Buscar

A questão do fogo e concepções filosóficas sobre o homem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A questão do fogo e concepções filosóficas sobre o homem.
Alunas: Ananda Agni, Ana Tereza Nóbrega, Kévany Pestana e Maria Martha Bozi.
A- O filme “A Guerra do Fogo” marca como passagem da natureza e cultura o aprimoramento de armas e o arranjo técnico das mesmas. Também no início do filme os homens se comunicavam de formas simples e com gestos, e ao longo do filme eles passam a desenvolver a linguagem, comunicação de maneira mais articulada. 
B- A sexualidade deixou de ser uma questão de instinto (animal) e passou a ser algo prazeroso, com sentimento e até mesmo a forma de desfrute daquele momento foi mais aprimorada, passou a ser algo mais simbólico, com sentimento. 
Segundo Dionísio o homem é visto como cidadão de dois mundos que seria o homem visto como corpo e alma, caracterizado por um momento de redefinição.
Já Apolo representa o homem como espirito de ordem, da racionalidade e da harmonia intelectual. Com isso a definição de homem consiste no resultado da oposição do Apolo e Dionísio.
O homem segundo a ideia de excelência (areté) é tido como guerreiro, político e trabalhador. Diferentes povos passam a ter diferentes ideias particulares de homem. Passa a agir de forma organizacional ( equilibrando sentimentos em determinados momentos, como agressividade, nervosismo). E persegue o que é considerado excelência no tempo que se vive.

Outros materiais