Buscar

Relatório de experimento prático Biologia Celular I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (L)
ACADÊMICA: GABRIELA CARDOSO ANTUNES
DISCIPLINA: BIOLOGIA CELULAR I
PROFESSORA: MARTA VANISE BORDIGNON
Relatório de trabalho prático pedagógico
	No dia 4 de outubro de 2017, na Universidade de Passo Fundo (UPF), no Instituto de Ciências Biológicas, a turma de Licenciatura em Ciências Biológicas, nível I, sob a coordenação da professora Marta Vanise Bordignon, recebeu a proposta para a realização de uma experiência com ovos de codorna, a qual tinha por objetivo a observação e compreensão de como acontece o processo de osmose, aprofundando o conhecimento sobre a permeabilidade de membranas.
Os acadêmicos receberam orientações da professora para desenvolver a tarefa. No experimento foram utilizados 4 ovos de codorna, água filtrada, vinagre branco e açúcar.
O primeiro passo consistia em deixar os ovos em um recipiente, cobertos pelo vinagre, até que a casca calcária fosse removida (Nesse momento pôde-se observar uma efervescência ao redor dos ovos, pois o ácido do vinagre reagiu com o carbonato de cálcio presente na casca do ovo, que começou a liberar gás carbônico, dissolvendo-se).
Alguns minutos depois, a primeira camada começou a desprender-se do ovo e rapidamente toda ela já havia sido retirada. Durante o restante da noite o ovo ficou submerso no vinagre e ao amanhecer foi possível observar que a casca calcária estava totalmente solta, ficando apenas uma fina película (membrana).
Após a remoção da casca calcária, os ovos foram lavados em água corrente com muito cuidado, pois o interior do ovo ficou desprotegido, envolto apenas pela membrana. Em seguida, foram colocados dois ovos em um recipiente com água e açúcar (solução hipertônica), e os outros em um recipiente apenas com água (solução hipotônica).
Duas horas depois, observou-se que os ovos contidos na solução hipertônica flutuaram, pois, o meio estava mais concentrado que o ovo, ou seja, os ovos perderam água e murcharam. Já os ovos emersos na solução hipotônica ficaram mais consistentes, pois o ovo absorveu água, por ter uma densidade maior que a do meio.
A membrana que envolve o ovo é semipermeável, pois permite a passagem da água de uma solução mais diluída (meio hipotônico) para uma mais concentrada (meio hipertônico): esse processo de transferência da água através da membrana semipermeável é conhecido como osmose.

Outros materiais