Buscar

UNIDADE 2 POBREZA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resposta: A
Comentário: Para resolução desta questão se faz necessário remeter-se ao serviço social num contexto mais contemporâneo.
Segundo a alternativa correta, A, os itens III e IV não contemplam o enunciado da questão.
O item III: A questão social constitui-se exclusivamente de um conjunto de problemas de indivíduos e grupos usuários dos serviços prestados pelo Estado, via políticas sociais. Hoje a questão social não é exclusiva a grupos, ela é multifacetada, presente nos mais variados grupos e segmentos sociais, e nem sempre está presente junto a todos os usuários de serviços. Há uma demanda que está exclusa deste segmento.
O item IV: O reconhecimento de um conjunto de problemas vinculados às modernas condições de trabalho urbano constitui o fundamento da questão social. A questão social não é uma questão apenas urbana como observamos na atualidade. Ela é fruto das relações de trabalho e de exploração decorrente deste nos segmentos urbanos e rurais.
Resposta A.
Comentário: Alternativa A, correta. O estudo da profissão de serviço social procura seu significado dentro da sociedade capitalista, ou seja, através de sua compreensão. A reprodução das relações sociais é a reprodução da totalidade do processo social, a reprodução de determinado modo de vida, ou seja, o modo como são produzidas e reproduzidas as relações sociais na sociedade.
Alternativa B: O serviço social não trabalha para o ajustamento, mas sim com a inclusão e acesso a direitos via políticas públicas.
Alternativa C: O serviço social atua junto à totalidade, porém sua ação não se restringe ao trabalho, mas sim nas relações desiguais que o trabalho, como categoria fundante do ser social, proporciona.
Alternativa D: A ação do assistente social é mais que entendimento, é compreensão da totalidade.
Alternativa E: A estruturação se faz de modo permanente, um refazer da prática, porém referenda-se como priori a compreensão do processo percorrido pelas relações sociais.
Comentário: Para responder tal questão é necessário apreender quanto à gênese da profissão do serviço social e sua inserção na divisão social e técnica do trabalho. A partir daí, verificou-se os antagonismos entre as classes – os que possuem os membros de produção, a burguesia e os que vendem sua força de trabalho. Com estas relações, antagônicas e desiguais, realizam-se na sociedade inúmeras e múltiplas expressões da questão social. Alternativa A: O conceito de democracia só foi efetivado com a Constituição de 1988 de fato, mesmo que este já tenha sido enunciado e suscitado, e não é fruto da divisão do trabalho.
Alternativa B: O serviço social trabalha em prol de uma sociedade igualitária, sendo seu objeto a questão social e a igualdade um de seus objetivos.
Alternativa C: O pluralismo referenda ao pluralismo que permeava a profissão.
Alternativa D, alternativa correta. O contexto sociopolítico de centralização e intervenção estatal na condução de políticas econômicas e sociais evidencia as expressões da questão social como matéria-prima do serviço social, sua base e primeira linha de ação, justificando sua relevância na constituição de seu espaço profissional dentro da divisão social e técnica do trabalho. 
Alternativa E: A justiça social é uma apropriação mais contemporânea. O serviço social na cena contemporânea tem sua direção voltada à defesa da classe trabalhadora e do trabalho, dentro do processo de reprodução da vida material e dos modos de vida; é comprometido com a afirmação da democracia, da liberdade, da igualdade e da justiça social, lutando pelos direitos e cidadania, em direção do desenvolvimento social inclusivo.
Resposta B.
Comentário: Por se trabalhar com a categoria trabalho, verifica-se que a atuação do serviço social se dá, visto sua autonomia relativa, como auxiliares no repasse dos serviços, penando que as politicas sociais e os serviços advindos desta, são linhas de enfrentamento da questão social.
Resposta B.
Comentário: É a partir da ascensão do capitalismo e da divisão social e técnica do trabalho que o serviço social é gestado.
Resposta B.
Comentário: A questão social é a base da fundamentação para a ação profissional.
esposta E.
Comentário: Todas condizem com a questão social.
esposta C.
Comentário: Faz-se necessário apreender sobre a gênese da profissão e sua inserção na divisão social e técnica do trabalho.
Quanto à alternativa A: O serviço social se inseriu nos conflitos da classe trabalhadora, porém seu envolvimento não é neutro, mas sim critico.
Quanto à alternativa B: O assistente social é considerado um profissional liberal, porém não detém ou controla todas as condições materiais, meios e instrumentos, por sua condição de assalariamento – muitas vezes é a instituição empregadora que determina e delimita sua prática, por sua autonomia relativa.
Alternativa C, correta. O serviço social, inscrito na divisão social e técnica do trabalho e dentro do processo de reprodução das relações sociais, aparece como uma alternativa auxiliar do Estado. É uma expressão do trabalho coletivo através das relações antagônicas geradas pelo capital. Nesta perspectiva, o serviço social apresenta-se como mediador dos serviços sociais estabelecidos pelo Estado, partícipe do processo de reprodução das relações sociais, partícipe desse processo social.
Quanto à alternativa D: O serviço social também encontra como lócus as instituições privadas, porém não se limita às relações privadas. Após todo movimento histórico, a neutralidade de pensamento e o caráter doutrinário são preenchidos com uma visão crítica e ampliados, sem os ranços doutrinários do pensamento católico que permeava sua gênese.
Resposta C.
Comentário: Preconizadas pelo Código de Ética, princípios fundamentais e elencadas nas premissas que introduzem nosso projeto ético-politico e societário profissional.
Reposta C.
Comentário: As alternativas A e B estão relacionadas com o conceito da Ética Orientada para o outro. A alternativa D está completamente fora de qualquer lógica empresarial, já que o lucro e fundamental no sistema capitalista. Portanto a alternativa correta é a C.

Outros materiais