Buscar

ABNT: WCM e OHSAS 18001

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)
Fundada em 1940, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável pela normalização técnica no país, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro.
É uma entidade privada, sem fins lucrativos, reconhecida como único Foro Nacional de Normalização através da Resolução n.º 07 do CONMETRO, de 24.08.1992.
É membro fundador da ISO (International Organization for Standardization), da COPANT (Comissão Panamericana de Normas Técnicas) e da AMN (Associação Mercosul de Normalização).
A ABNT é a única e exclusiva representante no Brasil das seguintes entidades internacionais: ISO (International Organization for Standardization), IEC (International Electrotechnical Commission); e das entidades de normalização regional COPANT (Comissão Panamericana de
Normas Técnicas) e a AMN (Associação Mercosul de Normalização).
Mantenedora da NBR 5410 – norma brasileira para instalações elétricas de baixa tensão; Dicionário Brasileiro de Eletricidade.
Vamos falar sobre a qualidade de duas importantes normas dentro da ABNT são elas WCM e OHSAS 18001: 
WCM – World Class Manufacturing 
(Produção de Classe Mundial)
O WCM “World Class Manufacturing” é um conjunto de conceitos, de princípios e de técnicas para a gestão dos processos operativos de uma empresa. Assim como o Lean Six Sigma (LSS), tem origem no "Sistema Toyota de Produção" (TPS). O primeiro registro do termo foi feito por Richard Schonberger, responsável pela introdução de diversas técnicas de produção nipônicas, como o just-in-time, nos Estados Unidos. Escreveu vários livros, entre eles, "World Class Manufacturing: The Lessons of Simplicity Applied", como resultado de suas experiências nos USA.
Contudo, como sistema estruturado de gestão metodológico que o conhecemos e inicialmente formatado para o Grupo Fiat, sua criação se deve inteiramente ao Dr. Hajime Yamashina, Professor Emeritus, Kyoto university e membro do RSA (Royal Swedish Academy of Engineering Sciences) , um dos maiores estudiosos do TPS.
O WCM é um sistema de gestão integrado de redução de custos e visa otimizar Logística, Qualidade, Manutenção e Produtividade para níveis de classe mundial, através de um conjunto estruturado de métodos e ferramentas. Baseia-se em 3 elementos essenciais: no combate sistemático a cada desperdício e perda existente em toda a cadeia (cliente - fornecedor -fornecedores); no envolvimento das pessoas e respectivos desenvolvimento de suas competências e por fim na utilização rigorosa de métodos e ferramentas apropriados para as ineficiências do processo.
Estabelece o objetivo geral de desenvolver, em nível de excelência mundial, o desempenho operativo da Empresa para alcançar a competitividade de Classe Mundial.
O nível de cada empresa é avaliado pela profundidade de aplicação do método e pelo processo de expansão. A certificação é feita por auditores.
A grande novidade introduzida pelo WCM baseia-se na implementação na íntegra dos princípios do TPS para todos os processos da empresa, dos clientes e dos fornecedores.
O WCM é composto de 10 pilares e é um processo longo para sua implantação. A empresa deve passar por um processo de transformação muito além de certificações ISO, projetos Seis Sigma e deve haver muita criatividade para que consiga chegar aos patamares de uma empresa padrão WCM.
Os 10 Pilares são:
01 – Segurança no trabalho – Eliminar acidentes;
02 – Desdobramento dos Custos - Identificar problemas que aumentam os custos;
03 – Melhoria Focada – Desenvolver o Know How para reduzir custos utilizando métodos apropriados;
04 – Atividades Autônomas – Consiste em atividades autônomas como a TPM (Manutenção autônoma); 5S  o aumento das competências de cada colaborador;
05 – Manutenção Profissional – Quebra Zero de máquinas;
06 – Controle da Qualidade – Utilização do CEP (controle estatístico do Processo) , Projetos Six Sigma, visando o Zero defeito e o TQC (Total Quality Control) ;
07 – Logística – Utilização de uma logística baseada nos princípios do Picking, JIT Kan Ban,  com o comprometimento de satisfazer plenamente seus clientes
08 – Gestão Antecipada – Consiste em lançar os produtos prevendo a fabricação adequada. Utiliza princípios do QFD, FMEA de Produto e FMEA de Processo.
09 – Desenvolvimento de Pessoas – Como premissa em tudo no Japão, é criar uma cultura de resultados através da disciplina e da melhoria da formação das pessoas.
10 – Meio Ambiente - É o desenvolvimento das atividades de um ambiente de trabalho agradável a todos sem se esquecer da prevenção à poluição. Também é a aplicação dos conceitos de P+LS (Produção mais limpa e sustentável)
OHSAS 18001 - Occupational Health and Safety Assessments Series
A OHSAS 18001 é uma norma para os Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional voltadas para empresas que se preocupam com a preservação da integridade, segurança e saúde dos seus colaboradores de forma responsável. A OHSAS 18001 é um referencial internacional aplicável a todos os tipos de organização e a qualquer sector de atividade. A Occupational Health and Safety Assessments Series é uma norma que define requisitos do Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional, desenvolvida de forma a ser compatível com a norma ISO 9001 e a ISO 14001. As empresas que adotam esta norma comprovam que se preocupam com a saúde e a segurança de seus colaboradores, deixando claro para seus parceiros de negócios e autoridades locais que adotou um Sistema de Gestão voltado para Saúde e Segurança no Trabalho. Através desta norma a empresa alcança um maior nível de produtividade, além de aumentar a motivação dos seus colaboradores e valorizar sua imagem no mercado. A sua implementação permite à organização, ter o controlo e conhecimento exato de todos os riscos profissionais relevantes para a sua atividade.
Quem pode se beneficiar com a OHSAS 18001?
Todas as organizações que desejam construir suas filosofias em uma gestão ativa de saúde ocupacional e segurança, controlando riscos que podem afetar a saúde e segurança ocupacional de seus funcionários, e que queiram documentar suas atividades e torná-las mensuráveis visando um processo de melhoria contínua.
Quais são os benefícios da OHSAS 18001?
O padrão de Saúde Ocupacional e Segurança (OHSAS 18001) é um padrão internacional que estabelece requisitos relacionados à Gestão da Saúde Ocupacional e Segurança, através do qual é possível melhorar o conhecimento dos riscos existentes na organização, atuando no seu controle em situações normais e anômalas. Este padrão é aplicável a qualquer organização de diversos setores e atividades econômicas, orientando tais organizações sobre como promover a melhoria contínua do desempenho de Saúde Ocupacional e Segurança. A implementação de um Sistema de Gestão de acordo com o referencial OHSAS 18001 permite à organização obter as seguintes vantagens competitivas:
• Promove a melhoria contínua em Segurança e Saúde Ocupacional através da promoção de uma cultura de segurança na organização.
• Melhoria da imagem da organização junto de várias partes interessadas tais como clientes, autoridades, seguradoras, vizinhança, etc.
• Evidência do compromisso de cumprimento da legislação minimizando o risco de coimas.
• Redução dos custos de controlo das condições de SST através da identificação sistemática. De oportunidades de prevenção.
• Aumento da motivação dos colaboradores.
• Melhorias significativas nas condições de trabalho.
• Redução de acidentes através da sistematização de todas as atividades relevantes de saúde e segurança ocupacional;
• Certeza legal devido à aderência a todos os requisitos estatutários aplicáveis;
• Aumento da identificação e motivação do funcionário devido ao envolvimento nos processos de gestão de SSO;
• Melhoria da imagem e aumento da competitividade através de performance de SSO documentada e sustentada;
• Aumento da competitividade;• Satisfazer os critérios dos investidores e melhorar o acesso ao capital;
• Maior controle dos riscos com acidentes ambientais.
O referencial OHSAS 18001 é facilmente integrável com outro tipo de Sistemas de Gestão como, por exemplo, os Sistemas de Gestão de Qualidade (ISO 9001) e Ambiente (ISO 14001).
A adaptação por parte da empresa de um sistema OHSAS 18001 é a excelência empresarial em matéria de gestão de riscos laborais.

Outros materiais