Buscar

Relatório de preparação de amostras para metalografia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS – UNISINOS
UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
TAIANA HARTKOWTZEFF SANT’ANA
RELATÓRIO DE PREPARAÇÃO DE AMOSTRAS
PARA METALOGRAFIA
São Leopoldo
2017
Introdução
Objetivos do Ensaio no Laboratório
Desenvolver os conhecimentos da técnica de preparação metalográfica, metodologia de lixamento e polimento de superfícies, conhecimento e manuseio do microscópio onde posteriormente será feita a análise do material.
Realização do trabalho no laboratório
O trabalho foi iniciado com uma explicação sobre o processo de embutimento das amostras, sendo elas 2 de aço baixo carbono (uma recozida e outra normalizada) e 2 de aço médio carbono (uma recozida e outra normalizada). O embutimento é basicamente colocar as amostras em sentido transversal e longitudinal com a face a ser analisada voltada para baixo distribuídas igualmente dentro do molde e coladas em um adesivo, onde se prepara uma resina com catalisador de modo a cobrir a peça em um molde adequado. Foi utilizada uma mistura de proporção de dois para um, com resina acrílica em pó misturada do líquido catalisador.
A segunda etapa do processo é retirar do molde, passar o material primeiramente em uma lixadeira elétrica para remover o excesso de material e planar o mesmo. Após esse primeiro lixamento o material está pronto para ser lixado a mão. São usadas lixas 80/120/220/320/400/600/1200. Começa o lixamento em um sentido 90º da lixadeira elétrica até que se tenha desaparecido as linhas da lixa anterior, repete-se o processo com a próxima lixa, alternando 0º e 90º para um lixamento com melhor acabamento. Esse processo é feito sob refrigeração constante. Quando a peça estiver pronta a próxima etapa é o polimento, onde a peça num equipamento de polir elétrico e é passada por um pano lubrificado com álcool e girada ao sentido contrário do giro do pano. O polimento está pronto quando todas as linhas somem e o aspecto fica muito espelhado.
Após o polimento não se pode mais tocar em cima da amostra, sendo ela limpa constantemente com álcool. A secagem é feira colocando um algodão com álcool em cima da peça, retirando o excesso e logo em seguida colocada por alguns segundos em um secador quente.
Com a amostra devidamente preparada, prosseguiu-se para análise da microestrutura em microscópio ótico com câmera acoplada. Num primeiro momento fixou-se a amostra em uma lâmina com auxílio de uma pequena prensa mecânica. Na colocação do microscópio foi mostrado como ajustar o material no sentido transversal, longitudinal e na altura, ajuste de foco para melhor visualização do material. Foi somente um treinamento inicial para utilização do microscópio.
Conclusão
A iniciação da prática em laboratório foi uma forma de demonstrar que as várias etapas da metalografia podem interferir futuramente nos resultados finais na análise da estrutura. Um material mal preparado apresenta pontos e riscos pretos no microscópio indicando que não foi lixado e nem polido o suficiente.

Outros materiais