Buscar

CASO 9 EMP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CASO CONCRETO 9: (EXAME DE ORDEM UNIFICADO ? FGV - ADAPTADA) Lauro emitiu uma nota promissória com vencimento a dia certo em favor da sociedade empresária W Corretora de Imóveis Ltda. Embora o título esteja assinado pelo emitente, nele não constam a data e o lugar de emissão. Há cláusula de juros remuneratórios, com fixação de taxa anual de 12%. Antes do vencimento, o título recebeu aval em branco prestado por Pedro, irmão de Lauro. Sendo certo que os dados omitidos na nota promissória não foram preenchidos pela sociedade empresária antes da cobrança judicial. Analise a questão com base no estudo do Direito Cambiário.
R: 1- No que concerne a taxa de juros deve ser considerado não escrita tendo em vista que a nota promissoria foi com data certa art .77 lug..
R:2- Considerando que trata-se de aval em branco e o beneficiario é identificado na figura do subscrito caso a recusa art .77 lug parte final , c/c art. 31 da lug. Tendo em vista as emisssoes dos titulos e ausencia de complementaçaoo documento apresentado na açao juducial nao tem natureza de titulo de credito propio art 76 da lug, e por consequencia, não tem força força de titulo executivo extrajudicial. Entretanto é documento comprabatorio da sociadade W corretora LTDA.
QUESTÃO OBJETIVA 1 (EXAME DE ORDEM UNIFICADO ? FGV)
Nanci, empresária individual, contraiu empréstimo com instituição financeira, formalizado em contrato de abertura de crédito. A esse contrato foi vinculada nota promissória avalizada, emitida pela mutuária em favor da mutuante. Em relação à obrigação firmada pelo avalista, assinale a afirmativa correta.
R:A) A nota promissória vinculada ao contrato de abertura de crédito não goza de autonomia em razão da iliquidez do título que a originou. SUMULA 258 STJ

Outros materiais