Buscar

Circulação Pulmonar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Circulação Pulmonar; Edema Pulmonar; Líquido Pleural
P sistólica da artéria pulmonar é cerca de 25mmHg.
P diastólica da artéria pulmonar é cerca de 8 mmHg.
P média da artéria pulmonar é de 15 mmHg.
O fluxo sanguíneo nos pulmões é essencialmente igual ao débito cardíaco.
Baixos níveis de O2 -> constrição arterial pulmonar -> redistribuição do fluxo sanguíneo, de acordo com suas necessidades.
Capilares situados nas paredes dos alvéolos são distendidos pela pressão sanguínea interna e, ao mesmo tempo, são comprimidos pela pressão do ar alveolar externa. Quando a P do ar alveolar fica maior, os capilares se fecham, não havendo fluxo de sangue.
Zona 1: a P alveolar é maior que a P arterial = não há fluxo sanguíneo. // Só em condições anormais, como hipovolemia, por exemplo.
Zona 2: na sístole, a P alveolar é mais baixa. Na diástole, a P alveolar é mais alta = fluxo intermitente. // Ápice dos pulmões.
Zona 3: P alveolar é mais baixa = fluxo contínuo. // Base dos pulmões, em posição ortostática. Em decúbito, todo o pulmão. Em exercício, todo o pulmão.
Exercício intenso -> aumento do fluxo sanguíneo -> fluxo adicional acomodado de três formas -> (1) aumento do número de capilares abertos, (2) distensão de todos os capilares e aumento da velocidade do fluxo por cada capilar, (3) elevação da pressão arterial pulmonar -> conservação da energia do lado direito do coração, impedindo a elevação significativa da pressão capilar pulmonar, evitando desenvolvimento do edema.
Lado esquerdo do coração falha -> sangue represado no AE -> P do AE aumenta -> 2 momentos:
Inicialmente, não interfere na pressão arterial pulmonar, por causa da acomodação sanguínea.
Maior aumento da P do AE -> eleva P arterial pulmonar -> aumenta carga do lado direito do coração, além de aumento da P capilar.
Sistema linfático e capilares pulmonares normalmente mantêm ligeira pressão negativa nos espaços intersticiais. Sempre que surge excesso de líquido nos alvéolos, esse líquido adicional é sugado, mecanicamente, para o interstício pulmonar. Logo, é absorvido pelos capilares pulmonares ou transportado pelos linfáticos. Alvéolo fica “seco”.
Edema: Qualquer fator que cause elevação da pressão do líquido intersticial pulmonar da faixa negativa, para a positiva, irá provocar súbito enchimento dos espaços intersticiais e dos alvéolos pulmonares.
Insuficiência Cardíaca Esquerda ou doença valvular mitral -> aumenta P venosa pulmonar -> aumenta P do capilar -> extravasa líquido.
Lesão da Membrana dos capilares pulmonares (pneumonia, inalação de substâncias nocivas, etc) -> rápido extravasamento de ptns plasmáticas e de líquido dos capilares para o interstício e alvéolos.
Derrame Pleural: acúmulo grande líquido livre no espaço pleural. Possíveis causas:
Bloqueio da drenagem linfática da cavidade pleural.
Insuficiência cardíaca (explicado acima).
Acentuada redução da P coloidosmótica do plasma.
Infecção ou qualquer outra causa de inflamação das superfícies pleurais da cavidade pleural, provocando ruptura das membranas capilares e permitindo rápida passagem de líquidos e ptns pro interstício.

Outros materiais