Buscar

FICHAMENTO 1.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FICHAMENTO 1
FANTE, C. Fenômeno Bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. Campinas, SP: Editora Verus, 2005.
Cap.4 Bullying no ambiente escolar (pag. 79-95)
A violência está atingindo cada vez mais as nossas escolas, que, infelizmente, acabam deixando de ser um ambiente seguro, e se transformam em espaços onde há violência, sofrimento e medo. 
No Brasil, o bullying e suas implicações no ambiente escolar são ainda pouco conhecidos ou compreendidos à grande maioria da população. As escolas, por sua vez, não demonstram estar preparadas para eliminar ou reduzir as ocorrências de situações específicas de bullying. Devemos tomar consciência da importância do combate ao bullying, pois só assim poderemos despertar para prevenir o bullying e minimizar os efeitos desse fenômeno. Cléo Fante propõe apresentar um debate no ambiente escolar, uma troca de ideias, sobre o tema, a fim de trazer reflexões e orientar educadores (pais, professores e a sociedade como um todo), além de dar suporte teórico e prático para que discutam e apresentem instrumentos eficazes e alternativos à prevenção e ao enfrentamento do problema. 
Fante afirma que a escola não deve ser apenas um local de ensino formal, mas também de formação cidadã, de direitos e deveres, amizade, cooperação e solidariedade. Agir contra o bullying é uma forma barata e eficiente de diminuir a violência entre estudantes e na sociedade.
É essencial que o trabalho de conscientização seja feito também com os espectadores do bullying, aqueles que endossam a agressão e os que a assistem passivamente. Sem que a plateia entenda quão nociva a violência pode ser, ela se repetirá em outras ocasiões. 
 Essa resenha traz pontos importantes sobre o bullying no ambiente escolar, desta forma, acrescenta mais conhecimento e argumentos para meu artigo.

Outros materiais