Buscar

Caso Concreto Constitucional I do 1 AO 16

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Constitucional I - Semana 1
O sentido sociológico da Constituição como uma folha de papel, cuja verdadeira característica está na organização dos fatores reais do poder em uma dada sociedade, contrasta com a visão da força normativa da Constituição, segundo a qual a Constituição não se pode submeter à vontade dos poderes constituídos e ao império dos fatos e das circunstâncias. A Constituição espraia sua força normativa por sobre o ordenamento jurídico, e todos os atos estatais que com ela contrastem expõem-se à censura jurídica do Poder Judiciário. Julgue de maneira fundamentada a questão. (CESPE)
R: As visões ou concepções a respeito do sentido de Constituição variam de acordo com o teórico sem que seja possível afirmar pelo acerto ou erro de uma ou outra. É o que se tem na espécie.
	A 1ª parte da descrição encontra correspondência na visão de Constituição do teórico Ferdinand Lasalle.
	Quando o enunciado discorre sobre a força normativa revela-se de acordo com a posição de Konrad Hesse, segundo a qual a Constituição longe de ser uma carta de intenções possui densidade normativa própria. Este autor seguindo as lições do teórico Hans Kelsen defende o sentido jurídico da Constituição.
Semana 02
A Constituição de 1988 desenhou em seu texto um Estado de bem-estar social, consagrando princípios próprios do modelo liberal clássico de forma conjugada com outros, típicos do modelo socialista. Esse pluralismo principiológico se faz sentir ao longo de todo o texto constitucional, especialmente no art. 170, CRFB, que adota a livre iniciativa como princípio da ordem econômica, sem desprezar, no entanto, o papel do Estado na regulação do mercado. Considerando tal constatação, responda:
a) Como o pluralismo principiológico pode favorecer a estabilidade da CRFB/88?
R: A CF/88 tem forte traço culturalista, isso porque agrega em seu corpo disposições representativas de ideais distintos. Vesse por exemplo no Art.170 de um lado o principio da livre iniciativa, de viés marcadamente capitalista e de outro lado a valorização do trabalho humano de víeis notadamente socialista. Consagrar e proteger ideais antagônicos (opostos) confere ao Texto Maior instabilidade es que atende simultaneamente a interesses conflitantes.
b) Diante de tal característica, como a doutrina classificaria a CRFB/88?
R: Constituição Culturalista
Semana 03
Considere a seguinte notícia, adaptada do site do Tribunal Superior do Trabalho. Por maioria de votos, a Souza Cruz S.A. obteve, na SBDI-1 do Tribunal Superior do Trabalho, decisão que lhe permite manter trabalhadores no chamado “painel sensorial” de avaliação de cigarros (“provador de cigarros”). A maioria dos Ministros seguiu a divergência aberta pelo Exmo. Ministro Ives Gandra Martins Filho, no sentido de que a atividade, sendo lícita e regulamentada, não poderia ser proibida e reformou condenação que impedia a ré de contratar trabalhadores para esta atividade. Para o Ministério Público do Trabalho, a expressão “painel sensorial” é apenas um “nome fantasia” para o que, na prática, seria “uma brigada de provadores de tabaco”, que provam cigarros da Souza Cruz e dos concorrentes com a finalidade de aprimorar o produto comercialmente. Embora a fabricação e o consumo de cigarros sejam lícitos, trata-se de atividade “sabidamente nociva à espécie humana”. Ao contestar a ação civil pública, a Souza Cruz defendeu que a avaliação de cigarros é essencial para garantir a uniformidade do produto, sendo que a técnica do “painel sensorial” é usada internacionalmente. A proibição, imposta somente a ela e não às empresas concorrentes, afetaria sua posição no mercado. Destacou, além de outros aspectos, que a adesão ao “painel sensorial” é voluntária e restrita aos maiores de idade e fumantes e que a decisão recorrida violou diversos dispositivos e princípios constitucionais, dentre eles o da livre iniciativa, o da separação dos Poderes, o do livre exercício profissional e o do direito ao trabalho. Assim, considere que A Constituição Federal de 1988 não veda o labor em condições de risco à saúde ou à integridade física do empregado, pois garante a redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança, bem como o pagamento de adicional de remuneração para as atividades penosas, insalubres ou perigosas. Esta afirmativa encontra-se correta ou errada¿ Fundamente. (TRT – 4ª Região – adaptada)
R: A afirmação de que há Constituição não proíbe trabalhos insalubres ou perigosos é de todo correta. Na hipótese apresentada de fato poderia ter surgido uma colisão de direitos assegurados na Constituição. De um lado de livre iniciativa a favor da Souza Cruz, de outro a integridade física dos trabalhadores valendo-se da técnica de ponderação de valores o TST reputou legitimo o painel sensorial mantido pela empresa metadamente porque os trabalhadores já eram fumantes e manifestava voluntariedade no desejo de trabalhar como experimentadores de cigarro.
Semana 04
Consoante o Art. 5º, iniciso XLV, da Constituição da República Federativa do Brasil, “nenhuma pena passará da pessoa do condenado, podendo a obrigação de reparar o dano e a decretação do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, até o limite do valor do patrimônio transferido”. Com os olhos voltados à classificação das normas constitucionais, é correto afirmar que a interpretação desse comando normativo dá origem a uma norma constitucional de eficácia plena e aplicabilidade limitada. Julgue e fundamente. (FGV – adaptada)
R: Não está correta, o Art. 5º, inc. 45 contém duas partes distintas. Na 1ª, nenhuma pena passará da pessoa do condenado. Consta garantida conferida a pessoa humana com trânsito em julgado pela prática de infração penal. Só o criminoso responde por suas condutas. Trata-se do principio da Intranscedência da pena. Até aqui temos norma constitucional de eficácia plena e de aplicabilidade ilimitada, consoante § 1º do Art. 5º da CF.
	Na 2ª parte que cuida da obrigação de reparar o dano, bem como do perdimento de bens provenientes da atividade criminosa tínhamos eficácia plena porque já regulamentado pelo art. 91 Inc. I E II do CP.
Semana 05
Determinado Prefeito Municipal tinha a intenção de encaminhar projeto de lei à Câmara dos Vereadores disciplinando a concessão de direitos sociais a certa camada da população. No entanto, tinha dúvidas a respeito da compatibilidade dessa iniciativa com a ordem constitucional, mais especificamente com o princípio da igualdade, consagrado no Art. 5º, caput, da Constituição da República Federativa do Brasil. Em seu entender, a igualdade exigiria que os direitos sociais fossem igualitariamente oferecidos a todos, independentemente de suas características pessoais. Para sanar suas dúvidas, solicitou o pronunciamento da Procuradoria do Município, que exarou alentado parecer a respeito dessa temática. À luz da presente narrativa, o conceito de igualdade, tal qual consagrado na Constituição, não se projeta sobre as políticas públicas a cargo do Poder Executivo. Julgue se correta ou errada e fundamente. (FGV – adaptada) Parte superior do formulário
R: Incorreta, a igualdade material ampara realizações de ações afirmativas pelo poder público, com isso a concessão de direitos sociais a população menos favorecida é compatível com a Carta Maior.
Semana 06
Gevásio, estudante de Direito, realizou amplas pesquisas a respeito dos requisitos de fruição e dos beneficiários dos direitos e garantias fundamentais, isso com o objetivo de passar o seu conhecimento aos moradores da localidade em que reside. À luz da teoria dos direitos fundamentais e da sistemática da Constituição da República Federativa do Brasil, é correto afirmar que nenhum direito previsto na Constituição pode ser exercido sem que a lei o regulamente. Julgue e fundamente. (FGV ? adaptada)
R: A assertiva é incorreta. Nos termos do Art. 5º § 1º da CF ás normas que definem direitos e garantias fundamentais são dotados de aplicação imediatae por isso possuem eficácia plena.
Semana 07
Ednaldo soube por um amigo que determinada empresa pública estadual mantinha em seu poder diversas informações, relativas à sua pessoa, que seriam incorretas. Ato contínuo procurou um advogado e solicitou esclarecimentos de como deveria proceder para retificar os dados incorretos. À luz da sistemática constitucional brasileira Ednaldo deve impetrar um habeas data, que independe da formulação de prévio requerimento de retificação na esfera administrativa. Julgue fundamentadamente. (FGV – adaptada)
R: A assertiva é incorreta, a impetração da ação constitucional de “Habeas Data” está condicionada á prévia tentativa administrativa de obtenção ou retificação das informações relativas a pessoa do impetrante.
	Por fim vale registrar que o STF julgou constitucional o Art. 8º § único, incs. I e II da lei 9507/97. 
Semana 08
João desejava obter conhecimento de informações relativas à sua pessoa, consistentes em notas (não certidão) acerca de sua escala de trabalho de finais de semana e feriados dos últimos 5 anos, constantes de registros ou bancos de dados da autarquia municipal Transalvador - Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador. Assim sendo, protocolou requerimento que, contudo, foi indeferido pelo gerente da autarquia. No caso em tela, em tema de direitos e garantias fundamentais em favor de João, o Art. 5º, da Constituição da República prevê a impetração do do habeas corpus. Julgue e fundamente. (FGV – adaptada)
R: A assertiva é incorreta, João deveria te impetrado um “Habeas Data”.
Semana 09
Maria, desconfiada de que seu esposo Antônio a estava traindo, resolveu grampear o celular de seu cônjuge, com fito de interceptar suas comunicações telefônicas, gravando inclusive. Dessa forma, Maria conseguiu comprovar a traição, inclusive, uma ardente conversa de amor entre Antônio e sua amante. Sob o prisma das garantias fundamentais previstas no Art. 5º da Constituição da República de 1988, a conduta de Maria ao proceder diretamente à interceptação telefônica está errada, pois as comunicações telefônicas são invioláveis, salvo, por ordem administrativa, legislativa ou judicial, para fins de instrução processual. Diga se correta ou errada e fundamente. (FGV – adaptada)
R: A assertiva está incorreta, na forma do Art. 5º, Inc XII da CF, vesse que o sigilo telefônico só pode ser quebrado por ordem judicial, quando a medida for necessária para elucidação de algum crime.
Semana 10
Evilásio sempre trabalhou sem vínculo formal, realizando tarefas eventuais para pessoas naturais e pessoas jurídicas. Com o passar dos anos, os males do trabalho desgastante diminuíram sua capacidade de suportar longas jornadas, impedindo a assunção de tarefas que efetuava corriqueiramente. Com base nas normas constitucionais, diante da necessidade premente de sobrevivência, deve o Estado ampará-lo, conferindo-lhe remuneração, diante da proteção, como direito social à previdência.
R: Errado. Pelo fato de Evilásio não ter contribuído para a previdência não lhe é conferida a qualidade de segurado. (Art. 201 da CF) Nada obsta com tudo o acesso a assistência social (Art.203 da CF).
Semana 11
A Constituição da República estabelece direitos e garantias aos servidores públicos da administração direta, autárquica e fundacional, estendendo-lhes, ainda, alguns daqueles direitos aplicáveis aos trabalhadores da iniciativa privada, previstos no Art. 7° da Constituição. As alternativas a seguir apresentam direitos sociais trabalhistas conferidos aos servidores públicos, à exceção da irredutibilidade do salário. Julgue e fundamente. (FGV – adaptada)
R: Não tem alternativa de resposta.
Semana 12
Os amigos Ednaldo e José Carlos travaram intensa discussão a respeito de sua relação com a República Federativa do Brasil. Ednaldo, com 35 anos de idade, nascera na Áustria e era filho de pai brasileiro e mãe austríaca, os quais trabalhavam em uma organização civil protetora dos animais. Ednaldo nunca residiu em território brasileiro. José Carlos, 21 anos de idade, filho de pais austríacos, por sua vez, nasceu no Brasil na época em que os seus pais trabalhavam na embaixada austríaca, tendo em seguida viajado para a Áustria, de onde nunca mais saiu. À luz da sistemática constitucional e da análise das informações fornecidas na narrativa acima, é correto afirmar, a respeito dos dois amigos, que Ednaldo será brasileiro nato caso venha a residir no Brasil. Julgue e fundamente. (FGV – adaptada)
R: Errada, Ednaldo só será brasileiro nato após preencher os requisitos constantes do Art.12, Inc. I alínea C da CF. Do caso apresentado resta claro que Ednaldo não cumpre tais requisitos uma vez que além de residir no Brasil deverá ainda optar pela nacionalidade brasileira.
Semana 13
Antônio, Pedro e José tinham amplas dúvidas a respeito do alcance das restrições que recaem sobre sua esfera jurídica, por terem sofrido, respectivamente, em razão do exercício anterior de funções públicas, as medidas de inelegibilidade, suspensão dos direitos políticos e inabilitação. Afinal, todos almejam ser eleitos na próxima eleição. Considerando o teor da sistemática constitucional, é correto afirmar que Antônio está impedido de participar ativa e passivamente do processo eleitoral. Julgue e justifique. (FGV – adaptada)
R: Errado, a inelegibilidade afeta tão somente a capacidade eleitoral passiva, de modo que Antônio permanece podendo votar.
Semana 15
De acordo com a Constituição da República, todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. Nesse sentido, o texto constitucional determina que aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com a solução técnica exigida pela sociedade empresária contratada para elaboração do estudo de impacto ambiental. Julgue e fundamente. (FGV – adaptada)
R: Errada, a parte final da questão contrária o Art. 225, § 2º, pois a recomposição dos danos causados ao meio ambiente será realizada em conformidade com as exigências do Poder Público, e não de sociedade empresária.
Semana 16
De acordo com a Lei n° 10.098/2000 que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências, determina que não cabe ao Poder Público implementar a formação de profissionais intérpretes em escrita braile, linguagem de sinais e guias-intérpretes para facilitar a comunicação direta à pessoa com deficiência sensorial e com dificuldade de comunicação. Julgue e fundamente. (FCC – adaptada)
R: Incorreta, o pode público tem sim o dever de capacitor.
	O Brasil é signatário da Convenção Internacional sobre o Direito das Pessoas com deficiência, que foi aprovada na forma do Art. 5º, § 3º da CF, o que significa dizer que foi inteira com status norma constitucional (Emenda Constitucional), p que só reforça o dever do Estado brasileiro de capacitar profissionais capazes de interpretar a escrita braile, a linguagem de sinais ou qualquer outro tipo de interpretação.

Outros materiais