Buscar

AVALIANDO 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201709057659)
	4a sem.: BRASIL COLONIA
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O fato marcante do fim do domínio português e a conquista da autonomia política, foi através de um ato praticado na vigência do Brasil colônia, onde o brasil deixava de ser colônia de Portugal, este ato foi praticado por: É correto o que se afirma em:
		
	
	Tiradentes
	
	Marechal Deodoro da Fonseca
	
	Dom Pedro
	
	Marechal Floriano Peixoto
	
	Getúlio Vargas
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201708229477)
	6a sem.: O DIREITO NA REPÚBLICA VELHA
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	De acordo com o preâmbulo do Decreto nº 1, de 15 de novembro de 1889, ficava proclamada provisoriamente e decretada como forma de governo da Nação Brasileira a República Federativa, estabelecendo, ao mesmo tempo, as normas pelas quais se deviam reger os Estados Federais.
Assim, com relação ao novo regime implantado em 15 de novembro de 1889, é CORRETO afirmar que:
		
	
	resultou da participação direta do Exército brasileiro cujas relações com o governo monárquico, ao longo da década de 1880, se mostraram especialmente conflituosas.
	
	foi consequência de um plebiscito convocado pelo governo monárquico e que se encontrava previsto no texto da constituição de 1824.
	
	rompeu com a estrutura socioeconômica existente no Império, implantando um modelo de organização socioprodutiva baseado na socialização dos meios de produção.
	
	resultou de um grande levante popular que se anunciava, pelo menos, desde a abolição da escravidão, ocorrida no ano anterior. 
	
	promoveu imediatamente uma ampla reforma agrária que visava, sobretudo, a formação de uma estrutura agrária baseada em pequenas e médias propriedades.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201708238106)
	4a sem.: O DIREITO NO PERÍODO IMPERIAL
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O Período Regencial, que se seguiu à abdicação de D. Pedro I, foi marcado por uma série de reformas que refletiram as dificuldades que os governos deste período tiveram em lidar com a inexistência de um consenso entre grupos dominantes a respeito do arranjo institucional que lhes fosse mais conveniente e do papel do Estado como organizador geral dos interesses dominantes. Assim, com relação a alguns dos principais aspectos do Período Regencial e das reformas institucionais nele ocorridas, é CORRETO afirmar que:
		
	
	A "solução regencial" adotada para o exercício da chefia do governo, enquanto durasse a menoridade de D. Pedro de Alcântara, resultou de um amplo acordo entre os principais atores políticos da época, já que não havia qualquer previsão legal para sua implantação.
	
	De um modo geral, as reformas promovidas durante este período visavam tão somente explicitar, através de legislação específica, a organização unitária e centralizada do Estado brasileiro prevista na Constituição de 1824.
	
	A lei da Regência, de junho de 1831, tinha como objetivo conceder amplos poderes aos regentes em virtude da ambiência político-institucional conturbada do período posterior à abdicação de D. Pedro I.
	
	A criação da Guarda Nacional destinava-se a garantir a implementação do processo de federalização do Estado brasileiro, definido por emenda constitucional de 1834 (o Ato Adicional).
	
	Pelo Código de Processo Criminal de 1832, foi promovida uma descentralização da administração da justiça criminal, o que pôde ser constatado pela ampliação das atribuições dos juízes de paz.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201708296376)
	6a sem.: ASPECTOS RELEVANTES DO DIREITO NO BRASIL IMPERIAL
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Em uma análise comparativa entre as políticas de terras adotadas pelo Brasil e pelos Estados Unidos na segunda metade do século XIX, a historiadora Emília Viotti da Costa (Da Monarquia à República, Ed. Brasiliense, 1985, 3ª edição) nos informa que no século XIX a expansão dos mercados e o desenvolvimento capitalista causaram uma reavaliação das políticas de terras e do trabalho em países direta ou indiretamente atingidos por este processo, ao mesmo tempo em que as políticas rurais adotadas pelo Brasil e pelos Estados Unidos estiveram relacionadas às concepções de trabalho predominantes em uma e outra sociedade. Assim, no que se refere à Lei de Terras brasileira (lei nº 601 de 18 de setembro de 1850), podemos afirmar que:
I - Tal instrumento legal foi responsável pela aplicação do primeiro projeto bem sucedido de reforma agrária no Brasil, o que contribuiu para a formação, ainda no século XIX, de um importante segmento de agricultores familiares, formado majoritariamente por ex-escravos, segmento este que teria importante participação política a partir da década de 1870.
II - Segundo este diploma legal, previa-se a substituição da mão de obra escrava por trabalhadores imigrantes que, através do recebimento de pequenos lotes de terra, ficariam responsáveis pelo desenvolvimento do setor da agricultura brasileira voltado para a produção de alimentos visando, principalmente, o abastecimento das grandes cidades, especialmente do Rio de Janeiro e de Salvador.
III - Esta lei, aprovada duas semanas após a promulgação da lei Eusébio de Queiroz (que implementou medidas mais eficazes de combate ao tráfico interatlântico de escravos, reforçando o disposto na lei de 07 de novembro de 1831), proibia a aquisição de terras públicas através de qualquer outro meio que não fosse a compra, dando um fim às formas tradicionais de adquirir terras através de ocupações ou de doações realizadas pela Coroa.
Após analisar cada uma das afirmativas acima (verificando se elas estão CORRETAS ou ERRADAS), assinale, dentre as alternativas apresentadas abaixo, a que melhor reflete o resultado de sua análise: 
		
	
	Somente a afirmativa I está correta.
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	Todas as afirmativas estão erradas.
	
	Somente a afirmativa III está correta.
	
	Somente a afirmativa II está errada.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201708229520)
	4a sem.: O DIREITO NA COLÔNIA
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O historiador Sérgio Buarque de Holanda afirmou que "... a elevação da antiga Colônia à dignidade de reino foi, por outro lado, o reconhecimento de uma situação de fato. (...) um ato político no sentido amplo (... ). Sentimento de tal ordem - que, além de assegurar a administração tranquila, permitia que se forjassem planos imperialistas na direção do Prata e mesmo se reavivassem sonhos de uma amplitude continental - havia de prender a Coroa ao Brasil, e o Brasil à Monarquia." 
Neste sentido, no que se refere à elevação do Brasil ao status de Reino Unido a Portugal e Algarves, é CORRETO afirmar: 
		
	
	Que foi o reconhecimento, por parte do governo de D. João, de que o Brasil deveria manter completa independência em relação a Portugal.
	
	Que se constituiu na condição prévia, necessária à implantação da República no Brasil.
	
	Que tinha por propósito atender aos ideais liberais defendidos por grande parte da população portuguesa, e que iriam se expressar mais largamente na chamada Revolução Liberal do Porto.
	
	Que foi uma concessão de D. João, dado os laços de profundo afeto que ele mantinha com as terras brasileiras;
	
	Que foi o reconhecimento de direito de uma situação que já havia se cristalizado no campo dos fatos.

Outros materiais