Pti-individual
9 pág.

Pti-individual


DisciplinaProdução Textual Interdisciplinar - Individual106 materiais940 seguidores
Pré-visualização2 páginas
\ufffdPAGE \ufffd
r
Niquelandia-Go 2014
 Niquelândia-GO
 2014
 SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3
2 PEDAGOGIA E PEDAGOGOS.................................................................................4
3 QUEM É O PEDAGOGO?........................................................................................5
4 A ARTE DE EDUCAR...............................................................................................6 
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................7
6 REFERENCIAS.........................................................................................................8
\ufffd\ufffd
INTRODUÇÃO
O pedagogo é aquele que, a partir de um diagnóstico, identifica necessidades e falhas no processo de ensino-aprendizagem; indica metodologias adequadas à situação de cada local; e aponta se, por exemplo, as ações devem ser voltadas para o grupo, para o individuo, ou mesmo envolver parceiros externos. Onde houver processo de aprendizagem, o pedagogo tem com o quê contribuir. O presente trabalho visa trazer um resumo do texto proposto \u201cNatureza e identidade da pedagogia\u201d. O que é pedagogia, quem é o Pedagogo?
Parte-se do princípio de que, enquanto teoria da educação, a pedagogia tem uma importância incontestável na orientação da prática educativa. 
Assim o que se propõe é identificar a pedagogia como campo do conhecimento sobre e na educação, e os principais pontos abordados aqui serão explicar o que é a Pedagogia, qual seu objetivo, sua função, explicar quem é o pedagogo, e em que locais trabalha e desenvolver um conceito ampliado de pedagogia a partir da constatação da mudança paradigmática em torno do significado da docência. E por fim também será exposto aqui o que é ser Pedagogo para mim. Assim o que se propõe é identificar a pedagogia como campo do conhecimento sobre e na educação. A Pedagogia tem grande importância na vida das pessoas, trazendo saberes e adquirindo-o.
 \u2018 
2 Pedagogia e pedagogos
Pedagogia é a ciência que tem por objeto de estudo a Educação, o processo de ensino e aprendizagem. O sujeito é o ser humano enquanto educando.  A pedagogia tem como objetivo principal a melhoria no processo de aprendizagem dos indivíduos, através da reflexão, sistematização e produção de conhecimentos como ciência social, a pedagogia esta conectada com os aspectos da sociedade e também com as normas educacionais do país. Segundo Mialaret (1991, p. 9):
 \u201cA Pedagogia é uma reflexão sobre as finalidades da educação e uma análise objetiva de suas condições de existência e de funcionamento\u201d. Ela está em 
Relação direta com a prática educativa que constitui seu campo de reflexão. \u201cE análise, sem, todavia, confundir-se com ela.\u201d 
 Pedagogo é o educador profissional da pedagogia, tal como pedagogista, capaz de atuar em espaços escolares e em não escolares, na implantação do ensino de sujeitos em diferentes fases de desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo apresentado pelo pedagogista. Ele tem que estar sempre atualizado, não se pode formar e estacionar em uma escola, hoje ele precisa muito mais do que pegar na mão do aluno e ajudar ele a escrever,tem como objetivo formar cidadões críticos capazes de mudar a sociedade pela qual vivemos, tem que estar sempre aprendendo seja com aluno,com seu companheiro de trabalho,com a família ou com o amigo,apesar de que estes pilares da educação servem de base para tudo que se tem hoje, umas das causas pela qual a profissão do pedagogo tem aberto novos caminhos. É preciso que o Pedagogo tenha capacidade de planejamento e execução de planos, dinamismo, além de saber comunicar e transmitir idéias. Este profissional precisa estar preparado para enfrentar, com criatividade e competência, os problemas do cotidiano, ser flexível, tolerante e atento às questões decorrentes da diversidade cultural que caracteriza nossa sociedade.
 Características desejáveis: Criatividade, Capacidade de comunicar-se, Desembaraço,Equilíbrio emocional,Gostar de lidar com publico ,Gostar de ensino,Ter Objetividade,Ter iniciativa,Trabalhar bem em equipe.
 3 QUEM É O PEDAGOGO?
 O pedagogo é o profissional especialista em educação, sua função é produzir e difundir conhecimentos no campo educacional. Ele precisa ser capaz de atuar em diversas áreas educativas e compreender a educação como um fenômeno cultural, social e psíquico complexo e capaz de produzir e difundir conhecimentos no campo educacional. Segundo Ghiraldelli Júnior, o Paidagogo era o condutor da criança. Era ele, um paternal do jovem, quem guiava até o local de ensino e, metaforicamente em Direção ao saber.
 
 Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. E uma das condições necessárias a pensar certo é não estarmos demasiado certo de nossas certezas. A prática educativa tem de ser, em si, um testemunho rigoroso de decência e de pureza. Educar é substantivamente formar. \u2019\u2019 (Paulo Freire, 2000)
 Os pedagogos no Brasil podem ser especializado ou generalista em algumas áreas, assim acumulam ou se confundem ou não com a função de pedagogista. A Pedagogia é, então, o campo do conhecimento que se ocupa do estudo sistemático da educação do ato educativo, da prática educativa como componente integrante da atividade humana, como fato da vida social, inerente ao conjunto dos processos sociais. Não há sociedade sem práticas educativas.
Segundo Fernando Becker (1994): \u201dA Educação deve ser um processo de construção de conhecimento ao qual ocorrem, em condição de complementaridade, por um lado, os alunos e professores e, por outro, os problemas sociais atuais e o conhecimento já construído. A sua função é planejar, executar, coordenar,acompanhar e avaliar tarefas próprias do setor da educação como a docência do ensino infantil e fundamental, coordenação pedagógica,orientação educacional e gestão e ,ainda,acompanhar e avaliar projetos e experiências educativas.O pedagogo pode estar em vários locais,tais como na escola ouvindo os professores,em museus, empresarias,ONGs,sindicatos,movimentos sociais,hospitais,empresas de recursos humanos,editoras,órgãos do governo,organizações não governamentais e,ainda, na inclusão de crianças com necessidade especiais e na Educação a distancia.
4 A ARTE DE ENSINAR
 Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais... (Rubem Alves)
 A educação ocorre em vários lugares e sob varias modalidades: Na familiar, a pedagogia sindical, a pedagogia dos meios de comunicação etc. além, é claro, da pedagogia escolar. Educação compreende o conjunto dos processos, influências,estruturas e ações que intervêm no desenvolvimento humano de indivíduos e grupos na sua relação ativa com o meio natural e social,num determinado contexto de relações entre grupos e classes sociais, visando a formação do ser humano. Educação de qualidade é aquela em que a escola promove para todos o domínio de conhecimentos e desenvolvimento de capacidades cognitivas e afetivas necessários ao atendimento de necessidades individuais e sociais do aluno,á inserção no mundo do trabalho,á constituição da cidadania tendo em vista a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. 
 As dimensões da educação correspondem