Buscar

Platino e a verdade sobre a Beleza

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Capítulo: 5
Título: Platino e a verdade sobre a Beleza
Autor: Ariano Suassuna
Referência Bibliográfica
SUASSUNA, Ariano. Iniciação à estética. 9° ed. - Rio de Janeiro: José Olympio, 2008.
Palavras Chaves: Platônico, Beleza, Aristóteles, Logos VI, Artes Visuais, Kant, Belo
Tema: A essência da Beleza no ponto de vista de Plotino.
Tese de oração
Partindo do ponto de vista de Plotino, a Beleza não se baseia só na delimitação da harmonia nas partes de um todo, mas à defini como uma luz que dança sobre a harmonia, fazendo uma síntese entre a luz platônica e a harmonia aristotélica.
Estrutura Argumentativa
"Todo mundo, por assim dizer, afirma que a harmonia das partes entre si e em relação ao todo, acrescido de um bom toque de cor, constitui a Beleza para a vista. E, para os objetos da vista, assim como para todos os demais (objetos), a Beleza consiste em que sejam harmoniosos e proporcionais. De acordo com isso, só o composto, e não o simples, é que seria necessariamente belo (...) para essas pessoas, as cores belas, assim como a luz do Sol, sendo, como são, simples e não lhes vindo a Beleza de harmonia nenhuma (de partes), estariam excluídas da Beleza". (SUASSUNA, p. 59 e 60)
"Uma coisa material bela surge por participação numa ideia saída do divino", ou, como traduzem outros, "o corpo belo surge pela comunicação com um logos vindo dos deuses". (SUASSUNA, p. 61)
"A Beleza é os seres em máximo de ser". (SUASSUNA, p.68)
"domínio da forma sobre o obscuro da matéria". (SUASSUNA, p. 68)
Sinopse
Em geral, Suassuna não aceita a critica que Plotino faz a Aristóteles, mesmo considerando "Logos VI" da Enéada I como um texto esteticamente mais sugestivos que já fora escrito. Em sua concepção da Beleza do simples, não há para o homem nada que seja esteticamente apreciável como "simples", isto é, como puro e uno. Então ele cita que um azul ou um vermelho puro são belos, mas, ao dizer isso, estamos com a memória povoadas de outras cores. Dizemos que o azul do céu, num dia de verão, é belo, mas, ao dizermos isso, ele está sendo comparado com outros céus, vistos noutros dia. Ou seja, estamos sempre comparando uma coisa com outra.
Plotino também diz que ao ouvimos uma música, não é somente o todo da sonata ou da sinfonia que nos agrada, mas sim, cada som isolado.
Suassuana nos reforma o quanto Plotino é influenciado por Platão, pois é evidente em cada obra-prima do autor. E o caráter de êxtase e arrebatamento místico ligado à Beleza, que está tão presente em Platão. aparece por muitas vezes nas palavras de Plotino.

Outros materiais