Buscar

ENSINO CLÍNICO EM SAÚDE DO ADULTO IDOSO TEÓRICO 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ENSINO CLÍNICO EM SAÚDE DO ADULTO IDOSO TEÓRICO
	
	 1a Questão (Ref.: 201503177753)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(FUNIVERSA - 2010 - MPE-GO) A Lei n.º 8.842/1994 dispõe sobre a política nacional do idoso. Tal lei delimita, em seu artigo 10, como competências dos órgãos e entidades públicos na área de promoção e assistência social:
		
	 
	prestar serviços e desenvolver ações voltadas para o atendimento das necessidades básicas do idoso, mediante a participação das famílias, da sociedade e de entidades governamentais e não governamentais.
	
	propiciar ao idoso o acesso aos locais e aos eventos culturais, mediante preços reduzidos, em âmbito nacional.
	
	adotar e aplicar normas de funcionamento às instituições geriátricas e similares, com fiscalização pelos gestores do Sistema Único de Saúde.
	
	criar e estimular a manutenção de programas de preparação para aposentadoria nos setores público e privado com antecedência mínima de dois anos em relação ao afastamento.
	
	desenvolver programas educativos, especialmente nos meios de comunicação, a fim de informar a população acerca do processo de envelhecimento.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503177132)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	No panorama mundial, a Doença de Alzheimer configura-se como uma importante doença crônico- -degenerativa, levando à demência, perda de memória progressiva, ausência de controle urinário e intestinal, entre outras manifestações que comprometem a qualidade de vida dos idosos. Ela evolui em três estágios hierárquicos que podem sofrer alterações entre si; são eles: inicial, intermediário e avançado. No estágio inicial, o idoso pode apresentar:
		
	 
	depressão, hiperatividade, irritabilidade, dificuldade de compreensão, julgamento alterado, perda da noção de risco e comprometimento da realização de tarefas do dia a dia.
	
	depressão severa, dificuldade na liguagem, delírios, retraimento social, dificuldade na escrtita e confusão.
	 
	perda de concentração, desatenção, perda de iniciativa, retraimento social, abandono dos passatempos, mudanças de humor e alterações de comportamento.
	
	desorientação progressiva em relação ao tempo e ao espaço, dificuldade de linguagem, agressividade, questionamentos repetitivos, confusão mental, dificuldade de escrita e, mais raramente, ideias delirantes.
	
	comprometimento da memória recente, empobrecimento de vocabulário, distúrbios do sono, agitação e perambulação, perseverações, ecolalia e perda da capacidade de executar movimentos e gestos precisos.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503177198)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas e provoca a hiper-responsividade dessas vias, edema de mucosa e produção de muco. Em relação à asma, assinale a alternativa correta.
		
	 
	A alergia é o mais forte fator predisponente para a asma. Os alérgenos comuns podem ser sazonais (ex: mofo, poeira, baratas ou pelos de animais) ou perenes (ex: gramíneas e pólen).
	
	A asma é uma doença pulmonar obstrutiva e crônica.
	
	As células como os mastócitos, neutrófilos, eosinófilos e linfócitos não possuem papel significativo na inflamação da asma.
	 
	Os três sintomas mais comuns da asma são tosse, dispnéia e sibilância.
	
	A fisiopatologia subjacente na asma é a inflamação difusa e irreversível da via aérea. A inflamação leva a obstrução a partir do seguinte: edema das membranas que revestem as vias aéreas, aumentando o diâmetro da via aérea, contração da musculatura lisa brônquica, produção diminuída de muco, que aumenta o tamanho da via aérea e pode tamponar por completo os brônquios.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201503177599)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	DENTRE AS OPÇÕES ABAIXO A DEFINIÇÃO DE GERONTOLOGIA CORRETA É A ALTERNATIVA?
		
	
	RAMO DA MEDICINA QUE SE DEDICA AO IDOSO, OCUPANDO-SE NÃO SÓ DA PREVENÇÃO, DO DIAGNÓSTICO E DO TRATAMENTO DAS SUAS DOENÇAS AGUDAS E CRÔNICAS, MAS TAMBÉM DA SUA RECUPERAÇÃO FUNCIONAL E REINSERÇÃO NA SOCIEDADE.
	 
	RAMO DA MEDICINA QUE SE DEDICA AO IDOSO, OCUPANDO-SE DO DIAGNÓSTICO E DO TRATAMENTO DAS SUAS DOENÇAS AGUDAS , MAS TAMBÉM DA SUA RECUPERAÇÃO FUNCIONAL E REINSERÇÃO NA SOCIEDADE.
	
	CIÊNCIA QUE ESTUDA O ENVELHECIMENTO PATOLÓGICO.
	
	CIÊNCIA QUE ESTUDA O ENVELHECIMENTO NATURAL.
	 
	CIÊNCIA QUE ESTUDA O ENVELHECIMENTO NOS ASPECTOS BIOLÓGICOS, PSICOLÓGICOS, SOCIAL, COMO CIÊNCIA PURA, BÁSICA OU ACADÊMICA.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503177186)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A cardiopatia é a principal causa de morte no idoso. As valvas cardíacas tornam-se mais espessas e mais rígidas, o músculo e as artérias cardíacas perdem sua elasticidade. Assinale a alternativa abaixo que indica um cuidado de enfermagem para a saúde cardiovascular do idoso.
		
	
	A disfunção cardiovascular pode manifestar-se de diferentes formas, portanto, o idoso deve buscar ter sempre em fácil acesso a medicação de emergência.
	 
	Orientar a estimular exercícios regulares com acompanhamento, dieta adequada, controle do peso, medições regulares da pressão arterial e cessação do tabagismo.
	
	Estimular a manutenção de uma atividade laborativa regular com o objetivo de evitar depressões e síndromes demenciais.
	
	A pessoa idosa deve ser orientada a fazer cinco pequenas refeições durante o dia, para evitar risco de sobrecarga cardíaca, hipertensão e realizar exercícios com acompanhamento.
	
	Orientar o idoso a dormir com as pernas levemente elevadas e fazer as tres refeições diárias e medições regulares da pressão arterial

Outros materiais