Buscar

oficina literaria aula 08

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201703220433)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (0)
	
	A poesia também pode revelar uma perspectiva relacionada às posturas pessoais do poeta, como a sua ideologia e direcionamento político. É o caso do poeta africano, Agostinho Neto. Abaixo, temos alguns fragmentos da poesia de Agostinho e que podem revelar seu engajamento político-social. Tal fato pode ser constatado, EXCETO na alternativa:
		
	 
	"Gostava de estar sentado/ num banco do kinaxixi/ às seis horas duma tarde muito quente/ e ficar.../ Alguém viria/ talvez sentar-se / sentar-se ao meu lado/ E veria as faces negras da gente/ a subir a calçada / vagarosamente / exprimindo ausência no kimbundu mestiço/ das conversas" (de ¿Kinaxixi¿)
	
	"Hoje/ somos as crianças nuas das sanzalas do mato/ os garotos sem escola a jogar a bola de trapos / nos areais ao meio-dia/ somos nós mesmos/ os contratados a queimar vidas nos cafezais/ os homens negros ignorantes/ que devem respeitar o homem branco/ e temer o rico." (de ¿Adeus à hora da largada¿)
	
	"Medo no ar! Em cada esquina/ sentinelas vigilantes incendeiam olhares/ em cada casa/ se substituem apressadamente os fechos velhos/ das portas/ e em cada consciência/ fervilha o temor de se ouvir a si mesma" (de Consciencialização)
	
	"Ritmo na luz/ ritmo na cor / ritmo no movimento/ ritmo nas gretas sangrentas dos pés descalços/ ritmo nas unhas descarnadas / Mas ritmo / ritmo. / Ó vozes dolorosas de África!" (de ¿Fogo e Ritmo¿)
	
	"E nas sanzalas/ nas casas / no subúrbios das cidades/ para lá das linhas / nos recantos escuros das casas ricas/ onde os negros murmuram: ainda / O meu desejo / transformado em força/ inspirando as consciências desesperadas." (de ¿Aspiração¿)
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201703220432)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Concentre-se na leitura do poema de Augusto dos Anjos e responda. PSICOLOGIA DE UM VENCIDO Eu, filho do carbono e do amoníaco, Monstro de escuridão e rutilância, Sofro, desde a epigênese da infância, A influência má dos signos do zodíaco. Profundissimamente hipocondríaco, Este ambiente me causa repugnância... Sobe-me à boca uma ânsia análoga à ânsia Que se escapa da boca de um cardíaco. Já o verme ¿ este operário das ruínas ¿ Que o sangue podre das carnificinas Come, e à vida em geral declara guerra, Anda a espreitar meus olhos para roê-los, E há de deixar-me apenas os cabelos, Na frialdade inorgânica da terra! A partir da leitura do poema oferecido percebemos que esse eu lírico é:
		
	 
	pessoal
	
	trágico
	
	indeterminado
	
	oculto
	
	impessoal
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201703761435)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Assinale a forma que não corresponde ao gênero lírico:
		
	
	Soneto
	
	Écloga
	 
	Fábula
	
	Ode
	
	Elegia
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201703218730)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (0)
	
	O poema abaixo pertence ao Cancioneiro de Fernando Pessoa. "Ah, quanta vez, na hora suave Em que me esqueço, Vejo passar um vôo de ave E me entristeço! Por que é ligeiro, leve, certo No ar de amávio? Por que vai sob o céu aberto Sem um desvio? Por que ter asas simboliza A liberdade Que a vida nega e a alma precisa? Sei que me invade Um horror de me ter que cobre Como uma cheia Meu coração, e entorna sobre Minh'alma alheia Um desejo, não de ser ave, Mas de poder Ter não sei quê do vôo suave Dentro em meu ser." Fernando Pessoa. Obra poética. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1995. p. 138 Que relação o eu lírico estabelece entre a tristeza e a liberdade?
		
	
	Oposição
	
	Complementação
	 
	Comparação
	
	Unívoca
	
	Negação
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201703761434)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Sobre o LIRISMO, podemos defini-lo como:
		
	
	A expressão impessoal de uma emoção demonstrada por vias rítmicas e musicais.
	
	A expressão impessoal de uma emoção demonstrada por versos livres e brancos.
	
	A expressão impessoal de uma razão demonstrada por versos livres e brancos.
	
	A expressão pessoal de uma razão demonstrada por vias rítmicas e musicais.
	 
	A expressão pessoal de uma emoção demonstrada por vias rítmicas e musicais.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201703450821)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Écloga, Idílio, Elegia e Balada são exemplo de
		
	
	contos.
	
	tragédias.
	
	crônicas.
	
	comédias.
	 
	formas líricas.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201703220434)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (0)
	
	Opinião
 Podem me prender Podem me bater Podem até deixar-me sem comer Que eu não mudo de opinião. Aqui do morro eu não saio não Aqui do morro eu não saio não. Se não tem água Eu furo um poço Se não tem carne Eu compro um osso e ponho na sopa E deixa andar, deixa andar... Falem de mim Quem quiser falar Aqui eu não pago aluguel Se eu morrer amanhã seu doutor, Estou pertinho do céu. (Zé Ketti.Opinião)
 Essa música fez parte de um importante espetáculo teatral que estreou no ano de 1964, no Rio de Janeiro. O papel exercido pela Música Popular Brasileira (MPB) nesse contexto, evidenciado pela poesia na forma de letra de música citada, foi o de:
		
	 
	denúncia da situação social e política do país
	
	crítica à passividade dos setores populares
	
	mobilização dos setores que apoiavam a Ditadura Militar
	
	valorização do progresso econômico do país
	
	entretenimento para os grupos intelectuais
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201703427606)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Na antiguidade, se falava numa lírica pessoal e em outra impessoal. Qual das opções abaixo define, claramente, o que é lírica pessoal?
		
	
	É aquela em que o poeta se insenta de alguma coisa, mas expressa o sentimento da coletividade.
	
	É aquela em que o poeta se expressa, insentando-se.
	
	É aquela em que o poeta expressa os sentimentos da coletividade.
	
	É aquela em que o poeta jamais se insenta de alguma coisa.
	 
	É aquela em que o poeta fala de si, dos seus sentimentos e de suas ideias.
	
	 Gabarito Comentado

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes