Buscar

Alavancas corporais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Alavancas corporais
Biofisica I
São constituídas por uma barra rígida que pode girar sobre um ponto de apoio.
O princípio de funcionamento das alavancas foi definido por Arquimedes no século III a.C., originando a famosa frase:
“Deem-me uma alavanca e um ponto de apoio e eu deslocarei o mundo.”
Com essa frase, Arquimedes referia-se à capacidade que as alavancas têm de multiplicar a força aplicada, possibilitando que um pequeno esforço possa mover grandes objetos. 
As alavancas e o corpo humano
A biomecânica é o estudo da mecânica dos organismos vivos. É parte da biofísica. De acordo com Hatze, apud Susan Hall, é "O estudo da estrutura e da função dos sistemas biológicos utilizando métodos da mecânica". 
A Biomecânica externa estuda as forças físicas que agem sobre os corpos enquanto a biomecânica interna estuda a mecânica e os aspectos físicos e biofísicos das articulações, dos ossos e dos tecidos histológicos do corpo.
Cinemática: estudo da descrição do movimento.
• Área de estudo(Cinemetria);
• Estudo das formas de movimentos;
• Planos e eixos de movimentoestudo da descrição do movimento.
• Área de estudo(Cinemetria);
• Estudo das formas de movimentos;
• Planos e eixos de movimento
Cinética: Estudo da ação das forças.
• Área de estudo ( Eletromiografia, Dinamometria e Antropometria);
• Torque e Alavancas;
• Equilíbrio e o estudo do centro de gravidade.Estudo da ação das forças.
• Área de estudo ( Eletromiografia, Dinamometria e Antropometria);
• Torque e Alavancas;
• Equilíbrio e o estudo do centro de gravidade
O CORPO HUMANO É UM SISTEMA DE ALAVANCAS - o músculo produz força tracionando o osso e gera torque ( torque é o produto da força rotatória ou de translação vezes o braço de alavanca) na articulação. Os músculos, em geral, levam desvantagem quando relacionados à produção de torque (seu braço de força é na maior parte das vezes curto e o braço de resistência é maior). Mais vamos entender melhor:
Definição  - Uma alavanca é uma barra rígida que gira em torno de um ponto fixo quando uma força é aplicada para vencer a resistência.
 - Uma quantidade maior de força ou um braço de alavanca mais longo aumentam o movimento de força. 
Três forças da alavanca 
- E – Eixo (apoio) 
- P – Peso (ou resistência) 
- F – Força (move ou mantém)
Tipos de Alavancas:
ALAVANCA INTERFIXA
As alavancas de primeira classe são chamadas de INTERFIXA, pois o eixo do movimento esta no meio;
A alavanca de 1ª classe é mais bem desenhada para o movimento de balanceio. Um exemplo no corpo humano seria o movimento da cabeça sobre a 1ª vértebra cervical movendo-se para cima e para baixo. Nas articulações da coluna zigapofizárias também ocorre esta alavanca quando há equilíbrio estabelecido. Outro bom modelo é a gangorra e a tesoura
ALAVANCA INTERESISTENTE
As alavancas de segunda classe são chamas de INTERESISTENTE, pois a resistência esta entre a força e o eixo do movimento. Esta apresenta a melhor vantagem mecênica, pois o braço de força é sempre maior que o braço de resistência. Pouco encontrada no CORPO HUMANO!;
alavanca de 2ª classe é a mais usada para força e, surpreendentemente, há poucos exemplos no corpo humano. Muitos autores afirmam que não há alavancas de 2ª classe no corpo humano. A ação dos músculos flexores plantares do tornozelo quando uma pessoa fica nas pontas dos pés parece ser uma exceção. Outros modelos são o quebra nozes e o cortador de papel
ALAVANCA INTERPOTENTE
As alavancas de terceira classe são chamadas de INTERPOTENTES, pois a força esta entre a resistência e o eixo do movimento. Esta é a alavanca mais comum no corpo humano, não oferece vantagem mecânica, porém é boa para o movimento.
-A vantagem da alavanca de 3ª classe é a extensão. Esta é a mais comum das alavancas do corpo. Um exemplo seria o bíceps durante a flexão de cotovelo. O eixo é a articulação do cotovelo, a força exercida pelo bíceps seria a feita na inserção proximal do rádio e a resistência seria o peso do antebraço e da mão. Esta alavanca oferece a a possibilidade de tornar o segmento distal funcional com grande arco de movimento com pequena contração. Outros modelos para compreender melhor são os cortadores de unha e o pegador de cozinha.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais