Buscar

CONTABILIDADE GERAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONTABILIDADE GERAL
De forma geral a contabilidade analisa, quantifica e apresenta em números os resultados obtidos no período de cada exercício da empresa. É utilizada em auditorias para verificar a veracidade dos números apresentados pela organização aos órgãos do governo responsáveis pelo recolhimento dos impostos, é utilizada pela empresa para controlar e conhecer sua situação financeira e até mesmo pelas pessoas físicas para controle de bens e insumos.
Algumas ferramentas de gerenciamento contábil ajudam o profissional da área a desenvolver seu trabalho com maior eficácia e de maneira “limpa”. Podemos citar como sendo as principais o DRE – Demonstrativo do Resultado do exercício, que expunha de maneira resumida e concreta o que foi investido, as perdas e o lucro; o Balanço Patrimonial, que se trata de um balancete onde pode-se saber sobre todos os bens e insumos que se possui; o Balancete Contábil mensal e anual, que mostra mensalmente e/ou anualmente o resultado das transações, investimentos, pagamentos, movimento bancário, despesas de pessoal, despesas de escritório e outras diversas e o IR – Imposto de Renda, que conforme o faturamento da empresa ou pessoa física, deve ser feito anualmente evitando assim futuros transtornos perante a Receita Federal.
No contexto empresarial a contabilidade geral mantém os negócios nos trilhos. O cuidado e controle nos lançamentos, fluxos e entrada e saídas da caixa e gastos diversos pode ser a diferença principal entre o sucesso e o fracasso de uma organização. Desta forma as empresas estão cada dia mais exigentes no que diz respeito a capacitação do profissional colaborador que fará parte integrante de seu quadro de funcionários. Torna-se imprescindível o conhecimento, ainda que básico das técnicas contábeis e de gestão contábil.
O conhecimento profundo por parte do profissional numa área tão concorrida e complexa faz com que o mesmo torne-se diferencial competitivo e agregue valor a marca à qual representa. Assim sendo a empresa passa a valorizar e investir no profissional e na área em questão trazendo novas políticas de desenvolvimento interno voltadas à capacitação e crescimento do colaborador já existente em sua equipe.
Em conseqüência o colaborador satisfeito com a valorização de seu trabalho rende mais e faz com que a empresa cresça e torne-se referencial no mercado atual, o que a torna marco por estar sendo este um mercado tão competitivo.

Outros materiais