdade humana, expressa o movimento espontâneo da vida humana ? liberdade fenomenizada ? no campo do não proibido.
6) C - A lei em vigor terá efeito imediato e geral, respeitados o ato jurídico perfeito, o direito adquirido e a coisa julgada.
7) Filosofo f rancês que, em sua obra “Ensaio sobre o 
7) Para o estado brasileiro a consequência jurídica pode ser usada como sinônimo da sanção? Justifique a frase acima segundo texto abaixo:
Entendimento” elabora uma nova teoria sobre o conhecimento. 
Para ele, ao nascer, o homem é uma tábula rasa, um papel em 
branco. Aos poucos através da experiência, a mente humana vai 
registrando ideias simples. Depois, organizando, comparando, 
elabora ideias m ais complexas. No plano político, contribuiu para 
o combate ao a absolutismo negando a origem divina dos reis e 
afirmando que o governo nasceu de um acordo, d e uma relação 
contratual, entre governantes e governados. Diz que depois do 
acordo os governados continuam tendo direito a vida, à liberdade 
e à propriedade e que, se não forem respeitados, tem o direito de 
se revoltarem contra o governo.
Resp: ?
8) Como a zetética contribuiu para a constante mudança no ordenamento juridico no entendimento da finalidade da norma?
Zetética significa problematizar, questionar. Disciplinas zetéticas são, portanto, aquelas que acentuam a pergunta (perguntam o que é alguma coisa), de modo que os dogmas, as evidências, sobre determinado tema são apenas pontos de partida, permitindo uma aprendizagem mais profunda.
A função especulativa é a principal tônica. Os questionamentos são infinitos, mutáveis; opiniões formadas são colocadas em dúvida, o que auxilia, sobremaneira, no aprimoramento da Ciência do Direito, pois permite o raciocínio, uma visão crítica sobre o problema que é posto à solução.
Além disso, elevam a interdisciplinariedade do Direito com outras áreas, o que, aliás, é de todo oportuno, já que, como vimos em aula, o Direito está ligado à sociedade, impõe limites para permitir o convívio social, mas precisa acompanhar as mudanças sociais, as transformações dos próprios anseios, das próprias necessidades sociais. Isso, sem dúvida, é favorecido pela ajuda de outras Ciências.
Exemplos de disciplinas zetéticas indispensáveis na formação de bons operadores do Direito, comprometidos com uma aplicação da lei mais efetiva, mais próxima de efeitos duradouros, aceitáveis pelos envolvidos num determinado caso concreto: Filosofia do Direito; Sociologia do Direito.
Notem: as disciplinas zetéticas na Ciência do Direito são, sozinhas, ciências autônomas. Temos a Filosofia, a Sociologia. Mas quando focam como objeto de estudo temas do Direito, o fenômeno jurídico, assumem uma adjetivação para indicar esse compromisso. Daí Filosofia do Direito, Sociologia do Direito, Psiquiatria Forense, etc.
9) Segundo Kant, por amor à humanidade devemos sempre dizer a verdade. O que você diria a um assassino que procura um amigo seu que, por estar sendo perseguido por ele, se esconde em sua casa? Você ainda sim falaria a verdade?
Resp:
Na visão de Kant, deve-se ser verídico em todas as declarações, porque pela verdade você não enfrentaria as consequências de mentir, independentemente de qualquer ato que acarrete a mentira, porém, numa visão particular, nesse caso não entregaria meu amigo por uma questão de empatia e humanismo.
Resp: Para Kant, um indivíduo não deve mentir em hipótese alguma, pois a mentira pode induzir o ouvinte a praticar determinada ação que não corresponde à sua vontade e sim à vontade daquele que proferiu a sentença não verdadeira, privando o ouvinte de fazer uso da sua total liberdade de ação, isto é, violando o conceito de direito como um todo e violando o direito do ouvinte de saber a verdade. Sobre direito, podemos dizer que, é a limitação da liberdade de cada um, para que haja harmonia no convívio entre todos, isto é, é a restrição de algumas ações para que os indivíduos possam exercer suas liberdades mutuamente.

Outros materiais