Buscar

CASO CONCRETO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CASO CONCRETO 2: Pedro emitiu uma nota promissória em favor de Carlos, que circulou através de diversos endossos até chegar ao atual portador, que decidiu executar um dos endossantes, face à inadimplência do devedor original. Uma vez executado, o endossante apresentou exceção de pré-executividade, para demonstrar sua total incapacidade processual, já que ele teve o título transferido de um incapaz, o que prejudicaria a cadeia de endossos. 
1. A defesa deve ser acolhida pelo Juiz da causa? 
Resposta: A defesa não deve ser acolhida, porque o credor é titular de novo direito de credito que permanece valido, integro, ainda que haja uma nulidade na circulação do titulo, ainda que haja uma invalidade na circulação do titulo, que neste caso ocorre com a incapacidade.
2. Determine o princípio cambiário aplicável ao caso em tela. 
Resposta: O principio aplicável no caso em tela é o Inoponibilidade das Exceções Pessoais ao Credor de Boa-Fé. (art. 906 e arte 916 CC)
QUESTÃO OBJETIVA: 
Assinale a assertiva correta sobre títulos de crédito.
 Resposta: A) Pelo princípio da abstração, os direitos decorrentes do título são independentes do negócio que deu lugar ao seu nascimento, a partir do momento em que ele é posto em circulação; 
B) Pelo princípio da abstração, os direitos decorrentes do título de crédito não se vinculam ao negócio que deu lugar ao seu nascimento, independentemente de sua circulação;
 C) Pelo princípio da autonomia, o cumprimento da obrigação assumida por alguém no título não está vinculado a outra obrigação, a menos que o título tenha circulado. 
D) Pelo princípio da autonomia, vale nos títulos somente o que neles está escrito.

Outros materiais