Buscar

Pâncreas anatomia do abdome

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Milena Araujo – XLIX 
Pâncreas 
O pâncreas estende-se do duodeno ao baco, nas proximidades da parede abdominal posterior. É uma glândula mista com secreção exócrina que auxilia na digestão e a endócrina que excreta insulina e o glucagon. Tem forma prismática e é descrito com três formas: cabeça, corpo, cauda. A junção da cabeça com o corpo é o colo do pâncreas. 
A cabeça é envolvida pela concavidade do duodeno, origina o processo uncinado, um prolongamento da parte inferior e esquerda da cabeça. Atrás doa vasos mesentéricos superiores formando a incisura pancreática, que é um entalhe para a veia mesentérica superior, situando ao rim esquerdo. Neste ponto, a cauda curva-se anteriormente e fica contida no ligamento esplenorrenal, terminando no nível do hilo do baço. 
Cabeça e corpo são retroperitoneais e a sua superfície relaciona-se com o ducto colédoco e com a veia cava inferior; o colo tem relação com a origem da veia porta. O corpo do pâncreas relaciona-se com a aorta, a glândula suprarrenal, a veia renal e o rim esquerdos. A artéria esplênica e a veia esplênica junto da margem superior do corpo do pâncreas.
 A cauda do pâncreas não é retroperitoneal e está incluída no ligamento esplenorrenal. O mesocolo transverso fixa-se horizontalmente ao longo da margem anterior do pâncreas. Superiormente a esta margem o pâncreas é revestido pelo peritônio da parede posterior da bolsa omental. Inferiormente ao mesocolo está relacionada a cavidade peritoneal, intestino delgado e mesocolo transverso. 
A posição topográfica do pâncreas é profunda está atrás do estômago. 
O ducto pancreático principal origina-se na cauda do pâncreas e segue em direção a cabeça, recebendo durante o seu trajeto os ductos interlobulares. No nível da cabeça, curva-se e une com o ducto colédoco. 
A parte superior da cabeça é drenada para o ducto pancreático acessório que abre no duodeno, na papila menor do duodeno. 
Vasos e nervos 
O pâncreas é irrigado pelas artérias pancreáticoduodenais e ramos da artéria esplênica. As artérias pancreáticoduodenais formam dupla arcada que envolve a cabeça do pâncreas: a arcada anterossuperiora e anteroinferior. A arcada posterior é formada pelas artérias pancreáticoduodenais pósterossuperior e pósteroinferior, a artéria gastroduodenal origina as artérias pancreaticoduodenais superiores (anterior e posterior). 
A artéria esplênica fornece ramos: artéria pancreática dorsal, artéria pancreática inferior, artéria pancreática magna e a artéria da cauda do pâncreas. 
As veias acompanham as artérias. 
Os vasos linfáticos podem drenar para os grupos: pilóricos, suprapancreáticos, gástricos e celíacos. 
A inervação parassimpática e simpáticas pelos plexos celíacos e mesentéricos superior. Há ainda inervação sensitiva por ramos dos nervos esplâncnicos.

Outros materiais