Buscar

Questionario ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
1) A Administração de Recursos Humanos (ARH) atua como prestadora de serviços aos diversos setores da empresa. Analise as afirmativas a seguir e assinale a opção que contém os serviços específicos da ARH:
Resp: Reter os colaboradores na empresa; desenvolver os colaboradores; integrar os novos colaboradores à empresa e assegurar a integridade física dos colaboradores.
	
2) Segundo Ricardo Luz, a missão do RH é promover o desenvolvimento das pessoas e das organizações. Neste sentido, a contribuição da Gestão de Pessoas no desenvolvimento das organizações está em:
Resp: desenvolver os recursos humanos, promovendo ações de capacitação e atualização, além de manter as pessoas motivadas e comprometidas com a empresa.
	
3) Considerado um dos mais importantes executivos e líderes empresariais do mundo hoje, Jack Welch afirmou que "O RH não deve estar na agenda do presidente da empresa. O RH é a agenda do presidente. No fim das contas, o resultado da empresa é sempre a soma do resultado do desempenho das pessoas. O negócio é gente". O pensamento de Jack Welch remete ao argumento de que:
Resp: as pessoas representam o diferencial competitivo das empresas.
4) Um dos desafios da moderna administração de pessoal e de recursos humanos diz respeito à qualidade de vida no trabalho. Sobre esta questão é correto afirmar que:
Resp: em geral, os esforços para melhorar a qualidade de vida no trabalho procuram tornar os cargos mais produtivos.
	
5) O diferencial entre as empresas não são mais as máquinas utilizadas no processo produtivo da era industrial, mas sim o somatório do conhecimento coletivo gerado e adquirido. O RH que investe no Capital intelectual, utilizando-se dos recursos institucionais disponíveis, demonstra que a empresa faz:
Resp: Uma boa gestão de pessoas;
6) Ao longo do tempo, o capital intelectual conquistou um papel de destaque no desenvolvimento das organizações. As empresas mais modernas e bem sucedidas, com o objetivo de desenvolver seus empregados, fazem uso de diferentes práticas, objetivando permitir que o empregado
Resp: amplie a sua visão, focando na carreira e nos cargos que poderão ser ocupados por ele a médio e a longo prazos;
7) É papel da área de RH pensar no delineamento de um plano de carreiras, ou seja, em uma sequência de cargos que mostre o desenvolvimento gradativo da complexidade do cargo. A existência desse plano pode facilitar o planejamento de sucessão em determinados cargos. Sabendo disto, assinale a alternativa correta.
Resp: Os programas de trainee servem para alocar estagiários nas organizações e se configuram como atividade vinculada do plano de carreiras.
8) A área de Administração de Recursos Humanos (ARH) é interdisciplinar e, por isso, envolve várias áreas do conhecimento. Marque a alternativa que contempla essas áreas, conforme vimos em aula:
Resp: Direito do trabalho, Psicologia organizacional, Sociologia organizacional e Engenharia de segurança.
9) As empresas estão sempre mostrando diferentes características na sua estrutura e nos seus processos com o passar dos tempos. Assim, segundo vimos em aula, podemos considerar três eras das organizações - A Era da Industrialização Clássica, A Era da Industrialização Neoclássica e Era da Informação. Sobre a Era da Informação podemos afirmar que (assinale a única alternativa correta):
Resp: Nesse período a tecnologia da informação provocou o surgimento da globalização da economia. Assim, a competitividade tornou-se mais acirrada entre as empresas.
10) Estudando a evolução da ARH, vimos que alguns conceitos e terminologias estão associados a uma determinada época. Abaixo apresentaremos algumas afirmativas e gostaríamos que você nos indicasse a única opção INCORRETA (assinale a única opção INCORRETA).
Resp: Foi no século XXI, ou seja, a partir do ano 2001, que surgiu a expressão Administração de Recursos Humanos em substituição a Administração de Pessoal e Relações Industriais.
11) As organizações brasileiras percebem a importância da revisão dos seus modelos de gestão, objetivando a sua sobrevivência e sustentabilidade no mercado e, por conseguinte, cumprir seu dever de fornecer serviços/produtos de qualidade à sociedade. Diante deste contexto, verificamos, na atualidade, que todo processo produtivo somente se realiza com a participação conjunta dos stakeholders da organização.
Resp: Acionistas, investidores, fornecedores, clientes, consumidores e empregados.
12) Toda empresa é considerada um sistema dinâmico em contínua interação. É feito por pessoas e para pessoas. A organização é composta por vários subsistemas, entre eles a Área de Administração de Recursos Humanos. A dinâmica organizacional acontece em função da integração desses vários sistemas. Qual das alternativas está correta ?
Resp: todos os sistemas devem ser vistos como estratégicos e devem contribuir diretamente para a consecução das metas globais da empresa.
	
13) São características da Administração de Recursos Humanos:
É atividade meio
	Uma atividade de contatos intensos e exposta
	É considerada contingencial
	Seus profissionais atuam em diversos ramos
Resp: Todas as afirmativas estão corretas
14) A gestão de pessoas apresenta diversos objetivos dentro de uma organização. Dentre os objetivos descritos abaixo, qual NÃO se apresenta como um objetivo da área de gestão de pessoas?
Resp: Administrar os recursos patrimoniais da organização.
15) De acordo com Caetano, António (2000), as novas formas de organização do trabalho que marcaram toda a década de 90, atribuem ao responsável pelos recursos humanos não só o maior envolvimento no desenvolvimento das políticas organizacionais em conjunto com a gestão de topo como, igualmente, a necessidade de uma resposta rápida que impõe maior autonomia das equipes de trabalho e a responsabilização dos níveis intermédios da gestão. Diante disto, quais são os serviços prestados pela ARH?
Resp: Cumprir as leis trabalhistas, os contratos individuais de trabalho, as convenções e os acordos coletivos de trabalho e as sentenças normativas, manter um relacionamento harmonioso entre a empresa, funcionários, sindicatos e o Estado, gerenciar o desempenho dos RHs, assegurar um bom clima organizacional e Recompensar os RHs pelos desempenhos excepcionais.
16) De acordo com Chiavenato (1981), pode-se considerar que a existência da área de Recursos Humanos está diretamente relacionada à melhora da efetividade dos funcionários nas empresas, implicando melhor efetividade organizacional. A partir da afirmativa anterior sobre os objetivos da administração de Recursos Humanos, assinale a alternativa INCORRETA:
Resp: Elaborar relatórios financeiros sobre a contabilidade da empresa;
17) O setor de telecomunicações está mudando em uma velocidade estonteante no mundo, permitindo que vários processos de comunicação ocorram de maneira virtual. Isso tem trazido reflexos para várias funções da área de RH. Considerando essa realidade, se você fosse o gestor de uma área de RH,
Resp: Abriria um espaço no site da empresa para os empregados darem feedback sobre os programas da área de RH, avaliando, assim, se eles compreenderam os objetivos da área.
18) Pode-se considerar que a existência da área de Recursos Humanos está diretamente relacionada à melhora da efetividade dos funcionários nas empresas, implicando na melhor efetividade organizacional. Para tal, ela desenvolve uma série de atividades na organização. Assinale a única alternativa que contempla as principais atividades da ARH, conforme visto em aula:
Resp: A ARH atua com recrutamento, seleção, treinamento, avaliação, manutenção, controle e desenvolvimento organizacional.
	
19) Há um princípio básico da ARH, no qual a tarefa de gerir pessoas é uma responsabilidade de linha e uma função de staff. Isso significa que a ARH:
Resp: Além de gerenciar seus subordinados presta assessoria aos gerentes de linha, orientando sobre políticas e procedimentos adotados pela organização.
20) A alternativa
cujas funções NÃO se caracterizam como da área de Recursos Humanos é:
Resp: Planejamento e controle de processos.
21) Os recursos humanos nas organizações bem-sucedidas passaram a ser tratados como parceiros do negócio. Uma das características desta nova atitude da administração de pessoal em relação ao recurso humano é:
Resp: a preocupação com resultados
22) Os assuntos tratados pela ARH referem-se tanto aos aspectos internos da organização (abordagem introversiva da ARH) quanto aos externos, ou ambientais (abordagem extroversiva da ARH). Considerando a natureza diversa destes assuntos e a interdisciplinaridade destes conhecimentos, podemos dizer que a ARH envolve conceitos de quais áreas? Assinale a alternativa correta.
Resp: O conjunto das alternativas de resposta proposto atende plenamente ao enunciado da questão.
23) A Área de RH é uma atividade-meio e não uma atividade-fim. Ou seja, cria condições para que as metas e objetivos sejam atingidos. É uma das áreas da organização que lida com alta complexidade. Por que?
Resp: Porque lida com pessoas e pessoas são instáveis, ganham e perdem motivação, não há como controlar o comportamento das pessoas.
	
24) A área de Gestão de Pessoas ou RH, como é denominada por muitos, se vale de diversas técnicas, tanto no ambiente interno quanto no ambiente externo. Das sequências abaixo, assinale a única que contém somente técnicas aplicadas no ambiente interno:
Resp: Plano de benefícios sociais; Plano de carreiras; Treinamento; Análise e descrição de cargos.
25) A importância da Gestão de Pessoas dentro das empresas é crucial na medida em que administra e soluciona impasses comuns a todos. Diante desta afirmativa, assinale a opção de resposta que define corretamente as ações da Administração de RH (ARH).
Resp: Consistem no planejamento, na organização, no desenvolvimento, na coordenação e no controle de técnicas capazes de promover o desempenho eficiente de pessoal, ao mesmo tempo em que a organização representa o meio que permite às pessoas que com ela colaboram alcançar os objetivos individuais relacionados direta ou indiretamente ao trabalho.
26) Assinale a alternativa INCORRETA sobre o processo de Análise Organizacional:
Resp: Transforma a organização proativa em reativa.
27) A avaliação da área de Recursos Humanos deve considerar as influências ambientais externas sobre os Processos de Gestão de Pessoas, como por exemplo:
Resp: Condições sociais e culturais
28) Marque a opção que contemple as profissões relacionadas à Administração de Recursos Humanos:
Resp: Todas as opções estão corretas
29) Um dos objetivos da ARH é alcançar a eficiência e eficácia por meio dos recursos humanos disponíveis. Quanto a eficiência e eficácia, é possível afirmar que:
Resp: Eficiência é utilizar adequadamente os recursos disponíveis e eficácia é gerar resultados para a organização.
30) Todas as alternativas abaixo são desvantagens da rotatividade de pessoal, EXCETO:
Resp: Retira parcialmente da empresa o ingresso de Know-how de outras empresas, a entrada de Pessoas com diferentes experiências e expertises
31) As funções básicas da área de Recursos Humanos devem ser analisadas e executadas de forma que proporcionem melhores resultados à organização. Tais práticas envolvem: I- o nepotismo como valor indispensável à progressão funcional; II- a garantia de oportunidades de crescimento com base em valores como meritocracia e ética; III- a utilização de ferramentas de acompanhamento do desempenho individual de cada empregado. Está(ão) correto(s):
Resp: apenas os itens II e III.
32) Dentre os conceitos da Administração de Recursos Humanos, como podemos definir NEGÓCIO :
Resp: O negócio de uma empresa pode ser definido como a orientação específica de sua atividade empresarial, aquilo que ela explora para atender às necessidades do cliente.
33) Das técnicas comumente aplicadas pela ARH na Gestão de Pessoas em uma organização, assinale abaixo a única opção que NÃO se refere ao ambiente INTERNO:
Resp: Recrutamento e seleção
34) As empresas da administração atual elaboram seu Planejamento Estratégico de Recursos Humanos baseados nos objetivos organizacionais e norteados na missão, visão e valores da organização. Marque a alternativa à Administração de Recursos Humanos na organização:
Resp: São os processos responsáveis pelos insumos humanos e envolvem todas as atividades relacionadas com pesquisa de mercado, recrutamento e seleção de pessoas, treinamento e desenvolvimento, retenção de talentos, bem como a integração do funcionário às tarefas organizacionais.
35) O conceito de Competência, bastante utilizado na área de RH, é comumente definido pela literatura especializada como o conjunto de:
Resp: Conhecimentos, habilidades e atitudes 
36) A Administração de Recursos Humanos (ARH) é uma área interdisciplinar que envolve conceitos de diversas áreas do conhecimento. Neste sentido, assinale a única opção, cuja sequência contém uma área do conhecimento que não condiz com a afirmativa feita:
Resp: Psicologia Industrial e Organizacional; Engenharia Agronômica; Sociologia Organizacional. 
37) É papel da área de RH pensar no delineamento de um plano de carreiras, ou seja, em uma sequência de cargos que mostre o desenvolvimento gradativo da complexidade do cargo. A existência desse plano pode facilitar o planejamento de sucessão em determinados cargos. Sabendo disto, assinale a alternativa correta. 
Resp: Os programas de trainee servem para alocar estagiários nas organizações e se configuram como 
atividade vinculada do plano de carreiras. 
38) Atualmente, estamos vivendo a sociedade da informação onde a prioridade é o conhecimento. Nesse sentido, qual o papel que se exige de cada trabalhador? 
Resp: Que ele esteja preparado, capacitado e motivado, a fim de gerar produtos e/ou prestar serviços de 
qualidade. 
39) Os recursos humanos nas organizações bem-sucedidas passaram a ser tratados como parceiros do negócio. Uma das características desta nova atitude da administração de pessoal em relação ao recurso humano é:
Resp: A preocupação com resultados 
40) O profissional de RH desempenha dois papéis essenciais no exercício da sua função. Ora ele atua como especialista, ora como estrategista. Quando suas ações são de estrategista podemos afirmar que ele assume os papéis de: 
Resp: a. Parceiro de Negócios e Agente de Mudanças 
41) Algumas técnicas de ARH na Gestão de Pessoas, visam a obtenção e ao fornecimento de dados, outras a tomada de decisões sobre esses dados. I - Avaliação de desempenho e avaliação de cargos são técnicas que fornecem dados; II - Admissões e desligamentos são decisões tomadas a partir de dados; III - Promoções e transferências são decisões tomadas a partir de dados. Sobre as afirmativas, assinale: 
Resp: Todas as afirmativas são verdadeiras 
42) Leia as afirmativas a seguir sobre alguns dos objetivos da Administração de Recursos Humanos: I. Um dos objetivos da ARH é ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. II. A ARH tem por objetivo proporcionar à organização empregados bem treinados e bem motivados. III. A ARH busca a reduzir a competitividade da organização. A respeito das afirmativas anteriores, marque a opção CORRETA: 
Resp: Somente as afirmativas I e II estão corretas. 
43) Na Gestão de Pessoas, temos técnicas aplicadas no ambiente interno e técnicas aplicadas no ambiente externo. Dentre os referentes ao ambiente EXTERNO, podemos apontar:
Resp: Relação com sindicatos e recrutamento e seleção 
44) Na Gestão de Pessoas, existem técnicas aplicadas no ambiente interno e técnicas aplicadas no ambiente externo. É possível afirmar que são técnicas do ambiente INTERNO:
Resp: Treinamento e Higiene e segurança 
45) Este indicador exerce muita influência nas organizações e é expressa por um índice usado para gerar dados de acompanhamento e comparações, destinadas a desenvolver diagnóstico, seja para promover providências ou caráter preventivo. Conhecido
como turnover, este se refere a:
Resp: Rotatividade de pessoal 
46) Em um mundo de negócios caracterizado pela explosão da inovação tecnológica e pela forte competição do mercado, as organizações precisam ser rápidas, ágeis e eficazes em custos. São características adicionais da nova Administração de Recursos Humanos, exceto:
Resp: Ser inflexível 
47) O método de desenvolvimento de pessoas no qual a pessoa se defronta com uma descrição escrita de um problema organizacional para ser analisado e resolvido é: 
Resp: Estudo de casos 
48) A gestão de pessoas deve contribuir para que as organizações sejam eficazes por meio das pessoas, e assim buscar a cooperação dos indivíduos que atuam nas organizações tanto para o alcance de seus objetivos individuais quanto para o alcance dos objetivos organizacionais (GIL, 2006). Para que se alcance esse nível de reciprocidade entre organização e individuo a gestão de pessoas desenvolve seis importantes processos que veremos abaixo, sendo eles; processo de agregar pessoas, processos de aplicar pessoas, processos de recompensar pessoas, processos de desenvolver pessoas, processos de manter pessoas e o processo de monitorar pessoas, sendo que cada processo tem sua importância para que a organização alcance seus objetivos. (CHIAVENATO, 2008). Na gestão de pessoas, o treinamento está relacionado ao processo de: Resp: desenvolver pessoas; 
49) Analise as duas afirmações seguintes: I - O ser humano é uma verdadeira fonte de emoções e, através do seu comportamento, expressa as características de sua personalidade, mesmo que de forma inconsciente. Se, antes, revelar os sentimentos era considerado puro romantismo ¿ muito evidenciado na literatura brasileira no século XVII, hoje, as emoções são vistas por outro prisma. Muitas organizações, por exemplo, quando realizam um processo seletivo, não avaliam o candidato apenas por sua bagagem técnica. PORQUE II - A aptidão em lidar com as emoções influencia diretamente o comportamento das pessoas no dia a dia das organizações, inclusive a performance diante das atividades. A respeito dessas duas afirmações, é correto afirmar que:
Resp: as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. 
50) A capacitação dos colaboradores de uma Organização pertence a um subsistema da área de RH. Aponte-o:
Resp: Desenvolvimento de RH 
51) O recrutamento é um conjunto de______________ que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e _________ de ocupar cargos dentro da organização. É basicamente um __________________, através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos ________________ que ela pretende preencher. 
Resp: Procedimentos, capazes, sistema de informação, oportunidades. 
52) Integram a função recursos humanos na organização:
Resp: seleção 
53) A aplicação de testes psicológicos em candidatos é utilizada como ferramenta acessória no processo de seleção para determinados cargos, pois eles avaliam: 
Resp: Aptidões e traços de personalidade 
54) A empresa XPTO quer avaliar as reações e características de um grupo de candidatos a certas situações características do cargo para o qual estão concorrendo. Qual a técnica indicada para esse caso?
Resp: Dinâmica de grupo 
55) Sobre a SELEÇÃO, é correto afirmar que: 
Resp: Escolha certa para o cargo certo, visa adequação da pessoa ao cargo. 
56) O recrutamento é uma atividade que consiste em comunicar, divulgar e atrair o candidato para o processo seletivo. Existem dois tipos de recrutamento: interno e externo. Assinale a opção que se refere a uma vantagem do recrutamento externo. 
Resp: Enriquece o patrimônio humano pelo aporte de novos talentos. 
57) O planejamento estratégico de sua empresa prevê um aumento de trinta por cento da participação de mercado do seu produto carro-chefe nos próximos três anos. Qual a utilidade dessa informação para a área de RH? 
Resp: Planejar a demanda futura de recursos humanos. 
58) Muitas organizações que valorizam pessoas têm como prática desenvolver um programa de acolhimento para os candidatos que foram selecionados e contratados. Antes de começarem a trabalhar, passam por um programa realizado pelo RH em parcerias com outras áreas. O Programa mencionado é chamado de: 
Resp: Programa de Integração/Ambientação dos Novos Colaboradores. 
59) Quando do ingresso de um novo colaborador, cabe ao RH apresentá-lo à empresa. Esta tarefa recebe o nome de:
Resp: Ambientação; 
60) Sobre o Processo de Integração das pessoas nas organizações, assinale a única alternativa que não se adequa ao conceito. 
Resp: Entre os principais temas abordados na ambientação estão os cuidados que devem ser tomados pelo novo colaborador na preservação de sua integridade física no trabalho, já que as organizações não têm o dever de se preocupar com essas questões. 
61) Após participar do processo seletivo, os novos funcionários precisam se adaptar à empresa para que consigam apresentar bons resultados. Assim, a importância do processo de integração (socialização) de novos funcionários está em: 
Resp: Reduzir a ansiedade normal do período de adaptação, com reflexos positivos em sua fixação na 
empresa ao fornecer as informações de que o funcionário necessita sobre a empresa e as suas 
funções, bem como o que é esperado dele. 
62) É PAPEL DO RH NA AMBIENTAÇÃO APRESENTAR OS SEGUINTES ITENS, EXCETO:
Resp: PROCESSO MAIS RÁPIDO E ECONÔMICO 
63) O Treinamento é um processo e, como tal, obedece a uma sequência. Assinale a correta:
Resp: Levantamento de necessidades; programação e planejamento; execução; avaliação. 
64) Uma empresa de TV a cabo está desenvolvendo uma nova modalidade de treinamento para sua equipe de instalação e manutenção. O novo treinamento será realizado durante uma semana, por meio de instrução em sala de aula, no período da manhã, e do trabalho sob orientação de um colega mais experiente, no período da tarde. A situação envolve a técnica de treinamento:
Resp: De aprendizagem. 
65) Atualmente nas organizações faz-se necessário a estimulação dos profissionais para um pleno conhecimento, direcionando -os para um diferencial estratégico, competitivo e de sucesso. Aumenta-se a necessidade da geração de informações e que as mesmas sejam úteis e significativas para que promovam o aprendizado individual e organizacional, produzindo assim melhores resultados. Nos processos de treinamento, é primordial desenvolver o ciclo de treinamento que é composto por quatro etapas, a saber: diagnóstico, desenho, implementação e avaliação. A atividade relacionada à elaboração do programa de treinamento para atender às necessidades identificadas em um cargo, dá -se o nome de:
Resp: desenho; 
66) Os métodos de treinamento são utilizados pelo instrutor para facilitar a aprendizagem dos treinandos. Preencher com V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas, de acordo com os métodos de treinamento. 
(V) Coaching é um método utilizado para desenvolver habilidades e melhor desempenho; 
(V) Seminário é um método em grupo que objetiva a discussão, o debate entre os participantes; 
(F) Workshop, utiliza a internet para debate entre grupos profissionais que estão distantes; 
(V) Painel, consiste na apresentação e discussão de um tema por um grupo de especialistas; 
(V) Demonstração é o método pelo qual o instrutor procura mostrar ao treinando como fazer 
determinada operação, tarefa. 
67) Os gestores de uma Universidade Corporativa devem analisar constantemente as necessidades conjunturais e suas demandas específicas de aprendizado PORQUE É preciso priorizar as ações de treinamento de acordo com o grau de impacto/necessidade da empresa. Analisando as afirmações acima, conclui -se que: 
Resp: As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira. 
68) A empresa Lyra vem enfrentando problemas de competitividade. Como alternativa de racionalização de custos, optou por trocar seus fornecedores por outros mais baratos. Os custos de produção
diminuíram, mas a empresa passou a enfrentar um grande volume de reclamações referentes à queda na qualidade dos produtos, comprometendo ainda mais sua posição no mercado. Imediatamente, a gerência de Recursos Humanos entendeu que uma das formas de contribuir seria propor uma capacitação/preparação melhor dos funcionários, objetivando solucionar o problema de qualidade dos produtos. Assinale a alternativa que melhor representa o modo como essa decisão foi tomada: 
Resp: Inadequado e precipitado, porque o levantamento de necessidades de treinamento não considerou todos os fatores que podem ter gerado a queda de qualidade dos produtos. 
69) Dentre as fontes de receita abaixo indicadas qual é a de maior representatividade financeira para os sindicatos?
Resp: Contribuição Sindical 
70) Em relação à pluralidade sindical escolha a opção correta. I - Propõe a união dos trabalhadores de uma mesma categoria de uma determinada base territorial em um único sindicato visando o fortalecimento de suas lutas. II - É a existência de vários sindicatos, em um município, representando uma determinada categoria. III - É uma determinada base territorial (município) só pode haver um sindicato representativo de cada categoria.
Resp: Somente II está correta 
71) Em relação à estratégia de prevenção dos problemas trabalhistas, podemos afirmar:
Resp: Bom clima organizacional; Reuniões das equipes de RT; Cumprimento das leis; convenções; acordos e sentenças normativas. 
72) Assinale abaixo a alternativa que NÃO é uma forma de PREVENÇÃO de conflitos coletivos:
Resp: Greve 
73) Uma forma mais completa de entender o que é Sindicalismo: 
Resp: d) Organização dos Trabalhadores com vistas ás conquistas sociais, políticas e econômicas diante da classe patronal 
74) A paralisação temporária da atividade econômica pelo empregador, com o objetivo de pressionar os trabalhadores, a fim de frustrar ou dificultar o atendimento de suas reivindicações corresponde ao conceito de:
Resp: Lock-out 
75) A Administração de cargos e salários, quando bem conduzida, pode fortalecer/alavancar a imagem de uma empresa. Entre o s objetivos estabelecidos para a administração de cargos e salários, temos (assinale a única alternativa correta): 
Resp: Atrair candidatos para a empresa. 
76) Assinale a alternativa referente aos objetivos específicos da administração de cargos e salários. I - Incentivar desempenhos. II - Recompensar os funcionários que apresentem desempenhos excepcionais. III - Mobilizar ou comprometer os funcionários para que eles alcancem determinados resultados esperados pela empresa.
Resp: As alternativas I, II e III estão corretas. 
77) A palavra "soldo" e a palavra "salário" são distintas na grafia, mas muito próximas em significado. Qual das opções a seguir melhor caracteriza a palavra SOLDO? 
Resp: Termo adotado junto aos militares para se referir ao pagamento efetuado àqueles que prestam determinados serviços de qualquer posto nas Forças Armadas. 
78) A função ou o conjunto de funções (conjunto de tarefas ou de atribuições) com uma posição definida na estrutura organizacional formal de uma organização, isto é, no organograma, denomina-se:
Resp: cargo. 
79) Existem nove etapas que estruturam o plano de cargos e salários. A primeira etapa é referente à Política Salarial e a última é Administração dos Salários. Algumas etapas intermediárias são:
Resp: Análise de cargos / descrição de cargos / pesquisa salarial /classificação de cargos. 
80) O ato inseguro e a condição insegura são consideradas as causas básicas dos acidentes de trabalho. Pode ocorrer de um colaborador apresentar um comportamento contrário à observância das normas de segurança, colocando em risco a sua saúde/integridade física, ou a de terceiros. Enfim, o próprio colaborador é o responsável pelo acidente de trabalho. Assinale a alternativa que identifica esse tipo de situação:
Resp: Ato inseguro 
81) A SIPAT é muito importante acontecer anualmente na empresa. É objetivo da SIPAT. Marque a alternativa correta.
Resp: Promover, divulgar as questões relativas à segurança do trabalho, a fim de conscientizar os trabalhadores. 
82) Insalubridade, termo relacionado à SEGURANÇA DO TRABALHO, em termos laborais, significa:
Resp: Um ambiente de trabalho hostil à saúde, pela presença de agente agressivos ao organismo do trabalhador, acima dos limites de tolerância permitidos pelas normas técnicas. 
83) Sobre o tema SEGURANÇA DO TRABALHO E SAÚDE OCUPACIONAL, podemos afirmar que (marque a alternativa que traz a única opção correta): 
Resp: As Normas Regulamentadoras são normas elaboradas pelo Ministério do Trabalho. Foram criadas e devem ser observadas a fim de promover saúde e segurança do trabalho na empresa. 
84) Quando os micro-organismos (bactérias, fungos, vírus, bacilos, parasitas, entre outros) estão presentes nos ambientes de trabalho, pode -se entender, na prática, que os profissionais atuantes neste cenário estão sujeitos a sofrer um determinado tipo de risco. A que risco este enunciado se refere? Assinale a alternativa de resposta correta. 
Resp: Risco Biológico 
85) A s causas de acidente de trabalho são diversas, algumas delas causadas pela empresa. Analise as situações abaixo e assinale a afirmativa correta em relação a causa considerada por condição insegura.
Resp: O trabalhador chegou para operar a máquina, pediu as luvas ao Técnico de Segurança do Trabalho e este disse que havia acabado do estoque, para operar assim mesmo. 
86) Os processos de recompensar pessoas da administração de Recursos Humanos envolvem não somente remuneração como também benefícios. Alguns dos benefícios são legalmente obrigatórios, como por exemplo:
Resp: salário-família 
87) Ao dizer que a Empresa pratica a flexibilização daquilo que ela oferece aos funcionários, entende-se que é a personalização, a customização dos benefícios. Assinale a alternativa que apresenta a melhor definição para esta prática, de forma concreta. 
Resp: A empresa permite que cada funcionário estabeleça o seu próprio pacote de benefícios dentre aqueles por ela oferecidos. 
88) Os "Benefícios" precisam ser classificados. Baseado nesta premissa, assinale a alternativa que define corretamente a classificação quanto aos objetivos dos Benefícios. 
Resp: Assistenciais, Recreativos e Supletivos. 
89) Quando dizemos que um "Benefício" representa uma dádiva da Empresa, podemos dizer que é. Complete a frase assinalando a alternativa cuja resposta melhor se aplica a este contexto. ...
Resp: mera liberalidade por parte da empresa. 
90) Quando uma empresa adota a prática de ofertar "Benefícios" aos seus trabalhadores, ela pretende estimular a produtividade e a qualidade nos seus resultados. Além disso, o que mais a empresa objetiva com esta prática? Assinale a alternativa correta. 
Resp: O conjunto das alternativas de resposta proposto atende plenamente ao enunciado da questão. 
91) Qual a aplicabilidade da prática de ofertar "Benefícios" aos trabalhadores da organização? Assinale a alternativa que melhor descreve esta prática. 
Resp: O conjunto proposto das alternativas de resposta atende plenamente ao enunciado da questão. 
92) Uma pequena empresa precisa passar por um processo de reestruturação de sua área de RH. Para isto, ela contrata uma empresa de consultoria que toma como decisão, fazer um mapeamento dos cinco subsistemas da Administração de Recursos Humanos, de forma a gerar um fluxo de processos eficiente. Das opções abaixo, qual mostra ser a correta?
Resp: Subsistemas de: Provisão, aplicação, manutenção, desenvolvimento e monitoração. 
93) As pessoas devem sair da mesmice: Dê oportunidade a si mesmo de entrar em contato com o novo e perceber como se sente em relação a ele. Crie, invente. As pessoas devem ser o capital intelectual da organização: "Me dê a oportunidade de dar o melhor de mim". Diante desta premissa, assinale dentre as alternativas a seguir propostas aquela que explica, corretamente, quem pode exercer este papel:
Resp: Saber extrair o melhor do outro é uma arte que poucos dominam, mas que em muito enriquece a todos os envolvidos no processo. Só os verdadeiros líderes fazem -no com a frequência necessária ao seu sucesso profissional. 
94) Veja as afirmativas abaixo: I. Eliminar ou neutralizar os riscos de doenças ocupacionais é um compromisso da ARH. II. A ARH deve promover a aproximação dos diferentes setores da empresa, levando-os a trabalhar numa relação de clientes e fornecedores internos. III. A ARH deve sempre pagar salários cada vez maiores. Estão corretas as afirmativas: 
Resp: I e II, apenas; 
95) Uma sigla utilizada na área de recursos humanos é CHA. Assinale o item que a ela corresponde:
Resp: Conhecimentos, habilidades e atitudes. 
96) O conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização denomina-se: 
Resp: Recrutamento de pessoas. 
97) As pessoas devem aumentar a sua produtividade nas Organizações. Diante desta premissa e, considerando o que estudamos em Comportamento Organizacional, assinale a alternativa que explica, adequadamente, esta necessidade: 
Resp: O conjunto das alternativas propostas atende plenamente ao enunciado da questão. 
98) Integra a função recursos humanos na organização, como processo: 
Resp: Seleção 
99) Vale alertar que , para as Organizações, o Treinamento precisa estar direcionado para atender as expectativas do negócio ¿ lucro ¿ e, que precisa ser interpretado através dos seguintes resultados: Assinale a alternativa correta 
Resp: O conjunto das alternativas de resposta proposto, atende plenamente ao enunciado da questão 
100) Quais as desvantagens do recrutamento interno: A) Os funcionários podem aprender a conviver com os problemas e situações da empresa e perdem a criatividade e atitude de inovação, o que não aconteceria no caso de um recrutamento externo. B) Influencia as faixas salariais internas, principalmente com a contratação de funcionários com salários superiores, devido à situação de desequilíbrio do mercado de recursos humanos C) Possibilidade de gerar conflito de interesse entre os funcionários não escolhidos que podem ficar frustrados, prejudicando sua produtividade no trabalho, pois o funcionário supõe que foi criada uma falsa expectativa, trazendo desestímulo. D) Falta de recursos humanos internos para cobrir as necessidades de preenchimento das vagas E) Frustrar a expectativa de promoção dos funcionários internos, dando a impressão de uma política de deslealdade com o seu pessoal interno. 
Resp: A, C e D 
101) Você coordena as atividades de Recrutamento e Seleção de sua empresa e está orientando uma estagiária, que é aluna do curso de Gestão de Recursos Humanos. Ela o está ajudando a organizar os processos seletivos em andamento. Há quatro processos iniciados nos quais as etapas de triagem, entrevistas com os selecionadores e aplicação de testes foram realizadas. Neste caso, você deve instruir a estagiária a separar os processos e encaminhar para: 
Resp: Os requisitantes, ou seja, os gestores das áreas que solicitaram a seleção, para realização da entrevista técnica. 
102) Após o processo de recrutamento e seleção, o novo colaborador é contratado pela empresa. Antes de iniciar suas atividades, é importante que o colaborador passe por um Processo de Integração. Em que consiste e qual é o objetivo do Processo de Integração? 
Resp: É a maneira pela qual a organização recebe os novos colaboradores e os integra à sua cultura, a fim de que possam entender o comportamento desejado pela organização e suas expectativas. 
103) A área de Treinamento & Desenvolvimento (T&D) é mais um dos subsistemas de Gestão de Pessoas da maior importância na atualidade, considerando a necessidade das empresas se manterem competitivas através das pessoas. Abaixo estão relacionados diferentes afirmativas, todas elas relacionadas ao processo de T&D. Assinale aquela que está definida de modo equivocado: 
Resp: São atividades do método de ensino em grupo: estudo de caso; leitura; brainstorming; benchmarking; coaching. 
104) Na estrutura organizacional moderna, qual é a principal função do treinamento e desenvolvimento (T&D) no contexto da administração de recursos humanos - ARH? 
Resp: O levantamento da necessidade de treinamento - LNT - para o desenvolvimento humano dentro da 
estratégia organizacional. 
105) Entre as cláusulas negociadas normalmente entre os sindicatos, assinale a alternativa ERRADA: 
Resp: b) critérios de aposentadoria 
106) Sobre o tema Relações trabalhistas e sindicais, visto em nossas aulas, marque a única opção que é FALSA: 
Resp: O reajuste salarial não é uma cláusula econômica negociada comumente pelos sindicatos, mas 
sempre pelo funcionário diretamente com o empregador. 
107) A Gestão da Remuneração nas organizações pode ser definida por meio de alguns aspectos. Assinale o INCORRETO. 
Resp: Apadrinhamento e paternalismo. 
108) Marque as etapas do plano de cargos e salários: 
Resp: Política Salarial, Análise de Cargos, Descrição de Cargos, Pesquisa Salarial, Classificação dos 
Cargos, Avaliação de Cargos, Estrutura Salarial, Diretrizes Salariais, Administração dos Salários. 
109) São ações inerentes à etapa de Planejamento de um Treinamento, exceto: 
Resp: Expor os planos aos executores 
110) Até recentemente o Brasil era o pior país em termos de segurança do trabalho. Agora, ocupa a 14ª posição no ranking mundial, segundo dados da OIT. Ainda assim, estima-se que o país gaste aproximadamente 6 bilhões de dólares, por ano, para custear as despesas decorrentes dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais: tratamentos, multas, afastamentos, indenizações, dentre outros, o que faz com que muitas empresas invistam mais em Segurança no Trabalho. Das afirmativas abaixo, assinale aquela que é falsa: 
Resp: Riscos biológicos dizem respeito aos micro-organismos (bactérias, fungos, vírus, bacilos, parasitas, entre outros) presentes nos ambientes de trabalho, colocando em jogo a saúde dos trabalhadores. 
111) Em época de reajuste de salários é comum o debate entre patrões e empregados, o qual é, muitas vezes, intermediado pelo sindicato. Quando o processo de negociação começa a apresentar dificuldades para a realização de um ¿acordo¿ entre as partes, o gestor de relações trabalhistas deve colocar em prática um novo plano de ação, visando prevenir a possibilidade de uma greve. Como é denominado esse tipo de plano? 
Resp: Plano de Contingência 
112) Sobre as principais fontes de receita dos sindicatos: I Contribuição sindical; II Contribuição associativa; III Contribuição confederativa; IV Contribuição assistencial; V Contribuição negocial, responda: 
Resp: Estão corretas I, II, III e IV, apenas 
113) A s novas tendências do processo de avaliação de desempenho das pessoas nas organizações são as seguintes: 
Resp: Utilização de avaliações múltiplas, com feedback de chefias, pares, subordinados e clientes internos e externos; 
114) Na fábrica de vassouras YZ, os funcionários de um determinado setor não estavam atingindo as metas de produção desejadas. O Departamento de RH da empresa resolveu, então, oferecer um treinamento em grupo a esses profissionais. Deverá, então, optar pelo seguinte método de treinamento: 
Resp: Estudo de caso. 
115) Andréa participou de um treinamento sobre comunicação. Durante o treinamento ela teve a oportunidade de adquirir novos conhecimentos. No dia seguinte, ela compartilhou com outros funcionários da empresa o conhecimento adquirido durante o treinamento. Podemos afirmar que Andréa desempenhou um papel de: 
Resp: Efeito multiplicador 
116) Sobre formação profissional, assinale a alternativa que NÃO está de acordo com as reflexões produzidas nesta disciplina: 
Resp: A formação profissional é aquela que conduz o indivíduo até o ensino médio, pois a experiência 
117) Para que um instrutor desenvolva seu papel profissional com eficácia é necessário que
ele apresente em seu perfil:
Resp: Técnicas de ensino, formação em avaliação, experiências pedagógicas e flexibilidade. 
118) Arthur, Gerente de RH de sua empresa, está desenvolvendo alguns programas de Treinamento e Desenvolvimento. Sobre o assunto, podemos dizer que: I - O treinamento prepara o profissional para uma tarefa ou cargo. II - O Desenvolvimento tem objetivos imediatos e mais restritos. III- O Treinamento pode ser oferecido com métodos de ensino individualizados, em grupo ou coletivos. Marque a alternativa correta: 
Resp: Apenas as afirmativas I e III estão corretas. 
119) É a associação dos trabalhadores, com vistas às suas conquistas sociais, políticas e econômicas, frente à classe patronal. Podemos afirmar que esse texto representa o conceito de: 
Resp: Sindicalismo 
120) Paralisação temporária da atividade econômica pelo empregador, com o objetivo de pressionar os trabalhadores a fim de frustrar ou dificultar o atendimento de suas reivindicações. É correto afirmar: 
Resp: Lockout 
121) Quando afirmamos que: A existência de vários sindicatos, em um município, representando uma determinada categoria. Estamos falando da existência de uma: 
Resp: Pluralidade sindical 
122) Em relação ao Sindicalismo é correto afirmar: 
Resp: É a organização dos trabalhadores com vistas às suas conquistas sociais, políticas e econômicas, frente à classe patronal. 
123) A dinâmica de grupo constitui -se em uma importante técnica de seleção, pois permite observar várias características do candidato, EXCETO: 
Resp: Capacidade de colocar em prática suas habilidades. 
124) As NRs são NORMAS REGULAMENTADORAS que orientam as condições de trabalho, referente à segurança e medicina do trabalho. Há empresas que são obrigadas a pagar ao trabalhador um adicional de insalubridade por que: 
Resp: Porque algumas atividades expõem os trabalhadores a agentes nocivos à saúde, acima do limite máximo de tolerância fixado. 
125) Processo em que a organização desmobiliza parte de seus recursos humanos em face da contenção de gastos: 
Resp: demissão 
126) O processo básico de administração de pessoal que inclui o recrutamento de pessoas é o processo de: Resp: Agregar pessoas 
127) Cargos e Salários é uma especialização da área de RH, que, por sua vez, é parte da administração geral; ou seja, é um subsistema de RH, gerador de um conjunto de normas e procedimentos que visam estabelecer ou manter estruturas de cargos e salários equitativas e justas na organização. Assina a ÚNICA opção VERDADEIRA: 
Resp: O PCS (Plano de Cargos e Salários), é muito mais que d ar conta de estruturar a análise e definição dos cargos; deve representar uma oportunidade de se discutir toda a política de pessoal da organização. 
128) Assinale abaixo o trabalho que NÂO se refere às etapas do processo de Treinamento & Desenvolvimento (T&D): 
Resp: Treinamento assistemático 
129) Existem situações que podem ser resolvidas pelo processo de Treinamento & Desenvolvimento. Assinale abaixo essa (s) situação (ões): 
Resp: O empregado não sabe realizar o seu trabalho. 
130) Analise os métodos a seguir verificando se são utilizados no diagnóstico de treinamento e desenvolvimento: I - A valiação de Desempenho; II - Entrevistas com Chefias; III - Entrevistas com empregados. Está (ao) correta (s) : 
Resp: Todas estão corretas; 
131) Ao estudarmos SEGURANÇA DO TRABALHO E SAÚDE DO TRABALHADOR, NÃO podemos considerar agentes de RISCOS FÍSICOS: 
Resp: Bactérias 
132) João é engenheiro e está realizando um estudo em uma determinada empresa visando adaptar o trabalho às condições psicofisiológicas dos trabalhadores, buscando assegurar-lhes conforto, segurança e desempenho eficiente, evitando o desgaste prematuro das potencialidades profissionais dos profissionais que lá atu am. Podemos dizer que João está trabalhando com: 
Resp: Ergonomia 
133) Entre as precauções que uma empresa deve tomar ao montar um programa de treinamento, a fim de diminuir o risco da perda do investimento, NÃO se inclui: 
Resp: Dar prioridade àqueles que custearem integralmente os seus programas de treinamento, independente de outros fatores. 
134) Quando o trabalhador experimenta uma incapacidade de prover a própria sobrevivência ou a de sua família, é reconhecido que ele sofre de um determinado tipo de "Risco". A que "Risco" este enunciado se refere? 
Resp: Risco Social. 
135) Dos exemplos abaixo, assinale aquele que se caracteriza como CONDIÇÃO INSEGURA como causa de acidente de trabalho: 
Resp: Instalações inadequadas 
136) Podemos definir Feedback como sendo: 
Resp: É uma resposta, uma reação à comunicação emitida pelo transmissor, através da qual o receptor valida a mensagem captada. 
137) Os benefícios oferecidos pelas organizações visam criar ou aprimorar as condições de bem-estar dos seus funcionários. Além disso, eles devem sempre estar vinculados às necessidades de seus funcionários e aos riscos a que estão sujeitos. Os benefícios são classificados quanto à natureza e aos objetivos. Podemos afirmar que quanto à natureza eles são: 
Resp: Monetários e não monetários 
138) A área de Administração de Recursos Humanos (ARH) é interdisciplinar e, por isso, envolve várias áreas do conhecimento . NÃO faz parte da ARH a seguinte área de conhecimento: 
Resp: Geologia estrutural 
139) A Empresa de Exportação Paraná está fazendo uma atualização de seus cargos e salários. Iniciou o processo a partir da descrição de cargos, como 2 recomendado. Para implementar uma descrição eficiente de cargos é necessário considerar: 
Resp: As tarefas e atribuições. 
140) QUA NDO NOS REFERIMOS A PLANEJAMENTO, ESTAMOS FALANDO DE: 
Resp: UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES A EXECUTAR 
141) A ARH lida com meios, com recursos intermediários, e não com fins. É uma função de assessoria, cuja atividade fundamental consiste em planejar, prestar serviços especializados, assessorar, recomendar e controlar. Além disso, a ARH lida com outro elemento importante no processo. Assinale a alternativa que indica o elemento referenciado neste enunciado. 
Resp: A ARH lida com recursos vivos, extremamente complexos, diversificados e variáveis, que são as pessoas. 
142) Entre os públicos que a empresa necessita considerar em suas ações encontramos comunidade / acionistas / clientes / fornecedores e principalmente: 
Resp: Empregados. 
143) Segundo Chiavenato (2004), empregabilidade é "o conjunto de competências e habilidades necessário para que uma pessoa possa manter-se colocada em uma empresa". A aplicação deste conceito em processos seletivos está relacionada à: 
Resp: Avaliação diagnóstica e prognóstica, pois, além de ser adequado à vaga, o candidato deve ter capacidade para atuar bem na empresa e se desenvolver nela. 
144) É o instrumento que reúne todos os fatores que o comitê de salários identificou como válidos e bem representativos do universo de cargos a serem avaliados, a fim de estabelecer uma hierarquia entre eles. Marque a alternativa correta. 
Resp: Manual para avaliação dos cargos e salários. 
145) Quais as vantagens e desvantagens do recrutamento interno, isto é, entre os empregados da própria empresa, em relação ao recrutamento externo, ou seja, a contratação de novo empregado: 
Resp: O recrutamento interno é altamente saudável para a motivação, a produtividade e a formação de um grupo identificado com a empresa, mas para isto é necessário que exista um bom sistema de avaliação dos recursos humanos. Mesclar o recrutamento interno com o externo é uma prática excelente, desde que a proporção do recrutamento interno seja bem superior. 
146) A gestão de pessoas alinhada às estratégias organizacionais situa-se no contexto de um modelo que é caracterizado por sua ¿articulação por competências¿ e que representa a gestão estratégica de recursos humanos, condição fundamental para se alcançar a excelência organizacional. Esse modelo oferece, nos tempos atuais, respo stas mais precisas às pressões por competitividade sofridas
pelas organizações. Com base no fragmento acima: Defina estratégia organizacional, competências organizacionais e competências individuais. Explique a relação entre elas e crie um exemplo que demonstre essa relação. 
Resp: Falar sobre a gestão estratégica de pessoas, informando a importância de seu posicionamento na estrutura organizacional e explicando os seguintes componentes estratégicos de RH: missão, análise do ambiente externo e análise do ambiente interno, bem como as competências técnicas e de relacionamento interpessoais que os indivíduos devem ter nas organizações. 
147) Na chamada Era da Informação, o conhecimento está-se transformando no recurso organizacional mais importante das empresas, substituindo gradativamente o capital financeiro - que predominou na Era Industrial. Em um mundo onde os tradicionais fatores de produção - natureza, capital e trabalho - já esgotaram sua contribuição para os negócios, as empresas estão investindo no capital intelectual para aumentar a sua vantagem competitiva. Neste contexto, é fundamental que a empresa faça uma correta gestão de seu capital humano e intelectual, compreendendo que: I. O capital humano é constituído pelo lucro gerado pelas pessoas que fazem p arte de uma organização. II. O capital humano é constituído pelas pessoas que pertencem a uma organização. III. O capital humano se difere do capital intelectual, pois o primeiro tem como foco as pessoas que ocupam cargos operacionais e o segundo trata dos gestores da empresa, que cuidam da estratégia organizacional. IV. Capital intelectual é um recurso obtido exclusivamente das pessoas, por meio do conhecimento e da inovação. V. Capital intelectual é a capacidade das pessoas de produzir mais e melhor. 
Resp: Estão corretas somente as afirmações: II e IV 
148) Existem várias técnicas aplicadas pela ARH na Gestão de pessoas de uma organização. Algumas são utilizadas no ambiente interno, outras no ambiente externo. Das opções abaixo, assinale a única que se refere ao ambiente INTERNO: 
Resp: Treinamento e desenvolvimento . 
149) Conforme o escritor e professor Idalberto Chiavenato descreve em seu livro "Gestão de Pessoas vol. 3", quais são os cinco principais objetivos da Gestão de Pessoas? Assinale a única resposta correta. 
Resp: Proporcionar e promover a competitividade; contribuir com o objetivo e realização da missão das organizações; aumentar a a uto atualização e satisfação das pessoas no ambiente de trabalho; administrar e impulsionar mudança s; desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho. 
150) O RECRUTAMENTO é o processo de atração de candidatos para abastecer seu processo seletivo. Sobre o processo de recrutamento está CORRETO afirmar: 
Resp: Uma vantagem do Recrutamento Interno é aproveitar melhor o potencial humano da organização. 
151) Considerando o desenvolvimento do processo de Recrutamento e Seleção por diversos atores: a área que solicita a contratação, a equipe de Recursos Humanos e consultorias especializadas, de quem é a responsabilidade da decisão de contratação? 
Resp: A responsabilidade da decisão é da área que solicita a contratação, pois a chefia imediata conhece a função e pode adequar os requisitos do cargo à cultura organizacional. 
152) É importante que cada setor reconheça os papéis dos outros setores da empresa. É igualmente importante que cada setor saiba o que os demais estão fazendo. É importante que cada setor conheça também os resultados financeiros e operacionais da empresa. Que tipo de integração justifica a afirmação acima? Resp: Integração funcional. 
153) Qual dos processos abaixo integra a função recursos humanos na organização? 
Resp: Seleção 
154) Manoel da Silva é um estudante que está se preparando para uma entrevista a um cargo de Analista de RH para trabalhar na área de Treinamento. Em seus estudos, ele precisa saber a sequência de fases que requer um treinamento para o caso de ser entrevistado. Qual são elas? 
Resp: Levantamento de necessidades, programação e planejamento, execução e avaliação.
155) A pa rtir da década de 1970, surgiu o conceito de Recursos Humanos (ARH), no qual as pessoas passaram a ser consideradas o recurso fundamental para o sucesso organizacional. Com as características do terceiro milênio, as organizações bem-sucedidas não mais administram pessoas, administram com as pessoas. A partir desta percepção, analise as alternativas a seguir e assinale aquela NÃO define o significado desta expressão: administrar com pessoas. 
Resp: Permitir que membros de equipe, mesmo sem poder participar das decisões, possam dar sugestões 
para a melhoria dos processos. 
156) Aos desafios da moderna administração de pessoal e de recursos humanos diz respeito a qualidade de vida no trabalho. Sobre esta questão é correto afirmar que: 
Resp: Em geral, os esforços para melhorar a qualidade de vida no trabalho procuram tornar os cargos mais produtivos. 
157) A "Requisição de Pessoal" é um formulário que deve conter algumas informações importantes para a compreensão da vaga que está em aberto e, por consequência, facilitar o trabalho dos Recrutadores. Assinale a afirmativa que descreve, adequadamente, a aplicação prática das "Informações sobre o Cargo" (um dos itens que compõe este documento referenciado pelo enunciado). 
Resp: Permitir que os Recrutadores conheçam as atividades específicas e detalhadas que serão executadas pelo ocupante do cargo. 
158) A avaliação da área de Recursos Humanos deve considerar também as influências organizacionais internas sobre os processos de Gestão de Pessoas, como por exemplo: 
Resp: Visão, objetivos e estratégia 
159) A ARH é uma área interdisciplinar e envolve conceitos de diversas áreas do conhecimento. Além disso, os assuntos tratados pela ARH referem -se aos aspectos internos à organização, assim como aos externos e/ou ambientais. A partir desta premissa, assinale a alternativa que NÃO indica quais são as áreas de conhecimento que compõem a ARH. 
Resp: Psicologia Aplicada à Segurança no Trabalho. 
160) Em um passado recente, os números relativos à desatenção com os aspectos que envolvem a Segurança do Trabalho no Brasil eram assustadores, chegando a casa dos milhares de incapacitados e/ou mortos. Assinale a alternativa que indica, corretamente, os custos que este tipo de situação pode trazer para a imagem do País no cenário do trabalho mundial. 
Resp: Danos para o bem-estar social e para a produtividade. 
161) Cabe também à área de Recursos Humanos, muitas vezes, através da área de Treinamento e Desenvolvimento, acolher e integrar os novos funcionários. Para tanto, geralmente, alguns funcionários da área de Recursos Humanos são designados para realizar atividades que tenham como objetivo informar e orientar o novo funcionário, além da exposição de um vídeo institucional. Dentre as diversas informações que podem constar desse vídeo, relacione cinco. 
Resp: Histórico da empresa, estrutura organizacional, missão, visão e cultura organizacional, o segmento e a posição da empresa no mercado, produtos e/ou serviços, processos produtivos, logística de distribuição, clientes existentes e em potencial, fornecedores de matéria prima e ou de equipamentos. 
162) A liderança é mais uma arte, uma crença, uma condição da alma do que um conjunto de coisas a fazer. Os atos visíveis da liderança artística se expressam verdadeiramente na sua própria práxis. Os artistas têm a capacidade de colocar o que é ordinário e comum em uma perspectiva mais ampla, incentivando os outros a ver o mundo de forma diferente. Na falta desse olhar artístico como ficam as pessoas da organização? 
Resp: Ficam em posição subalterna e perdem com facilidade o sentido da visão por estarem concentradas em rotinas e tarefas do dia a dia. 
163) Como Gestor de Recursos Humanos, uma de suas responsabilidades é reter os talentos na empresa, evitando a excessiva rotatividade de pessoal. Para isso, você deverá criar mecanismos como: 
Resp: Propor uma política de remuneração atrativa
e possibilidades de crescimento na carreira. 
164) Ao assumir a área de Recrutamento e Seleção de uma empresa de médio porte, você observou que em processos seletivos anteriores, a empresa utilizou preferencialmente o recrutamento externo. Sendo assim, os candidatos: 
Resp: Foram recrutados no mercado de trabalho. 
165) A globalização da economia e a forte concorrência mudaram a forma de gerir os diferentes recursos organizacionais. Neste contexto, é necessário que a Administração de Recursos Humanos adote práticas inovadoras de gestão, visto que é responsável por um dos aspectos considerados estratégicos, que é: 
Resp: A administração de todas as questões relacionadas às pessoas no ambiente de trabalho. 
166) Para atender às necessidades de preenchimento de cargos em sua estrutura, as empresas podem utilizar o Recrutamento Interno ou o Recrutamento Externo. Cite 3 (três) vantagens da utilização do Recrutamento Interno. 
Resp: Melhor aproveitamento do potencial humano da organização/ Motiva e encoraja o desenvolvimento profissional dos atuais funcionários/ Incentiva a permanência e a fidelidade dos funcionários à organização/ Não requer socialização organizacional de novos membros/ Probabilidade de melhor seleção, pois os candidatos já são conhecidos pela empresa / Custo financeiro menor do que utilizar recrutamento externo. 
167) O índice de turnover de sua empresa tem aumentado nos últimos dois anos e é preciso fazer um diagnóstico da situação. Entre as ações a serem tomadas pela área de Recursos Humanos está a análise dos relatos de: 
Resp: Entrevistas de desligamento 
168) A qual dos processos da Gestão de Pessoas o gestor deveria dar mais atenção quando a organização está partindo para a expansão e a ampliação de suas atividades? 
Resp: Processo de agregar pessoas. São os processos de captação e de inclusão de talentos por meio do recrutamento e seleção de pessoas que possuem o potencial adequado para o desenvolvimento e o crescimento competitivo da empresa. 
169) O planejamento estratégico de sua empresa estima um aumento de vinte por cento da participação de mercado do produto considerado carro-chefe nos próximos dois anos. Será necessário contratar um profissional para ocupar a vaga de Gerente de Marketing e a empresa optou por fazer um anúncio fechado. Neste caso: 
Resp: É essencial que o nome da empresa não seja divulgado no anúncio. 
170) "Até pouco tempo atrás, o relacionamento entre pessoas e organizações era considerado conflitivo. Acreditava-se que os objetivos das organizações - como lucro, produtividade, eficácia, maximização da aplicação de recursos materiais e financeiros, redução de custos - eram incompatíveis com os objetivos individuais das pessoas." Com base no trecho citado de um texto do autor Idalberto Chiavenato, assinale a única alternativa que apresenta solução viável para esta relação. 
Resp: As organizações precisam mudar rapidamente seus conceitos e procurar alterar suas estratégias na gestão de pessoas. É fato que estão cada vez mais preocupadas com o desenvolvimento do indivíduo e para isso desenvolvem suas práticas gerenciais e, em vez de investirem diretamente nos produtos e serviços, estão investindo nas pessoas que os intendem (produtos e serviços), capacitando quem sabe criar, desenvolver e produzir. 
171) Por que outros profissionais, que não são da área de Administração, necessitam conhecer a ARH? 
Resp: Porque administrar recursos humanos é diferente de administrar qualquer outro recurso organizacional. 
172) A ação estratégica de recursos humanos é facilitada pela análise dos cenários internos e externos, de forma a fornecer subsídios que permitam à área intervir adequadamente. Tais análises nos permitem obter: Resp: Indicadores 
173) Qual o principal objetivo do Recrutamento e Seleção? Assinale a resposta que melhor define a expectativa de resultado deste subsistema: 
Resp: Recrutar potenciais candidatos que serão selecionados para as vagas em aberto dentro da empresa, no menor tempo e melhor qualidade possível e com menor custo. 
174) Qual a principal finalidade do subsistema de Recrutamento? 
Resp: Fornecer mão de obra para atender às necessidades das organizações. 
175) Assinale a alternativa que melhor se ajusta ao enunciado a seguir, de acordo com o processo descrito: Durante um Processo de Planejamento Estratégico, no qual a empresa tenha lançado mão da Análise Organizacional, serão estudados(as): 
Resp: Os elementos internos e externos à organização que dizem respeito ao seu negócio. 
176) Numa empresa, um psicólogo é encarregado de fazer um estudo para a escolha de um entre dois tipos de treinamento pelos quais a organização está interessada. O objetivo é identificar qual tipo de treinamento proporcionará melhores resultados à organização. Entretanto, existe a imposição de que em tal estudo seja utilizado o controle do tipo duplo-cego. Explique em que consiste tal controle. 
Resp: O controle do tipo duplo-cego consiste em ocultar informações que possam identificar os grupos ou participantes do profissional que irá fazer a análise dos dados obtidos. 
177) De acordo com as aulas, existem fatores que influenciam em diversos processos da gestão de Recursos Humanos. São fatores classificados como internos e externos. Entre os fatores influenciadores internos (pelo menos 3), temos: 
Resp: Missão, valores, visão, objetivos e estratégicas organizacionais, cultura organizacionais, natureza dos trabalhos e estilo das lideranças. 
178) Assinale a alternativa que NÃO caracteriza objetivo específico do processo de recrutamento e seleção? Resp: Ensinar os testes aos candidatos.
179) Toda empresa é considerada um sistema dinâmico em contínua interação. É feito por pessoas e para pessoas. A organização é composta por vários subsistemas, entre eles a Área de Administração de Recursos Humanos. A dinâmica organizacional acontece em função da integração desses vários sistemas. Qual das alternativas está correta? 
Resp: Todos os sistemas devem ser vistos como estratégicos e devem contribuir diretamente para a consecução das metas globais da empresa. 
180) Pode-se considerar que a existência da área de Recursos Humanos está diretamente relacionada à melhora da efetividade dos funcionários nas empresas, implicando na melhor efetividade organizacional. Para tal, ela desenvolve uma série de atividades na organização. Assinale a única alternativa que contempla as principais atividades da ARH, conforme visto em aula: 
Resp: A ARH atua com recrutamento, seleção, treinamento, avaliação, manutenção, controle e desenvolvimento organizacional. 
181) O diferencial entre as empresas não são mais as máquinas utilizadas no processo produtivo da era industrial, mas sim o somatório do conhecimento coletivo gerado e adquirido. O RH que investe no Capital intelectual, utilizando -se dos recursos institucionais disponíveis, demonstra que a empresa faz: Uma boa gestão de pessoas;
182) Fonte s de recrutamento de pessoal são locais do mercado de 
trabalho em que a empresa vai atrair candidatos. Marque abaixo a alternativa que não corresponde 
a uma fonte de recrutamento: Entrevista com chefe direto 
183) No processo de socialização, o novo colaborador deve ser inserido 
no ambiente da organização , de forma a evitar hábitos que possam conflitar com os valores da 
empresa, o que implica aspectos: Culturais, sendo levado a compreender o comportamento 
esperado na convivência dentro da organização; 
184) APONTE UMA AÇÃO QUE CABE AO SUPERVISOR IMEDIATO NO 
PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DO NOVO EMPREGADO: APRESENTAR O NOVO 
COLABORADOR AOS SEUS COLEGAS DE EQUIPE. 
185) A empresa ABC deseja abrir uma filial na cidade de Miracema do 
Tocantins, no estado de Tocantins, por se r uma localização estratégica para o projeto de expansão 
na região norte. Qual deve ser a primeira ação da área de recrutamento e seleção para viabilizar 
essa filial? Pesquisar a disponibilidade de mão-de-obra na região 
186) A s organizações
são criadas para fazer alguma coisa. Todas têm 
uma missão a cumprir. Significa uma incumbência que se recebe. Representa a razão de ser de 
uma organização. Observe as afirmativas abaixo no tocante a MISSÃO e marque a alternativa 
correta. I- Pode ser definida em uma declaração formal e escrita, credo da organização; II - Tem que 
ser objetiva, clara, impulsionadora e inspiradora; III - Deve ser atualizada e redimensionada com o 
passar do tempo, embora seja relativamente fixa e estável. Todas as af irmativas são verdadeiras 
187) A Seleção de pessoas que preencherão vagas nos cargos do setor 
público deve atender a princípios, requisitos e legislação própria. Sobre esse tema, é correto que: 
Deve ocorrer por meio de concurso público, a f im de criar uma fila que deverá ser atendida na 
medida em que as vagas vão sendo preenchidas; 
188) A Administração de Recursos Humanos possui o papel de contribuir para o 
desenvolvimento da organização, fazendo com que ela cresça e atinja se us propósitos com 
competitividade e lucratividade, mantendo-se sólida para atuar no mercado. Dos serviços abaixo, 
qual não está relacionado à Administração de Recursos Humanos? Controla r vendas e produção da 
empresa. 
189) O recrutamento de pessoas é uma tarefa essencial ao 
desenvolvimento das organizações. Os seu s tipos principais são: B) Interno; C) Misto; E) Externo. 
190) O Recrutamento/Seleção tem o intuito de localizar e contratar as 
pessoas certas para trabalhar nos mais variados setores da empresa. Qual a razão que determina a 
necessidade de execução deste processo com precisão e qualidade? Assinale a resposta certa: 
Contratar funcionário inadequado traz prejuízo financeiro, desperdício de tempo e treina m ento e 
baixa produção. 
191) Quais as ferramentas mais comuns, usadas para a integração de 
todos os colaboradores com a empresa? I - O jornal interno e a intranet. II - Os murais e os quadros 
de aviso. III - Frequentes reuniões. As a lternativas I, II e III estão corretas. 
192) Qual o propósito da integração funcional? Minimizar conflitos. 
193) Sabemos da importância das organizações para indivíduos e sociedade. Assinale qual 
alternativa apresenta as funções que demonstram tal importância, conforme apresentado em aula: 
Servem à sociedade; Realizam objetivos; Proporcionam carreiras e Preservam o conhecimento. 
194) A Empresa Fogo Amigo Ltda. é uma empresa familiar especializada na preparação de um 
típico churrasco gaúcho. Mas diante da concorrência que tem aberto várias casas com maiores 
níveis de conforto, comodidade e opções para os clientes, a empresa entendeu que precisa se 
profissionalizar. Para isto contratou um consultor de RH, que fez o Levant amento das Necessidades 
de Treinamento e identificou duas que precisavam serem atacadas com urgência. A (1ª) é melhorar 
o nível motivacional da equipe e (2ª) melhorar o nível de atendimento aos clientes, pois ambas 
estavam interferindo na queda do faturamento. Quais das alternativas apresentadas abaixo indica a 
proposta de treinamento mais adequada a ser desenvolvida? Motivação no ambiente de trabalho e 
trabalhar mais as técnicas de atendimento aos clientes internos e externos. 
195) O modelo de gestão é um fator que influencia os empregados e os resultados 
organizacionais. Assim, compreender a qualidade da gestão, suas características, suas 
necessidades, suas aspirações, bem como o impacto que os gestores exercem sobre os membros 
de suas equipes é indispensável ao profissional de Recursos Humanos. Por quê? 
O profissional de RH atua como consultor interno junto aos demais gestores da organização. 
196) Um dos processos mais importantes da ARH é o processo de treinamento porque através 
dele pessoas se capacitam, imprimem qualidade àquilo que fazem, melhoram suas relações no 
trabalho e contribuem para competitividade da empresa. Quais os benefícios adquiridos com o 
treinamento: Melhoria da imagem institucional interna e externamente além de outros. 
197) O setor de telecomunicações está mudando em uma velocidade estonteante no mundo, 
permitindo que vários processos de comunicação ocorram de maneira virtual. Isso tem trazido 
reflexos para várias funções da área de RH. Considerando essa realidade, se voc ê fosse o gestor de 
uma área de RH: Abriria um espaço no site da empresa para os empregados darem feedback sobre 
os programas da área de RH, avaliando, assim, se eles compreenderam os objetivos da área. 
198) Para atender à demanda da nova Era da Informação/Conhecimento, a Empresa VS S/A 
iniciou um processo de revisão de seus processos de trabalho, de seu modelo de gestão e de seus 
mecanismos de atuação no mercado e na sociedade. Para que esse novo paradigma organizacional 
possa ser implementado, é necessário investir no desenvolvimento do capital humano da empresa. 
Assinale dentre as alternativas a seguir aquela que, a partir da década de 1980, vem representando 
uma das melhores maneiras de qualificar os colaboradores para atuarem num mercado competitiv o: 
Universidade Corporativa 
199) Nossa sociedade, moderna e industrializada, caracteriza-se po r ser uma sociedade 
composta de organizações. E o homem moderno passa a maior parte do tempo dentro delas. 
Assinale a afirmativa que melhor indica qual a dependência que este homem moderno tem d esta s 
organizações: O conjunto de alternativas de resposta proposto atende plenamente ao enunciado da 
questão. 
200) Considerando o comportamento humano e suas variáveis, há que se reconhecer que o 
ambiente de trabalho precisa ser caracterizado por interações so ciais que sustentem e viabilizem o 
bem-estar, ao ponto de facilitar o alcance dos resultados. Dito isto, é importante reconhecer a 
importância fundamental de alguns fatores, para saber relacionar-se. Assinale a afirmativa que 
descreve, corretamente, alguns destes fatores: Agir com maturidade e estabelecer relações 
sinérgicas. 
Questão_ Administrar uma empresa requer muito mais do que as funções básicas de gerenciamento 
e gestão - planejar, organizar e controlar. As ameaças às organizações vindas dos clientes, da 
concorrência, bem como em decorrência das mudanças no cenário socioeconômico, requerem 
habilidades humanas com alto grau de refinamento em todos os setores. A própria compreensão do 
comportamento individual e das equipes em situação de trabalho é relacionada à liderança e poder; 
estrutura e base de aprendizagem; percepção; atitude; processo de mudança; conflito; 
dimensionamento de trabalho e etc. Assinale a resposta correta para saber qual é o desafio da 
Gestão de Pessoas na relação entre pessoas e organizações quanto ao desenvolvimento do 
potencial competitivo individual e coletivo. A ARH - Administração de Recursos Humanos tem como 
seu papel de liderança extrair da diversidade humana e da complexidade gerada pela globalização 
os benefícios para as organizações. Levar em conta a estrutura contingencial e considerar situações 
específicas para entender à relação de causa e efeito, bem como examinar variáveis tais como o 
ambiente de trabalho, a tecnologia, a personalidade e a cultura. 
Questão_ As organizações se diferem no ambiente em que atuam e criam valor para o cliente, bem 
como para o público em geral, em função de sua capacidade de adaptação à s mudanças e de 
inovação, utilizando-se: Do capital intelectual da empresa, que é um recurso obtido exclusivamente 
das pessoas. 
Questão- A teoria motivacional de Maslow se baseia na chamada hierarquia das necessidades. 
Assinale a alternativa que indica, apenas, aspectos relacionados à classificação de necessidades 
sociais. Interação com clientes, amizade dos colegas, chefia amigável. 
Questão- A Administração de Recursos Humanos (ARH) é uma especialidade que surgiu a partir do 
crescimento e da complexidade das tarefas organizacionais. Suas origens remontam ao início do 
século XX, após o forte impacto da Revolução Industrial. Baseado
nesta pr emissa, assinale entre as 
alternativas a seguir aquela que apresenta o nome pelo qual está especialidade era chamada em 
seu início. Relações Industriais 
Questão- Após uma entrevista de seleção para a Empresa Saluti S/A, Henrique foi informado de que 
não seria contratado para o cargo de gerente, por não possuir habilidades interpessoais e de 
comunicação, fundamentais para desempenhar a função. Assinale a alternativa que corresponde à 
justificativa da entrevistadora para a NÃO contratação de Henrique: Ele apresentava dificuldades 
para trabalhar em equipe, compartilhar informações com colaboradores e ensinar pessoas a 
aprender. 
Questão- Entre as críticas mais frequentes ao departamento de recursos humanos da empresa, 
encontramos: Muita burocracia e distância dos negócios 
Questão- O que é o recrutamento de pessoal? É o processo de atração de pessoal para participar 
do processo de seleção. 
Questão- No nível 2 aplica-se um teste com questões discursivas ou de múltipla escolha, sobre 
cinco pontos de conteúdo do treinamento. Chamamos esse nível 2 de: Mudança 
Questão- A Área de RH é uma atividade meio e não uma atividade fim. Ou seja, cria condições par a 
que as metas e objetivos sejam atingidos. É uma das áreas da organização que lida com alta complexidade. Por que? Porque lida com pessoas e pessoas são instáveis, ganham e perdem 
motivação, não há como controlar o comportamento das pessoas. 
Questão- A eficácia do treinamento tem sido amplamente discutida na literatura organizacional. As 
pesquisas revelam que o sucesso do programa depende, entre outros fatores, da motivação dos 
indivíduos para aprender. Se um profissional tivesse de escolher um público -alvo para desenvolver 
um programa de treinamento altamente eficaz, ele escolheria indivíduos dotados de personalidade 
com: Alta conscienciosidade e muita abertura para experiências. 
Questão- Analise abaixo as diversas definições de "Métodos de Treinamento" : 
I- Programas de duração entre um a dois anos. Tem como principal objetivo a contratação 
profissionais com alto potencial. (Programa de Trainee); II- Método individualizado pelo qual o 
empregado passa a ter na figura de seu gestor imediato um conselheir o de carreira. (Coaching); 
III- Método individualizado que funciona como um rodízio de funções. (Job Rotation); IV- Método de 
treinamento em grupo voltado para o treinamento de decisões em nível gerencial. (Jogo de 
Negócios) Agora, assinale abaixo a sequência correta, identificando os nomes dos métodos 
descritos: Programa de Trainee, Coaching, Job Rotation, Jogo de Negócios 
Questão- A importância da Gestão de Pessoas dentro das empresas é crucial na medida em que 
administra e soluciona impasses comuns a todos. Diante desta afirmativa, assinale a opção de 
resposta que define corretamente as ações da Administração de RH (ARH). Consiste m no 
planejamento, na organização, no desenvolvimento, na coordenação e no controle de técnicas 
capazes de promover o desempenho eficiente de pessoal, ao mesmo tempo em que a organização 
representa o meio que permite às pessoas que com ela colaboram alcanç ar os objetivos individuais 
relacionados direta ou indiretamente ao trabalho. 
Questão- Manoel Gomes é Engenheiro de Segurança e acaba de ser contratado pela Empresa RVB 
Ltda. para gerenciar o Setor de Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional. Uma de suas 
primeiras atribuições será sensibilizar os colaboradores em rela ção à importância do conhecimento e 
do cumprimento dos procedimentos legais que envolvem as questões relacionadas à segurança e 
saúde ocupacional. Para tal, será necessário divulgar e explica r as norma s que regem o assunto. 
Analise as alternativas a seguir e assinale a opção que representa o que vem a ser Normas 
Regulamentadoras (NRs) e de quem é a responsabilidade por sua elaboração e fiscalização do 
cumprimento: São as normas que regulamentam a s condições de trabalho no tocante a segurança e 
medicina do trabalho. A elaboração e a fiscalização das normas competem ao Ministério do 
Trabalho. 
Questão- É um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente 
qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. É basicamente um sistema de 
formação, através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos, 
oportunidades de emprego que pretende preencher: Recrutamento 
Questão- Joana utilizou os princípios da teoria da aprendizagem tanto no desenho como na 
implantação de um programa de treinamento e desenvolvimento de recursos humanos para sua 
empresa. Isso significa que ela: Buscou padrões que pudessem proporcionar aos treinamentos uma 
medida de sua utilidade. 
Questão- O conceito de talento humano conduz necessariamente ao conceito de capital humano - o 
patrimônio inestimável que uma organização pode reunir para alcançar a competitividade e o 
sucesso. O capital humano é composto de três aspectos principais. Quais são estes aspectos? 
Marque a alternativa correta. O aspecto do conhecimento, habilidades e competências que 
constantemente são atualizadas, reforçadas e recompensadas. Pessoas com a capacidade de 
coexistir em um contexto que lhes permita liberdade de inovar, autonomia de ações e de expansão. 
Também o aspecto do ambiente interno adequado para que os talentos floresçam e cresçam.
Questão- O mercado de trabalho representa um dos principais fatores externos para a dinâmica e a 
eficiência do Sistema de Recrutamento e Seleção. Diante desta premissa, assinale a alternativa que 
melhor explica o que este Mercado representa para o processo de Recrutamento e Seleção: 
A origem dos candidatos para o preenchimento de vagas oferecidas pela empres a . 
Questão- Qual a missão PRINCIPAL da Administração de Recursos Humanos? 
Promover o desenvolvimento das pessoas e das organizações 
Questão- Ao determinar os custos do treinamento temos que considerar o ambiente físico. Se 
realizado na própria empresa, que custo devemos considerar? Zero 
Questão- Ao ouvir o barulho contínuo, alto e incessante de uma furadeira sendo utilizada na reforma 
do andar superior pertencente ao cenário do seu ambiente de trabalho, pode -se dizer que você está 
sujeito a que tipo de "Risco Físico"? Assinale a alternativa correta. Ruído 
Questão- Para ser um competente profissional em Recursos Humanos, devem -se ter determinadas 
características PESSOAIS. Assinale abaixo o conjunto correto: Comunicação, interesse pela 
natureza humana, consciência social 
Questão- Assinale a alternativa INCORRETA sobre o processo de Análise Organizacional: 
Transforma a organização proativa em reativa. 
Questão- Existem doenças do trabalho típicas e atípicas. Considerando esta premissa, por que 
pode-se classificar a doença de um profissional na empresa como sendo "do trabalho"? Assinale a 
resposta certa. Por haver sido contraída no ambiente de traba lho ou decorrente do exercício de sua 
função. 
Questão- O Programa de Integração para funcionário significa: Fornecer-lhe informações sobre o 
cargo, a área de trabalho e a empresa. 
Questão- Segundo Chiavenato, o LNT é uma forma de diagnóstico e, como tal, deve basear-se em 
informações relevantes. Nesse aspecto, os principais meios utilizados para o levantamento de 
necessidades de treinamento incluem: Avaliações do desempenho dos trabalhadores. 
Questão- A estratégia de uma organização montar uma "Universidad e Corporativa" é promover a 
aprendizagem permanente de empregados com foco no desenvolvimento da organização e da 
cadeia produtiva interna e externa. Os desafios da Universidade Corporativa estão relacionados 
abaixo, EXCETO: Realizar apenas processos de tr einamento na forma presencial 
Questão O termo programação, utilizado na área de RH, refere-se a: Uma se quência de atividades 
que devem ser executadas. 
Questão- Você é gerente de Recursos Humanos de um banco de investimentos e lhe

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais