Buscar

Hotel Boa Vida 1

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – FACNET
CENTRO DE EDUÇÃO A DISTÂNCIA
CURSOS SUPERIORES DE
ADMINISTRAÇÃO
TUTORA PRESENCIAL: LUCIANA RESENDE
DESAFIO PROFISSIONAL
Brasília, DF
2017
DESAFIO PROFISSIONAL
Atividade Avaliativa: Desafio de Aprendizagem apresentado ao Curso de Direito e Legislação, Processos Administrativos e Tecnologia de Gestão da Universidade Anhanguera FACNET, como requisito para a avaliação das Disciplinas Ciências Social, Teoria da Contabilidade e Responsabilidade Social e Meio Ambiente para obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.
Brasília/DF
2015
Sumário
Introdução.......................................................................................03
Desenvolvimento.............................................................................04
Conclusão........................................................................................08
 Bibliografia.....................................................................................09
Introdução
O cliente é à base de sustentação de qualquer empresa bem sucedida, ainda mais quando se trata das empresas do segmento hoteleiro, que possui um envolvimento com o cliente de forma singular e única. Entretanto, mesmo cientes das necessidades de conquista continua de seus hospedes, o Hotel Boa Vida não percebeu a relevância de utilização de ferramentas de manutenção desses clientes na base de seus negócios, dificultando o relacionamento entre hotel e cliente e aos poucos impediu seu crescimento.
José Antônio, atual contratado do hotel com o cargo de gerente, terá que criar estratégias que vão além das adotadas até o momento. Nesse cenário é necessário se reinventar e colocar em pratica algumas ferramentas de gestão e identificar falhas e gerar feedbacks que possam servir como apoio para melhoria do produto e serviços oferecidos. Assim, a escolha da alternativa adequada requer ferramentas cada vez mais sofisticadas capazes de atender ás necessidades de informações gerenciais especificas.
Nesse contexto, iremos utilizar a analise Swot para identificar os pontos fortes e fracos, oportunidades e as ameaças do hotel, pois essa ferramenta nos ajudara como um guia para definir planos de ações para reduzir os riscos e aumentar as chances de sucesso da empresa. Utilizaremos também Benchmarking Consiste no processo de busca das melhores praticas numa determinada organização e que conduzem ao desempenho superior, onde será apresentada aos diretores. 
2) Desenvolvimento
Analise Swot: Ferramenta muito útil, pois incentiva o empreendedor a analisar a empresa de uma forma simples, objetiva e propositiva.
	
FORÇAS 
(Ambiente Interno) 
 
O hotel conta com a capacidade de hospedagem de 450 pessoas. 
Possui infraestrutura de lazer e esporte com um complexo aquático e inúmeras possibilidades de lazer infantil.
	
FRAQUEZAS 
(Ambiente Interno) 
O hotel não presta um serviço de qualidade. 
Não atende ao código do consumidor.
Colaboradores insatisfeitos e desmotivados.
Problemas de comunicação entre a equipe e os lideres.
	
OPORTUNIDADES 
(Ambiente Externo) 
O maior hotel da região.
Ótima localização, no litoral do Nordeste.
Conta com uma infraestrutura para atender ao chamado turismo de negócios, através de um centro de convenções com capacidade para atender 400 pessoas.
	
AMEAÇAS 
(Ambiente Externo) 
O número de clientes que se hospedam no hotel tem reduzido drasticamente.
Há meses o espaço do centro de convenções não tem sido reservado para eventos de negócios. 
	DIAGNÓSTICO DO HOTEL
	PROBLEMAS IDENTIFICADOS
	PROPOSTA DE SOLUÇÕES
	Ausência de planejamento no negocio.
	Realização de planejamento a curto, médio e longo prazo.
	Má divisão das tarefas 
	Delegar função para cada colaborador.
	Dificuldade de comunicação entre funcionário e patrão.
	Procurar estabelecer ferramentas de comunicação simples e eficazes de acordo com o negocio.
Benchmarking: É um processo contínuo de comparação dos produtos, serviços e práticas empresariais entre os mais fortes concorrentes ou empresas reconhecidas como líderes. 
O quadro abaixo mostra algumas sugestões de ferramentas de gestão organizacional e seus benefícios que podem ser adotadas no Hotel Boa Vidas e apresentadas aos diretores.
	Ação 
	Objetivo
	Organizações Inspiradas
	Marketing
	Melhoria da imagem do hotel, construindo um site fácil de navegar, bem estruturado, dinâmico e com fotos atuais e em alta resolução.
	Hotel Golden Plaza utiliza-se de forma excelente essa pratica de marketing.
	E-mail Marketing
	Estratégia para chamar atenção do cliente para visitar o hotel.
	Hotel Mercury incentiva essa pratica com proposito de fideliza lós.
	Integração com as redes sociais
	Estratégia on-line que pode aproveitar de graça, criando Facebook e Twiter.
	 Hotel Radisson tem impulsionado o lucro da organização com essa pratica. 
	Pós Vendas
	Aumentar a satisfação do cliente por meio de ligações para saber o grau de satisfação da hospedagem.
	Pois foi identificado que em outros hotéis que fazem esse pós venda, os clientes se mantêm fiéis e voltam.
	Serviço de SAC (Serviço de Atendimento ao Consumido)
	Maior visibilidade do hotel ao consumidor.
	Hotel Meridiano incentiva a utilização do SAC, pois clientes se sentem mais importantes ao serem ouvidos.
	Treinamento da Equipe
	Capacitar a equipe para receber os clientes de maneira eficiente.
	Hotel Ponta Negra Flat sempre com foco em treinamentos junto à equipe para maior capacitação dos funcionários ao receber os clientes.
	Motivar e Valorizar a Equipe
	Oferecendo crescimento competitivo para que os mesmos se esforcem para atingir os objetivos e metas.
	Hotel Paradise valorizando sempre seus funcionários como forma de motivação e para os mesmo terem sempre foco nas metas e objetivos.
	Reuniões com a equipe e Realimentação (Feedback)
	Forma de melhorar a comunicação entre líder e funcionários.
	Hotel Yak toda semana utiliza a ferramenta de feedback entre lideres e funcionários, geram uma excelente comunicação.
Projeto Avanço:
A aprendizagem organizacional é considerada uma vantagem competitiva sustentável para as empresas e para a nossa carreira por promover a evolução, melhoria e desenvolvimento de todas as pessoas que compõem a empresa. Os resultados da pesquisa de clima organizacional do Hotel Boa Vida demonstram que o capital intelectual não tem sido valorizado. Abaixo veremos um projeto que visa, sobretudo, valorizar o capital intelectual.
Este projeto denomina-se: Avanço e tem como objetivo desenvolver a capacitação intelectual e ter uma boa gestão de qualidade, e as ações desse projeto é a consolidação frente à concorrência e melhoria no atendimento ao público para atingirmos o alvo desejado.
A busca para alcançar e superar as expectativas dos hospedes tem objetivo de mantê-los fiéis a empresa. Quanto aos clientes insatisfeitos, teremos uma atenção especial, pois o Hotel terá que resgata-los através da administração da qualidade no atendimento e da gestão de relacionamento com o cliente. Para isso os colaboradores terão que estar envolvidos em serem eficientes criativos e pró - ativo para captar as necessidades e desejos, uma vez que eles estão em contato direto com o consumidor. Dessa forma é possível surpreende-los, de modo que os serviços prestados se tornem uma experiência única vivenciada pelo cliente. Pode-se receber bem um hóspede criar um ambiente agradável e receptivo ou criar uma atmosfera segura e ainda sim, envolver todos os elementos da hospitalidade. Quanto à hospedagem corresponde a um conjunto de serviços que oferece muito além de uma boa cama. Por esse motivo a hospitalidade é desenvolvida para acomodar os hóspedes de acordo com suas preferências e solicitações.
Atualmente, as pessoas dentro de uma organização possuem liberdadede escolhas, tem poder para opinar e para inovar procedimentos. Por esse motivo são oferecidos treinamentos e benefícios para que os mesmos se sintam motivados fazendo com que a produtividade seja alta e impulsionar os mesmos a se dedicar e a prestar um serviço de qualidade, assim atingindo ou superando as necessidades dos clientes. Assim, a empresa, os funcionários trabalham em conjunto em busca de um único objetivo: a satisfação do cliente. A motivação de pessoal resultará na efetivação de um serviço de qualidade que geralmente será relacionado à satisfação com o próprio emprego. Essa satisfação pode iniciar o colaborador a alcançar um determinado nível de desempenho.
Desta forma, podemos afirmar que o Hotel Boa Vida possui um diferencial fortíssimo referente à qualidade dos serviços prestados a se acatar os conselhos aqui prestados pelo projeto Avanço, pois a empresa além de valorizar os colaboradores oferecendo diversos benefícios, a mesma procura agregar valor as experiências de seus clientes, fazendo com que os hóspedes tenham uma liberdade de entrar em contato com o hotel, através de e-mail ou telefone para fazer suas sugestões ou queixas, recebendo um feedback do gerente responsável.
	 	 	
Conclusão
Este estudo teve como objetivo desenvolver grandes desafios para encontrar métodos competitivos que adicionem valor, ou seja, superar as expectativas do seu mercado alvo, que diante das oportunidades de informação, e da própria disponibilidade de novas tecnologias, tende a ficar cada vez mais exigente; e mudam também com maior velocidade, os requisitos de satisfação do cliente.
O seu desenvolvimento teve caráter exploratório, realizando a partir de três questões orientadas: Analise Swot que teve como objetivo de efetuar uma síntese das analises internas e externas, identificamos elementos chaves para gestão do hotel. Utilizamos também Benchmarking, um processo que consiste na busca da melhoria das praticas que conduzem ao desempenho superior da organização, Também foi necessário criar um projeto para auxiliar o Hotel Bom Vida em seu andamento, este projeto denomina-se Avanço.
Então concluímos que o gerente será responsável em definir e avaliar o um conjunto de produtos e serviços, em determinado contexto produtivo, que pode gerar vantagens competitivas, também se faz necessário desenvolver competências essenciais para um crescimento continuo do hotel. Dessa forma o Hotel Boa Vida conseguirá sair da crise e voltar a crescer.
Bibliografia
Azevedo, Sergio Cezar de. Guia Valor Econômico de Marketing para pequenas e medias empresas. Editor Globo.
Badaró, Ryu Aurélio de Lacerda (org.). Hotelaria á luz do Direito do Turismo.
BENI, Mário Carlos. Análise estrutural do turismo. 12 Edição. Editora SENAC
CASTELLI, Geraldo. Gestão Hoteleira. Editora Saraiva: São Paulo, 2006. 
CASTELLI, Geraldo. Excelência em Hotelaria: Uma Abordagem Prática. 5º Reimpressão. Editora Qualitymark: Rio de Janeiro, 2005.
CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento Organizacional – A dinâmica do sucesso das 
organizações. 2ª edição. Editora Elsevier – Campos: São Paulo, 2005. 
CHIAVENATO, Idalberto. Recursos humanos. O capital humano das organizações. 8ª 
Edição. Editora Elsevier – Campos: São Paulo, 2004. 
CHON, Kye-Sung. Hospitalidade: Conceitos e Aplicações. Trad. Ana Beatriz de Miranda e 
Silva Ferreira. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003. 
COBRA, Marcos. Marketing do Turismo. 2ª Edição. Editora Cobra: São Paulo, 2005.
http://movimentoempreenda.revistapegn.globo.com/news/ferramentas/2012/06/analise-swot-071.html>
http://www.administradores.com.br/noticias/administracao-e-negocios/saiba-como-fazer-uma-analise-swot/73989/
www.youtube.com/watch?v=RC98j9LEXMw

Continue navegando