Buscar

APOL 01 T&D

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Treinamento e Desenvolvimento
(ADAPTADA DO PROVÃO 2002)
A empresa Alfa vem enfrentando problemas de competitividade. Como alternativa de racionalização de custos, optou por trocar seus fornecedores, obtendo matéria-prima mais barata. Os custos de produção diminuíram, mas a empresa passou a enfrentar um grande volume de reclamações referentes à queda na qualidade dos produtos, comprometendo ainda mais sua posição no mercado.
A gerência de Recursos Humanos decidiu propor um programa interno de treinamento para solucionar o problema de qualidade dos produtos.
O modo como essa decisão foi tomada é 
	
	A
	Inadequado porque o levantamento de necessidades de treinamento não considerou todos os fatores que podem ter gerado a queda de qualidade dos produtos.
	
	B
	Adequado porque a queda da qualidade de produtos/serviços foi fruto do desempenho dos funcionários. 
	
	C
	Adequado porque, quando a questão é qualidade, treinamento é a solução.
	
	D
	Adequado porque o programa interno de treinamento pode resolver os problemas de matéria-prima.
	
	E
	Inadequado porque o treinamento implicará custos que podem agravar os problemas de competitividade da empresa
Questão 2/5 - Treinamento e Desenvolvimento
O treinamento e a educação pode ocorrer em todas as fases da vida de um ser humano. Desde a infância até o idoso pode passar por esses processos de capacitação.
Sobre a educação nas diferentes fases da vida, assinale a afirmativa correta.
	
	A
	Não há diferença entre os termos educação, desenvolvimento e treinamento.
	
	B
	A pedagogia e a andragogia são sinônimos, por isso tais termos podem ser utilizados no ensino de crianças e adultos.
	
	C
	A pedagogia se refere ao ensino direcionado ao público adulto ministrado por adultos.
	
	D
	A andragogia se refere ao ensino direcionado às crianças que atuam no mercado de trabalho.
	
	E
	A andragogia se refere ao ensino direcionado aos adultos.
Questão 3/5 - Recrutamento e Seleção
Analise o caso a seguir:
A Estravaganza é uma empresa que confecciona e comercializa roupas femininas destinadas ao público de mulheres jovens, que atuam no mercado de trabalho e primam pela elegância, bom gosto e fazem questão de acompanhar as tendências da moda ditadas em Milão. A empresa conta com 150 colaboradores, dentre eles estilistas, costureiros, auxiliares administrativos, auxiliares de serviços gerais, vendedores entre outros. Recentemente o gestor de vendas pediu demissão por motivos pessoais, deixando em aberto a vaga que ocupava há quinze anos. Imediatamente a diretora geral comunicou ao RH a necessidade da abertura do processo seletivo.
A equipe do RH providenciou a RE e assim que obteve o retorno do documento com a assinatura deu início ao processo de recrutamento. O primeiro passo foi realizar a divulgação entre os colaboradores na matriz e nas duas filiais da empresa. Cinco vendedores e um supervisor de venda se candidataram à vaga. Os candidatos passaram por processo seletivo, com entrevista comportamental com foco em competência, dinâmica de grupo, análise grafológica e entrevista com a diretora e proprietária da empresa, que optou pelo candidato que ocupava o cargo de supervisão, um homem de 35 anos formado em Administração, casado com três filhos.
Ao ser promovido, o cargo que ocupava de supervisor ficou em aberto, demandando abertura do processo seletivo para preenchê-lo. Foi então que o RH fez a divulgação da vaga na matriz e nas filiais. Para surpresa da equipe, 25 dias haviam se passado e não houve inscrição para participar do processo seletivo, apesar dos insistentes convites a alguns funcionários.  A parir de então a empresa passou a buscar candidatos nas redes sociais e divulgou também na associação comercial e nas escolas com graduação e pós-graduação em gestão de vendas.
Em menos de 15 dias a empresa recebeu 50 currículos, sendo que 17 deles evidenciavam compatibilidade entre o perfil e as qualificações do candidato com os requisitos da vaga. Com aquele número de candidatos qualificados para nutrir o processo seletivo a gestora de RH sabia que o processo de recrutamento havia sido eficaz e que agora poderia dar início as etapas da seleção.
 
Assinale a alternativa correta que apresenta os tipos de recrutamento utilizados no caso.
	
	A
	Foi realizado apenas recrutamento interno.
	
	B
	Foi realizado apenas recrutamento externo.
	
	C
	Foi realizado recrutamento interno, seguido do recrutamento externo.
	
	D
	Primeiramente foi realizado recrutamento externo, seguido do recrutamento interno.
	
	E
	Não foi realizado nenhum tipo de recrutamento porque fizeram seleção com os funcionários.
Questão 4/5 - Treinamento e Desenvolvimento
do Rio de Janeiro: Em 2013 o Brasil passou por inúmeras manifestações públicas, você se lembra? A grande questão é que tanto manifestantes quanto policiais não estavam preparados para lidar com os conflitos que surgiram. Veja trecho do estudo publicado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV)
 
RIO - Manifestantes fugindo de bombas de gás lacrimogêneo e vandalismo eram cenas finais de um enredo que se tornou conhecido no fim de muitos protestos, desde de junho do ano passado (2013). Sete meses depois de a população tomar as ruas, uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) revela como as próprias forças de segurança se sentem despreparadas para agir diante dos grandes atos — que prometem se repetir durante a Copa do Mundo. Ao todo, 64% dos policiais militares e civis entrevistados admitiram não ter recebido orientação e treinamento adequado para lidar com as manifestações.
 
Sobre o caso apresentado analise as assertivas:
I – A pesquisa da FGV conclui que mais da metade o efetivo policial está despreparado para lidar com manifestações.
II – A pesquisa da FGV pode ser utilizada com uma evidência da necessidade de treinamento do efetivo policial.
III – Para o levantamento das necessidades de treinamento dos militares a Prefeitura do Rio de Janeiro pode considerar como suficiente apenas a pesquisa da FGV.
 
 
Estão corretas:
	
	A
	I
	
	B
	II
	
	C
	III
	
	D
	I e II
	
	E
	I e III
Questão 5/5 - Recrutamento e Seleção
Leia o texto:
O teletrabalho e o trabalho em domicílio são formas que têm-se desenvolvido recentemente com o aumento do uso de tecnologias de informação, revelando uma realidade diferente daquela que habitualmente conhecíamos como o tradicional trabalho em casa (frequentemente, o trabalho de peças para empresas manufatureiras de brinquedos e de roupas, dentre outros). Embora este último ainda exista em vários países, uma nova forma de trabalho a partir de casa faz-se cada vez mais presente em quase todo o mundo. Beneficiando-se do uso de tecnologias de informação, esse novo formato pode ser considerado como teletrabalho. Enquanto não se dispõem de dados específicos sobre casos no Brasil, as informações sobre a Europa indicam que o teletrabalho vem desenvolvendo-se em todos os países, mesmo que as estatísticas sobre o emprego não examinem necessária e nitidamente o fenômeno.
Sobre a evolução histórica do trabalho assinale a alternativa correta relacionada ao texto acima:
	
	A
	Escravidão
	
	B
	Servidão
	
	C
	Trabalho assalariado
	
	D
	Trabalho industrial
	
	E
	Trabalho digital

Outros materiais